ELMS, 4h de Spa-Francorchamps: pole da Cool Racing na Bélgica

SÃO PAULO – Após quase duas temporadas, a Cool Racing se coloca na linha de frente para um grid do European Le Mans Series. Em sessão interrompida por bandeira vermelha devido a uma batida, Charles Milesi, integrante do trio do Team WRT recém-coroado campeão das 24h de Le Mans na classe LMP2, foi o autor da pole para as 4h de Spa-Francorchamps em sua estreia pelo time de bandeira suíça.

Com o tempo de 2’04″384, ele superou em 0″132 o #22 da United Autosports, atual campeã da categoria e que teve Phil Hanson a bordo. Milesi fez também o melhor tempo entre os bólidos Pro-Am inscritos no evento (são apenas três neste fim de semana), devido às ausências do segundo carro da IDEC Sport – que teve dois Oreca destruídos em Le Mans – e também da DragonSpeed, bem como a Graff, que de última hora cancelou sua presença. A Ultimate Racing correrá apenas na Overall neste fim de semana.

Louis Déletraz qualificou o #41 do Team WRT, líder do campeonato, com o 3º posto do grid a pouco mais de três décimos de segundo da pole e somente 0″024 abaixo de Patrick Pilet a bordo do #28 da IDEC Sport. René Binder classificou o #30 da Duqueine com a quinta marca e Ferdinand Von Habsburg, outro do trio campeão em La Sarthe na LMP2, completou o top 6.

Vencedora em Monza, a Panis Racing ficou apenas na 10ª posição entre os 13 protótipos inscritos da divisão – o único que não fez tempo foi o #32 da United Autosports, justamente o carro que provocou uma bandeira vermelha, em razão de um acidente com Nico Jamin. O protótipo teve danos significativos do lado direito. A ver se poderá ser recuperado para o evento.

O treino classificatório teve outra situação de bandeira vermelha, provocada na classe LMP3, com o acidente de David Hauser, inscrito num dos dois protótipos Duqueine D30-M08 presentes em Spa-Francorchamps. O carro #12 da Racing Experience se chocou de traseira com uma barreira de pneus e acabou danificado. As barreiras de pneus precisaram ser reparadas e isso deixou o treino interrompido por alguns minutos.

Retomada a atividade de pista, Laurents Hörr não se vexou com o outro Duqueine e cravou todos os outros Ligier JS P320, fazendo a pole com o tempo de 2’11″580, sete décimos abaixo do belga Ugo de Wilde com o #13 da Inter Europol Competition. Wayne Boyd ficou com a terceira posição a bordo do #2 da United Autosports, seguido por David Droux (a Graff não correu na LMP2 mas levou seus LMP3 à Bélgica) e Malthe Jakobsen, este da RLR MSport.

Na LMGTE, onde a Ferrari das “Iron Dames” e o Porsche #77 tiveram seus tempos anulados por excesso do famigerado ‘track limits’, o outro carro do construtor de Weissach fez a pole numa ótima volta de Richard Lietz em 2’16″093, superando por 0″885 o carro de Miguel Molina, preparado pela Iron Lynx Racing. Lietz tem como parceiros o alemão Felipe Fernandez Laser e o ator germânico-irlandês Michael Fassbender.

Alessio Rovera levou a Ferrari #88 da AF Corse à terceira marca, seguido por mais um carro da Iron Lynx, este conduzido por Paolo Ruberti. A TF Sport fecha o top 5 da classe de Grã-Turismo com o único Aston Martin do lote.

A disputa das 4h de Spa-Francorchamps será neste domingo com transmissão a partir de 5h40 de Brasilia.

Comentários