Para quem não viu: Formula Regional European Championship by Alpine, rodada do Red Bull Ring

RIO DE JANEIRO – Agora é a vez dos monopostos aqui no blog: vamos de Formula Regional European Championship by Alpine (FRECA), com a disputa da 7ª rodada dupla do campeonato de 2021, realizada em paralelo com International GT Open e EF Open no circuito austríaco do Red Bull Ring.

A corrida marcou inclusive o regresso do campeão de 2020 antes da fusão com a Fórmula Renault: sem chance na Fórmula 2 por falta de verba, Gianluca Petecof buscou abrigo para retornar às pistas este ano e ‘desenferrujar’, defendendo a escuderia KIC. Até que a qualificação para a prova #1 não foi ruim, com um 16º lugar do piloto, mas o saldo foi um abandono num grid que contou com a presença de 33 pilotos.

Dudu Barrichello largou em 25º e chegou em vigésimo-quarto, enquanto Gabriel Bortoleto finalmente voltou aos pontos após um ótimo quarto posto no grid: o piloto chegou em sétimo, melhor resultado dele até então.

Sensação no Endurance, o argentino Franco Colapinto – que não disputou a temporada inteira – venceu com o carro preparado pela MP Motorsport, seguido por Hadrien David (R-Ace) e Paul Aron, da Prema. Grégoire Saucy, com sete vitórias em 12 provas anteriormente disputadas, foi apenas o 5º colocado.

A corrida #2 foi marcada por um festival de penalidades que deixaria orgulhoso o diretor de provas da Fórmula 1 Michael Masi: ao todo foram quinze – quase metade do grid – pilotos punidos por excesso de track limits e pelo menos um, o italiano Andrea Rosso, levou o 2-hit combo de track limits + desrespeito às bandeiras amarelas.

Franco Colapinto foi um dos penalizados: venceria a segunda seguida no fim de semana e na temporada, mas levou um acréscimo de 10 segundos por excesso de track limits e assim Grégoire Saucy, com o carro da ART, faturou seu oitavo triunfo no campeonato, passando ao total de 224 pontos, enquanto o vice-lider Hadrien David tem 147 e Zane Maloney, de Barbados, soma 141.

A boa notícia é que Gabriel Bortoleto, que defende o time que leva o nome do bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso, herdou o 2º posto com a penalização a Colapinto – já teria sido o primeiro pódio e o melhor resultado do piloto na temporada, mas a situação ficou ainda melhor: ele chegou a 26 pontos, quebrou um jejum de 10 provas e ainda subiu para 15º na tabela.

A próxima rodada é já neste fim de semana no Circuito Ricardo Tormo, em paralelo com o encerramento do GT World Challenge Europe Sprint, na cidade espanhola de Valência.

Comentários