Road To Le Mans: confirmados 46 carros para a preliminar das 24h

RIO DE JANEIRO – Válido como rodada dupla do Michelin Le Mans Cup, o evento do Road To Le Mans terá 46 carros na pista de La Sarthe este ano. A lista final para o principal evento suporte das 24h de Le Mans foi anunciada nesta sexta-feira, com a adesão de diversas equipes que não participam da competição.

Serão 35 os Esporte-Protótipos LMP3 na pista de mais de 13,6 km de extensão e onze modelos GT3, com a participação inclusa de cinco modelos diferentes – Porsche, Ferrari, Audi, Mercedes-AMG e Aston Martin. Pelo menos um piloto – Julien Andlauer – fará o Road To Le Mans e também as 24h no mesmo fim de semana.

Entre os nomes confirmados para andar de GT3, há o registro de Eddie Cheever III, filho do antigo piloto de Fórmula 1 e campeão da Indy 500 de 1998 Eddie Cheever Jr., além do veterano Andrea Montermini, hoje com 57 anos e há algum tempo longe de provas internacionais. Os dois estarão em duas das três inscrições da AF Corse.

Também o experiente Emmanuel Collard, sem chances de estar presente em sua 25ª 24h de Le Mans da carreira, vai competir com o compatriota Charles-Henri Samani na única Mercedes inscrita, pela Racetivity.

Em meio aos 70 pilotos que vão andar de LMP3, um brasileiro: Daniel Schneider estará na dupla com Andy Meyrick no #32 da United Autosports. O britânico é um dos poucos pilotos Gold (Ouro) aceitos no MLMC para este evento – além dele, a lista de entradas tem Jeroen Bleekemolen – que na etapa passada em Monza, teve Freddie Hunt, filho de James Hunt, como parceiro; Guy Smith e o experiente português Rui Águas.

De resto, alguns bons pilotos Silver (Prata) e os restantes, com licença Bronze. Muitos deles com o sonho de competir num dos templos sagrados do automobilismo mundial em todos os tempos.

Em relação às marcas homologadas, a Adess tem um solitário carro inscrito pela Revere Lifestyle para uma dupla de australianos, nove modelos Duqueine compõem o plantel e em esmagadora maioria – com 25 unidades – reina o modelo Ligier JS P320. A britânica Ginetta, o quarto construtor dentro do regulamento que entrou em vigor ano passado, não tem nenhum cliente na competição.

Como é um evento diferente dos demais do campeonato, o Road To Le Mans apresenta pontuação em escala menor: serão 15 pontos para o vencedor de cada prova com duração de 55 minutos, nove para o segundo colocado, sete para o terceiro e assim sucessivamente menos um ponto por posição até o 9º colocado e do décimo em diante, meio ponto. O pole position de cada classe também soma um ponto de bônus para o campeonato.

A primeira prova do quarto evento do campeonato será na quinta-feira, dia 19, às 19h30 locais – 14h30 de Brasília. No sábado, dia das 24h de Le Mans, acontece a segunda prova, com largada às 12h15, 7h15 de Brasília.

Comentários