WRC: e deu Neuville, finalmente, na Bélgica

Teve especial do Ypres Rally em Spa e Neuville foi o vencedor de sua prova caseira, pela primeira vez em 2021 no WRC

RIO DE JANEIRO – Com a demanda de 24h de Le Mans, este blog demora a registrar a 8ª etapa do Mundial de Rally (WRC) e seu relato, contando – finalmente! – a primeira e caseira vitória de Thierry Neuville e seu copiloto Martjin Wydaeghe na temporada 2021 e a segunda da Hyundai, já vitoriosa com o campeão de 2019 Ott Tänak no Rally do Ártico.

Foi um triunfo emocional da dupla – o primeiro para Wydaeghe como navegador no WRC – que concluiu a disputa com pouco mais de 30seg de frente para outro i20 WRC conduzido por Craig Breen e Paul Nagle – foi o segundo pódio consecutivo do irlandês em quatro eventos onde foi escalado por Andrea Adamo, o Team Principal do construtor sul-coreano.

Foram boas as chances da Hyundai em emplacar um 1-2-3 no Ypres Rally, porém Ott Tänak foi nocauteado por um furo de pneus e chegou apenas em sexto. Kalle Rovanpërä, quarto no campeonato, foi muito bem e subiu ao pódio sendo o melhor piloto Toyota, à frente de Elfyn Evans e do multicampeão Sébastien Ogier.

Mesmo com o pior resultado do ano exceto o Rally do Ártico, onde não pontuaram, Ogier e o copiloto Julien Ingrassia seguem com boa vantagem na tabela – 38 pontos para Evans/Martin e Neuville/Wydaeghe, que perdem o direito da vice-liderança por não terem posições de segundo lugar – só cinco terceiros. Evans alcançou três segundos lugares e soma uma vitória – igual Neuville.

O Rally da Bélgica foi mais um para a Ford deixar cair no esquecimento. Nenhum dos carros da M-Sport, que já iniciou os trabalhos de desenvolvimento do novo modelo Puma, dentro das regras que vão vigorar futuramente, terminou: Adrien Fourmaux e seu navegador Renaud Jamoul sofreram um fortíssimo acidente e os dois carros WRC2, com Teemu Suninen e Tom Kristensson se retiraram: o finlandês por problemas técnicos e o sueco, por acidente. Gus Greensmith ficou num desdentado 47º lugar.

Os abandonos e problemas promoveram Yohan Rossel e seu navegador Alexandre Coria ao 7º lugar geral e à vitória na subclasse WRC3, seguidos por Pieter Jan Michel Cracco num Skoda e Vincent Verscheuren, num Volkswagen. Fabian Kreim, que completou o top 10 com outro Polo GTI R5 não competiu por nenhuma subcategoria do Mundial.

A vitória no WRC2 foi de Jari Huttunen, num distantíssimo 19º posto geral. Na 9ª etapa, marcada para 9 a 12 do próximo mês na Grécia, o Rally do Acrópole, está prevista a participação do antigo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, com um carro do WRC3, em dupla com Gabriel Morales.

O resultado final do Ypres Rally:

1 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20) – 2h30’24″2
2 – Breen-Nagle (Hyundai i20) – 30″7
3 – Rovanpera-Halttunen (Toyota Yaris) – 43″1
4 – Evans-Martin (Toyota Yaris) – 49″6
5 – Ogier-Ingrassia (Toyota Yaris) – 55″8
6 – Tanak-Jarveoja (Hyundai i20) – 3’46″5
7 – Rossel-Coria (Citroen C3 WRC2) – 12’14″9
8 – Cracco-Vermeulen (Skoda Fabia WRC2) – 13’05″9
9 – Kreim-Christian (VW Polo WRC2) – 13’13″8
10 – Verschueren-Cuvelier (VW Polo WRC2) – 13’31″1

Classificação do WRC após a 8ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 162
2. Elfyn Evans e Thierry Neuville – 124
4. Kalle Rovanpërä – 99
5. Ott Tänak – 87
6. Takamoto Katsuta – 66
7. Craig Breen – 60
8. Gus Greensmith – 34
9. Dani Sordo – 31
10. Adrien Fourmaux – 30
11. Teemu Suninen – 17
12. Mads Østberg – 13
13. Yohan Rossel – 12
14. Jari Huttunen – 10
15. Andreas Mikkelsen – 8
16. Esapekka Lappi – 7
17. Oliver Solberg, Pierre-Louis Loubet e Onkar Rai – 6
20. Pepe López, Pieter Jan Michiel Cracco, Karan Patel e Aleksey Lukyanuk – 4
24. Jan Solans, Carl Tundo e Fabian Kreim – 2
27. Marco Bulacia Wilkinson, Nikolay Griyazin, Eric Camilli e Vincent Verscheuren – 1

Comentários