ELMS, 4h de Spa-Francorchamps: pole da Cool Racing na Bélgica

E

SÃO PAULO – Após quase duas temporadas, a Cool Racing se coloca na linha de frente para um grid do European Le Mans Series. Em sessão interrompida por bandeira vermelha devido a uma batida, Charles Milesi, integrante do trio do Team WRT recém-coroado campeão das 24h de Le Mans na classe LMP2, foi o autor da pole para as 4h de Spa-Francorchamps em sua estreia pelo time de bandeira suíça.

Com o tempo de 2’04″384, ele superou em 0″132 o #22 da United Autosports, atual campeã da categoria e que teve Phil Hanson a bordo. Milesi fez também o melhor tempo entre os bólidos Pro-Am inscritos no evento (são apenas três neste fim de semana), devido às ausências do segundo carro da IDEC Sport – que teve dois Oreca destruídos em Le Mans – e também da DragonSpeed, bem como a Graff, que de última hora cancelou sua presença. A Ultimate Racing correrá apenas na Overall neste fim de semana.

Louis Déletraz qualificou o #41 do Team WRT, líder do campeonato, com o 3º posto do grid a pouco mais de três décimos de segundo da pole e somente 0″024 abaixo de Patrick Pilet a bordo do #28 da IDEC Sport. René Binder classificou o #30 da Duqueine com a quinta marca e Ferdinand Von Habsburg, outro do trio campeão em La Sarthe na LMP2, completou o top 6.

Vencedora em Monza, a Panis Racing ficou apenas na 10ª posição entre os 13 protótipos inscritos da divisão – o único que não fez tempo foi o #32 da United Autosports, justamente o carro que provocou uma bandeira vermelha, em razão de um acidente com Nico Jamin. O protótipo teve danos significativos do lado direito. A ver se poderá ser recuperado para o evento.

O treino classificatório teve outra situação de bandeira vermelha, provocada na classe LMP3, com o acidente de David Hauser, inscrito num dos dois protótipos Duqueine D30-M08 presentes em Spa-Francorchamps. O carro #12 da Racing Experience se chocou de traseira com uma barreira de pneus e acabou danificado. As barreiras de pneus precisaram ser reparadas e isso deixou o treino interrompido por alguns minutos.

Retomada a atividade de pista, Laurents Hörr não se vexou com o outro Duqueine e cravou todos os outros Ligier JS P320, fazendo a pole com o tempo de 2’11″580, sete décimos abaixo do belga Ugo de Wilde com o #13 da Inter Europol Competition. Wayne Boyd ficou com a terceira posição a bordo do #2 da United Autosports, seguido por David Droux (a Graff não correu na LMP2 mas levou seus LMP3 à Bélgica) e Malthe Jakobsen, este da RLR MSport.

Na LMGTE, onde a Ferrari das “Iron Dames” e o Porsche #77 tiveram seus tempos anulados por excesso do famigerado ‘track limits’, o outro carro do construtor de Weissach fez a pole numa ótima volta de Richard Lietz em 2’16″093, superando por 0″885 o carro de Miguel Molina, preparado pela Iron Lynx Racing. Lietz tem como parceiros o alemão Felipe Fernandez Laser e o ator germânico-irlandês Michael Fassbender.

Alessio Rovera levou a Ferrari #88 da AF Corse à terceira marca, seguido por mais um carro da Iron Lynx, este conduzido por Paolo Ruberti. A TF Sport fecha o top 5 da classe de Grã-Turismo com o único Aston Martin do lote.

A disputa das 4h de Spa-Francorchamps será neste domingo com transmissão a partir de 5h40 de Brasilia.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames