ELMS: 38 carros nas 4h de Spa-Francorchamps

A United Autosports segue na luta pelo bicampeonato da LMP2, mas o Team WRT chega à prova caseira como líder do campeonato

SÃO PAULO – A temporada 2021 do European Le Mans Series retoma seu curso após a realização das 24h de Le Mans: neste fim de semana será realizada a penúltima etapa da temporada, as 4h de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Um total de 38 carros foi confirmado para o evento. A lista inicial tinha uma inscrição a mais, só que a Graff Racing, que teria Vincent Capillaire junto a Arnaud e Maxime Robin numa inscrição da subclasse Pro-Am, decidiu se retirar. Sendo assim, o total fica em 13 protótipos LMP2, com dezesseis LMP3 e nove LMGTE.

Entre os carros da classe principal do ELMS, algumas mudanças significativas: a G-Drive confirmou que no #25 o espanhol Roberto Mehri será substituído por Gustavo Menezes junto a John Falb e Rui Andrade nas corridas finais. A Ultimate Racing vai apenas com Matthieu e Jean-Baptiste Lahaye para a corrida belga e Charles Milesi assume a vaga de Antonin Borga junto a Alexandre Coigny e Nico Lapierre, defendendo a Cool Racing.

Na LMP3, que responderá pela maioria do plantel com catorze protótipos Ligier e uma dupla oposição da Duqueine com a DKR Engineering e a Racing Experience (que corre com suporte do time de Kendy Janclaes), as novidades do fim de semana vêm da Inter Europol Competition, que traz para este evento o australiano Aidan Read e mais um sul-americano, o chileno Nicolás Pino.

Entre os nove LMGTE, as alterações em relação à etapa anterior em Monza são o retorno de Matt Griffin no #55 da Spirit of Race e a entrada de Sarah Bovy na Ferrari das “Iron Dames” em substituição à italiana Manuela Göstner. Também na Proton Competition haverá o retorno de Matt Campbell ao carro #77 junto a Christian Ried e Cooper MacNeil.

Na classificação do campeonato, o Team WRT lidera na LMP2 com Yifei Ye/Louis Déletraz/Robert Kubica somando 75 pontos contra 64 de Roman Rusinov/Nyck de Vries/Franco Colapinto e 57 de Jonathan Aberdein/Tom Gamble/Phil Hanson. Rui Andrade e John Falb são os líderes da subclasse Pro-Am.

Nicolas Maulini/Matt Bell/Nicklas Krütten lideram na LMP3 após quatro etapas: o trio da Cool Racing soma 80 pontos, treze a mais que Laurents Hörr, único da DKR Engineering que fez todas as provas da temporada. Ugo de Wilde e Martin Hippe estão em 3º lugar com 42.

A trinca formada por Rino Mastronardi/Miguel Molina/Matteo Cressoni comanda o campeonato da LMGTE somando 83 pontos contra 77 de Duncan Cameron e David Perel e 56 de François Perrodo/Manu Collard/Alessio Rovera.

O blog terá neste sábado o treino classificatório para as 4h de Spa-Francorchamps, a partir de 8 da manhã.

Comentários