IMSA: 26 carros em Laguna Seca

Ricky Taylor e Filipe Albuquerque chegam à 9ª etapa como líderes na DPi, mas com Pipo Derani e Felipe Nasr em seus calcanhares (Foto: IMSA/Reprodução)

RIO DE JANEIRO – Nono evento de um total de 12 previstos para a série este ano, o Hyundai Monterey Sports Car Championship vai agitar no fim de semana de 10 a 12 de setembro o circuito californiano de Laguna Seca (Weathertech Raceway), na região de Salinas, próxima a Carmel. Lembro do Luciano do Valle falando diversas vezes que Clint “Dirty Harry” Eastwood fora prefeito de Carmel…

Enfim, com quatro das cinco classes vigentes em disputa, o grid para a corrida com duração de 2h40min terá 26 carros. Serão os seis suspeitos de sempre na DPi, quatro protótipos LMP2, os três GTLM full season e 13 GTD, maioria do grid.

Na DPi, nenhuma mudança nos lineups titulares – e também não foi anunciado o BoP para esta etapa. Ricky Taylor e Filipe Albuquerque defendem a liderança, mas com as vitórias em sequência nas corridas de Watkins Glen e Elkhart Lake, a dupla Pipo Derani/Felipe Nasr, únicos brasileiros na pista já que a LMP3 não vai à Califórnia, está muito no páreo.

Restando três eventos – este de Laguna Seca, além de Long Beach e a Petit Le Mans, a diferença entre as duplas é de 41 pontos. Mas a batalha pelo título ainda tem mais uma parceria pretendente: a Mazda quer sair campeã em seu último ano na série e tem um trunfo em Oliver Jarvis/Harry Tincknell, que estão a dois pontos apenas de Nasr e Derani – portanto a 43 da dupla da Wayne Taylor Racing.

A LMP2 tem a presença do #18 da ERA Motorsport para Ryan Dalziel/Dwight Merriman, apesar de a equipe ter indicado que não voltaria para as corridas restantes – e na verdade para essa subdivisão só faltarão esta e a última de Road Atlanta. Mikkel Jensen e Ben Keating lideram a classificação com 1422 pontos, contra 1364 de Tristan Nunez/Steven Thomas e 1314 de John Farano/Gabriel Aubry – essas são as demais formações do grid em Laguna Seca.

Vencedor em Elkhart Lake na etapa passada, Cooper MacNeil volta a contar com Matt Campbell em busca de um terceiro e improvável triunfo contra os dois Corvettes – ambas as equipes retornam de Le Mans e os amarelos foram ao pódio com um 2º lugar na LMGTE-PRO. Aqui, o calendário é cheio: a GTLM ainda tem quatro provas por fazer e a dupla Antonio Garcia/Jordan Taylor é a líder com 2207 pontos.

Na GTD, que tem em relação à etapa anterior duas ausências – não vão o Mercedes-AMG da Gilbert Korthoff e nem o Audi R8 LMS da NTE Sports – o grid ganha mais um participante para as corridas finais, exceto Petit Le Mans: a The Heart of Racing, já de olho em 2022, alinha mais um Aston Martin. O carro #27 será conduzido por Ian James e pelo espanhol Alex Riberas, que retorna após um bom tempo fora das pistas.

A exemplo da GTLM, a GTD tem agenda cheia até o fim do ano e por isso a disputa da Califórnia é fundamental na luta pelo título. Robby Foley e Bill Auberlen lideram na geral com 1930 pontos, somente dezoito adiante de Ross Gunn e Roman de Angelis, do #23 da The Heart of Racing. Mesmo fora em duas provas, Zach Robichon e Laurens Vanthoor seguem no páreo e estão em 3º na classificação, com cem pontos menos que os líderes.

Na série Weathertech Sprint Cup, que tem ainda três eventos contando com este do dia 12, os papéis estão invertidos: Gunn e de Angelis lideram com 1690 pontos, contra 1488 de Foley/Auberlen e 1487 de três pilotos da Vasser Sullivan – Frankie Montecalvo, mais Aaron Telitz e Jack Hawksworth.

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