IMSA: 35 carros na entry list de Road America

I
A Mazda terá 10 kg a mais de peso mínimo de acordo com o BoP para a etapa deste fim de semana em Road America (Foto: IMSA/Jake Galstad)

RIO DE JANEIRO  – Poucos dias antes da edição de 2021 das 24h de Le Mans, equipes da IMSA que estarão na França têm trabalho neste fim de semana: é que domingo acontece a disputa da 8ª etapa da temporada do Weathertech SportsCar Championship – a IMSA Road Race Showcase at Road America, no circuito de Elkhart Lake, no Wisconsin.

Após o evento isolado em Lime Rock para os modelos GT, essa será a quinta corrida do ano com todas as categorias presentes. Por isso o grid de 35 carros, divididos nas três subclasses de Esporte-Protótipos e as duas de Grã-Turismo.

Na DPi, com seis bólidos, os suspeitos de sempre. A única mudança em relação ao double-header de Glen, que teve duas corridas no exíguo espaço de pouco menos de uma semana, é que o Mazda RT24-P vai andar em Elkhart Lake com 920 kg de peso mínimo, além dos Cadillac DPi – um deles, dos brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr, vencedores da prova Sprint em Glen – com dois litros a mais no reservatório de gasolina, passando ao total de 72 litros.

No campeonato, os pilotos do #31 estão em 3º lugar com 1954 pontos, perseguindo Harry Tincknell/Oliver Jarvis em segundo com 1987 e os líderes Filipe Albuquerque e Ricky Taylor com 2068.

A classe LMP2 contará com quatro carros e alguns pilotos que estarão em La Sarthe: Gabriel Aubry, Ryan Dalziel, Dwight Merriman, Ben Keating e Mikkel Jensen. Na tabela de pontos, os pilotos da PR1/Mathiasen – que estará na França dentro de pouco mais de duas semanas – comandam a classificação. Essa categoria só teve três provas válidas pela temporada 2021 e Road America é a quarta. Por isso Keating e Jensen somam 1087 pontos apenas contra 1052 de Steven Thomas e Tristan Nunez e 964 de John Farano e Gabriel Aubry.

Novidades à vista na LMP3: dois times do IMSA Prototype Challenge, a Wulver e a JR III promovem suas estreias em Road America visando um ingresso a tempo inteiro na série em 2022. Outras equipes como a Sean Creech, por exemplo, deram no pé, o que é uma pena. São sete carros confirmados e o brasileiro Felipe Fraga tentará a quarta vitória seguida para ajudar o colega de pilotagem Gar Robinson, líder com 1468 pontos contra 1372 de Colin Braun/Jonathan Bennett e 1290 da dupla Jim Cox/Dylan Murry.

A GTLM vai com suas duas esquadras para Le Mans: imaginem o trabalhão que Corvette e Weathertech Racing terão em despachar caminhões, peças e carros para a França, a tempo de estar no fim de semana anterior das 24h e participar do Test Day do dia 15…

 Com cinco provas realizadas – em Mid-Ohio a GTLM não participou e em Detroit correu como ‘hors concours’ – com direito a pontos, Antonio Garcia e Jordan Taylor são os líderes somando 1852 pontos, enquanto os companheiros de equipe Tommy Milner e Nick Tandy têm 1661. Cooper MacNeil, que andou com diversos parceiros diferentes, é o 3º colocado com 1664. Nesse fim de semana quem estará com ele é Matt Campbell, que já competiu noutras três provas.

O plantel da GTD é o mais recheado com um total de 15 carros, devido a inclusão do Audi R8 LMS GT3 EVO da NTE Sports, de volta após uma ótima prova nas 6h de Watkins Glen, com Don Yount e JR Hildebrand. Serão oito as marcas representadas e o construtor de Ingolstadt não se limitará apenas à presença da CarBahn with Peregrine Racing e o duo Richard Heistand/Jeff Westphal.

Para essa prova, o BoP mostra que os Lexus RC-F da Vasser Sullivan ganham 10 kg em relação ao peso mínimo auferido em Lime Rock e o Aston Martin perde 5 kW de potência, algo em torno de 7 HP, o que será compensado com a mudança de pressão de turbo.

Reservatórios de combustível também serão mexidos na capacidade máxima: BMW e Audi perdem dois litros (108 para os bávaros, 100 para os quatrargólicos) e Aston Martin, um (103 para os britânicos).

Na tabela de pontos, Roman De Angelis e Ross Gunn defendem a liderança geral somando 1606 pontos, seguidos por Robby Foley/Bill Auberlen com 1578 e Bryan Sellers/Madison Snow, com 1536. Na Weathertech Sprint Cup, que já teve cumpridas quatro de um total de oito etapas, a dupla da The Heart of Racing alcança 1384 pontos contra 1219 de Frankie Montecalvo e 1206 de Aaron Telitz/Jack Hawksworth.

Ano passado, a vitória do evento de Road America foi do Acura Team Penske com Hélio Castroneves, que guiou de forma monumental naquela ocasião e Ricky Taylor, num dia em que inclusive choveu durante a disputa.

A corrida, com 2h40 de duração, começa às 15h40 pelo horário de Brasília.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames