Redenção: Quintarelli e Matsuda ganham em Suzuka no Super GT

RIO DE JANEIRO – Após um início de campeonato cheio de percalços e apenas dois pontos somados nas três primeiras provas do Super GT, a dupla Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda experimentou a redenção na quarta etapa disputada neste fim de semana no circuito de Suzuka – que na verdade fora programada como a 3ª do calendário e depois adiada ante o surto de Covid-19 que voltou a assolar o Japão.

A dupla da equipe Motul Autech Nissan repetiu o feito do ano passado – com o #23, eles venceram as duas provas lá disputadas e dessa vez, com apenas 4 kg de lastro adicional por conta da baixa pontuação na tabela, conseguiram a primeira vitória no ano após 300 km de prova e 52 voltas.

A tática da equipe funcionou a contento desde o início, porque logo na sétima volta o Safety Car foi acionado em virtude do rompimento do sistema de freios – seguido de acidente – do Honda guiado por Takuya Izawa e Hiroki Otsu, da equipe de Satoru Nakajima. O período de neutralização foi longo o suficiente para a equipe pensar diferente das rivais, como a B-Max e a Kondo, que com os dois outros Nissan anteciparam seu pit stop e partiram para o chamado ‘undercut’.

Matsuda assumiu em 4º lugar e com os pneus em melhor estado e performance, ultrapassou os rivais. Primeiro, o carro de Ukyo Sasahara, em queda de rendimento de seus compostos Dunlop, velozes em classificação e ruins em ritmo de prova. Daí para superar os outros Nissans foi um passo rápido e o último superado foi o de Kohei Hirate. A vantagem na quadriculada foi superior a 10 segundos. 1-2-3 da Nissan nos 300 km de Suzuka, na pista da Honda, com o carro do Stanley Team Kunimitsu, atual campeão, chegando em quarto com Naoki Yamamoto e Tadasuke Makino. Esse resultado inclusive fez os dois assumirem liderança e vice-liderança da tabela com 40 e 37 pontos, respectivamente.

Yuhi Sekiguchi/Sho Tsuboi chegaram em 5º e foram a melhor dupla Toyota na disputa, com um quarto Nissan, o de Kazuki Hiramine/Nobuharu Matsushita, do Team Impul, fechando o top 6.

Na GT300, João Paulo de Oliveira e seu parceiro Kiyoto Fujinami defendiam a liderança na classificação após o revés de Twin Ring Motegi e acabaram num modesto 8º lugar na corrida. Pelo menos somaram mais três pontos na classificação e estão agora com 27 após quatro etapas.

A vitória foi do Toyota GT86 MC montado no chassis Dome construído a mando da GTA, organizadora do campeonato. A dupla do #244 da Takanoko-no-yu (olha, esse nome, visto ou falado rapidamente, é uma pegadinha daquelas!) guiado por Atsushi Miyake e Yuui Tsutsumi assume a liderança do campeonato com 34 pontos após a corrida.

Takashi Kogure e Yuya Motojima, com o carro ‘verdugo’ de Oliveira e Fujinami na corrida anterior chegaram em 2º na prova de Suzuka, com Nobu Taniguchi/Tatsuya Kataoka em 3º.

A próxima prova será em Sugo Sportsland, no dia 12 de setembro.

Comentários