GT World Challenge Europe Endurance: 44 carros confirmados no Nürburgring

G

RIO DE JANEIRO – Neste fim de semana, o GT World Challenge Europe está de volta – mas com a série de Endurance, após a disputa das 24h de Spa-Francorchamps: domingo acontecem as 3h de Nürburgring, quarta prova do certame de provas longas, que será encerrado com os 1000 km de Barcelona, na Espanha.

Um total de 44 carros foi anunciado pelos organizadores para uma corrida que terá, entre as equipes, alguns desfalques por conta da coincidência de datas com outras competições. O DTM, por exemplo, ‘rouba’ do GTWC Europe alguns pilotos. E é por isso que Felipe Fraga, presente em Spa no carro #89 como piloto Mercedes-AMG, está de volta: o brasileiro de 26 anos guia o #88 dessa vez junto a Raffaele Marciello e Jules Gounon, em substituição a Dani Juncadella – sem dúvida, um trio com ótimas chances de vitória, diferente da corrida passada. Em Spa, Felipe chegou em 10º junto a Lucas Auer e Timur Boguslavskiy.

A equipe que chama a atenção para essa contenda nas montanhas alemãs do Eifel é a Iron Lynx, em alta após o pódio em Le Mans, a vitória nas 24h de Spa-Francorchamps e na berlinda com a notícia de que o time se junta à Prema para alinhar um Esporte-Protótipo em 2022 na classe LMP2 do FIA WEC.

O time terá no #51 o trio recém-coroado campeão na Bélgica e que deu à Casa de Maranello a primeira vitória em Spa nas 24h após 17 anos, e o #71 com Callum Ilott dividindo o cockpit com Alessio Rovera e Antonio Fuoco. É também uma semana bastante agitada para o britânico, recém-confirmado na Indy pela Juncos-Hollinger para o GP de Portland do próximo dia 12.

Além de Juncadella, outros seis pilotos não participarão da corrida deste domingo por conflitos com o DTM: os irmãos sul-africanos Kelvin e Sheldon Van der Linde, os alemães Timo Glock e Marco Wittmann, o monegasco Vincent Abril e o britânico Phillip Ellis.

Robin Frijns, campeão das 24h de Le Mans na LMP2 este ano, estará no #32 com Dries Vanthoor e Charles Weerts na vaga do líder do DTM, enquanto a Walkenhorst Motorsport chama para os lugares de Sheldon van der Linde, Glock e Wittmann os pilotos Jake Dennis, Nick Yelloly e Nicky Catsburg.

No Mercedes da Haupt ocupado por Abril estará Nico Bastian, que correria pela GetSpeed performance e agora fará companhia a Luca Stolz e Maro Engel no #4. O lugar de Bastian será do francês Jim Pla.

Já a Winward Racing, que se divide em duas frentes com DTM e GTWC Europe e sua estrutura, não definiu ainda quem estará no #57 junto a Russell Ward e Mikaël Grenier.

Outra substituição anunciada, mas forçosamente, é de Luca Ghiotto na vaga de Jack Aitken no Lamborghini da Emil Frey Racing – que terá de usar dois novos chassis na Alemanha, já que dois de seus Huracán foram inteiramente destruídos. Ghiotto foi confirmado no trio junto a Konsta Lappalainen e Arthur Rougier.

Ainda há outros nomes a confirmar – mais três, somente – nos times CMR (Silver Cup), AF Corse (Pro-AM) e Rinaldi Racing (Silver Cup). Na Ferrari #53, vão apenas dois pilotos: Matt Griffin e Duncan Cameron.

Após três etapas – e a vitória em Spa – o trio Pier Guidi/Nielsen/Ledogar chega nessa etapa como líder da série de Endurance com 71 pontos, seguidos por Weerts/Vanthoor/Van der Linde com 56 e Marciello/Juncadella/Gounon somando 36.

Na Silver Cup, Rolf Ineichen/Ricardo Feller/Alex Fontana, da Emil Frey Racing, lideram somando 60 pontos, contra 55 do vice-líder Patrick Kujala e 53 de Rik Breukers, Ricardo Sánchez e Ezequiel Pérez-Companc, que defendem a Madpanda Motorsport.

A liderança da Pro-Am é de Chris Froggatt e Eddie Cheever III, que têm 69 pontos enquanto Jonathan Hui soma 63 e o 3º lugar é de Alexander West e Chris Goodwin com 55. Aumentam as chances de Froggatt ganhar ‘solo’ o campeonato, porque o filho do antigo piloto de F1 e também campeão da Indy 500 Eddie Cheever Jr., será substituído este fim de semana por Rino Mastronardi no #93 da Sky Tempesta Racing.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames