Para quem não viu: International GT Open 2021, rodada do Red Bull Ring

SÃO PAULO – Vamos agora ao International GT Open e sua 5ª rodada da temporada 2021, também realizada na Áustria, no Red Bull Ring. Grid com apenas 13 carros – e apesar do número reduzido, com algumas adesões positivas para o fim da temporada.

Uma delas foi a TF Sport, que fez a pole e venceu a prova #2 após o 2º lugar na primeira corrida, com a dupla Sam De Haan/Charlie Eastwood. Joe Osborne/Nick Moss alcançaram a pole position para a prova #1 da programação e a vitória naquela corrida foi de Michele Beretta e Frederik Schandorff, que reinam absolutos na liderança do campeonato.

A dupla da VSR alcançou a quarta vitória em quatro provas, abrindo agora 24 pontos de frente para Andy Soucek, que corria “em casa” – a equipe Lechner Racing é austríaca – e o Porsche que divide com Al Faisal Al Zoubair só terminou no top 10 no domingo, quando cruzaram em sétimo lugar.

Moss e Osborne venceram a prova #1 na subclasse Pro-Am, enquanto na segunda corrida a vitória nesta divisão foi de Nico Bastian e Florian Scholze, com o Mercedes-AMG da AKM Motorsport. A polonesa Olimp Racing, com um Mercedes-AMG Pro-Am e um Audi R8 LMS na classe Am, ganhou nesta última sem concorrentes diretos. Stanislaw Jedlinski e Krystian Korzeniowski apenas fizeram a parte que lhes cabia nessa rodada.

Faltando duas rodadas e quatro provas, Schandorff e Beretta são os líderes na geral com 114 pontos, seguidos por Soucek com 90 e por Baptiste Moulin/Yuki Nemoto, com 81. Na Pro-Am, Brendan Iribe e Ollie Millroy comandam a classificação somando 66 pontos contra 49 de Jens Reno-Möller/Niclas Paverud e 33 de Osborne/Moss.

Na Am, mesmo ausente na Áustria, Giuseppe Cipriani ainda lidera com 47 pontos, catorze à frente de Florian Scholze e Jens Liebhauser – só o primeiro competiu na 5ª rodada e em outra formação, noutra categoria.

A rodada que vem, em Monza, terá várias adesões. A Rinaldi Racing, que foi uma participante bastante ativa da série, alinha uma Ferrari para o chileno Benjamin Hites formar dupla com o campeão de 2016 Fabrizio Crestani. A Kessel Racing, outra equipe de muita tradição no GT Open, pretende retornar na prova italiana operando outras duas 488 GT3. Uma solo, para o estadunidense Michael Dinan, enquanto a outra terá um gentleman driver a confirmar para formar dupla com o piloto do Zimbábue Axcil Jefferies.

Ausente da categoria desde 2013, a Leipert Motorsport promete também um retorno na próxima rodada, com um Lamborghini Huracán a ser alinhado para Brendon Leitch, piloto da Nova Zelândia e Tyler Cooke, dos EUA. Por fim, a 2Seas Motorsport, organização britânico-barenita, deve competir com um Mercedes-AMG para Ethan Simioni ao lado do experiente Martin Kodric, que já esteve na categoria defendendo outras escuderias.

Comentários