IMSA: 35 carros na entry list de Road America

A Mazda terá 10 kg a mais de peso mínimo de acordo com o BoP para a etapa deste fim de semana em Road America (Foto: IMSA/Jake Galstad)

RIO DE JANEIRO  – Poucos dias antes da edição de 2021 das 24h de Le Mans, equipes da IMSA que estarão na França têm trabalho neste fim de semana: é que domingo acontece a disputa da 8ª etapa da temporada do Weathertech SportsCar Championship – a IMSA Road Race Showcase at Road America, no circuito de Elkhart Lake, no Wisconsin.

Após o evento isolado em Lime Rock para os modelos GT, essa será a quinta corrida do ano com todas as categorias presentes. Por isso o grid de 35 carros, divididos nas três subclasses de Esporte-Protótipos e as duas de Grã-Turismo.

Na DPi, com seis bólidos, os suspeitos de sempre. A única mudança em relação ao double-header de Glen, que teve duas corridas no exíguo espaço de pouco menos de uma semana, é que o Mazda RT24-P vai andar em Elkhart Lake com 920 kg de peso mínimo, além dos Cadillac DPi – um deles, dos brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr, vencedores da prova Sprint em Glen – com dois litros a mais no reservatório de gasolina, passando ao total de 72 litros.

No campeonato, os pilotos do #31 estão em 3º lugar com 1954 pontos, perseguindo Harry Tincknell/Oliver Jarvis em segundo com 1987 e os líderes Filipe Albuquerque e Ricky Taylor com 2068.

A classe LMP2 contará com quatro carros e alguns pilotos que estarão em La Sarthe: Gabriel Aubry, Ryan Dalziel, Dwight Merriman, Ben Keating e Mikkel Jensen. Na tabela de pontos, os pilotos da PR1/Mathiasen – que estará na França dentro de pouco mais de duas semanas – comandam a classificação. Essa categoria só teve três provas válidas pela temporada 2021 e Road America é a quarta. Por isso Keating e Jensen somam 1087 pontos apenas contra 1052 de Steven Thomas e Tristan Nunez e 964 de John Farano e Gabriel Aubry.

Novidades à vista na LMP3: dois times do IMSA Prototype Challenge, a Wulver e a JR III promovem suas estreias em Road America visando um ingresso a tempo inteiro na série em 2022. Outras equipes como a Sean Creech, por exemplo, deram no pé, o que é uma pena. São sete carros confirmados e o brasileiro Felipe Fraga tentará a quarta vitória seguida para ajudar o colega de pilotagem Gar Robinson, líder com 1468 pontos contra 1372 de Colin Braun/Jonathan Bennett e 1290 da dupla Jim Cox/Dylan Murry.

A GTLM vai com suas duas esquadras para Le Mans: imaginem o trabalhão que Corvette e Weathertech Racing terão em despachar caminhões, peças e carros para a França, a tempo de estar no fim de semana anterior das 24h e participar do Test Day do dia 15…

 Com cinco provas realizadas – em Mid-Ohio a GTLM não participou e em Detroit correu como ‘hors concours’ – com direito a pontos, Antonio Garcia e Jordan Taylor são os líderes somando 1852 pontos, enquanto os companheiros de equipe Tommy Milner e Nick Tandy têm 1661. Cooper MacNeil, que andou com diversos parceiros diferentes, é o 3º colocado com 1664. Nesse fim de semana quem estará com ele é Matt Campbell, que já competiu noutras três provas.

O plantel da GTD é o mais recheado com um total de 15 carros, devido a inclusão do Audi R8 LMS GT3 EVO da NTE Sports, de volta após uma ótima prova nas 6h de Watkins Glen, com Don Yount e JR Hildebrand. Serão oito as marcas representadas e o construtor de Ingolstadt não se limitará apenas à presença da CarBahn with Peregrine Racing e o duo Richard Heistand/Jeff Westphal.

Para essa prova, o BoP mostra que os Lexus RC-F da Vasser Sullivan ganham 10 kg em relação ao peso mínimo auferido em Lime Rock e o Aston Martin perde 5 kW de potência, algo em torno de 7 HP, o que será compensado com a mudança de pressão de turbo.

Reservatórios de combustível também serão mexidos na capacidade máxima: BMW e Audi perdem dois litros (108 para os bávaros, 100 para os quatrargólicos) e Aston Martin, um (103 para os britânicos).

Na tabela de pontos, Roman De Angelis e Ross Gunn defendem a liderança geral somando 1606 pontos, seguidos por Robby Foley/Bill Auberlen com 1578 e Bryan Sellers/Madison Snow, com 1536. Na Weathertech Sprint Cup, que já teve cumpridas quatro de um total de oito etapas, a dupla da The Heart of Racing alcança 1384 pontos contra 1219 de Frankie Montecalvo e 1206 de Aaron Telitz/Jack Hawksworth.

Ano passado, a vitória do evento de Road America foi do Acura Team Penske com Hélio Castroneves, que guiou de forma monumental naquela ocasião e Ricky Taylor, num dia em que inclusive choveu durante a disputa.

A corrida, com 2h40 de duração, começa às 15h40 pelo horário de Brasília.

Comentários