WTCR: Ehrlacher sai líder do Hungaroring

À frente do Cupra de Mikel Azcona na prova #1 no Hungaroring: liderança do WTCR está nas mãos do atual campeão, Yann Ehrlacher

RIO DE JANEIRO – Atual campeão do Mundial de Carros de Turismo (FIA WTCR), o francês Yann Ehrlacher assumiu a liderança da temporada de 2021 após a rodada da Hungria, disputada no último fim de semana em conjunto com o Pure ETCR, o campeonato de Carros Elétricos de Turismo, no Hungaroring.

O piloto da Lynk&Co. foi beneficiado pela punição aplicada ao argentino Néstor “Bebu” Girolami, que fora ao pódio com um dos Honda da equipe de René Münnich, mas acabou perdendo o posto por conta de um pênalti de cinco segundos que derrubou o sul-americano de 3º para 5º, na corrida ganha por outro representante do continente, o uruguaio Santi Urrutia, também da Lynk&Co.

“Bebu” cometeu a falta grave – na visão dos locais, claro, de tirar do caminho o ídolo magiar Norbi Michelisz, que chegou em 14º. Os comissários não gostaram do que viram e o penalizaram. Com o quarto lugar, Ehrlacher passou a 12 pontos na prova #2 e assim chegou a 103 no campeonato, dois adiante de Urrutia. O pódio já tinha Fréderic Vervisch como 2º colocado e passou a ter Mikel Azcona, da Cupra, como terceiro.

Na prova #1, o belga Gilles Magnus, com o Audi da Comtoyou, beneficiou-se da inversão dos 10 primeiros do Q2 e venceu pela primeira vez no ano. Aliás, registre-se que o FIA WTCR teve até agora oito pilotos diferentes vencendo as oito corridas realizadas.

Nessa corrida, Magnus teve Azcona e Ehrlacher a dividir o pódio com ele – aliás, o espanhol teve um ótimo fim de semana, porque também no Pure ETCR teve ótimas apresentações e o novo líder do campeonato está muito longe de ter que se queixar do resultado alcançado.

O resto do campeonato será todo realizado inclusive na Europa: a organização do WTCR não terá condição de levar a comitiva da série para fora do continente e as provas previstas para Inje na Coreia do Sul, Ningbo na China e também em Macau foram canceladas. Portanto, não haverá sequer o FIA GT World Cup e tampouco a prova de monopostos tradicional no circuito da Guia.

A próxima rodada será em Most, na República Tcheca, dia 10 de outubro.

Classificação do campeonato após quatro rodadas e oito corridas:

1. Yann Ehrlacher – 103 pontos
2. Santi Urrutia – 101
3. Jean-Karl Vernay – 87
4. Gilles Magnus – 84
5. Fréderic Vervisch – 82
6. Yvan Muller – 78
7. Thed Björk – 73
8. Mikel Azcona e Estebán Guerrieri – 72
10. Néstor Girolami – 67
11. Attila Tassi – 66
12. Tiago Monteiro – 65
13. Gabriele Tarquini – 62
14. Norbert Michelisz e Nathanël Berthon – 55
16. Luca Engstler – 45
17. Tom Coronel – 34
18. Rob Huff – 27
19. Jordi Gené – 5
20. Bence Boldizs – 3
21. Jessica Backman – 2
22. Andreas Backman – 1

Comentários