Super GT: a volta do Team Impul ao topo do pódio

RIO DE JANEIRO – Surpresa das surpresas na 5ª etapa do Super GT realizada no último fim de semana no circuito Sugo Sportsland. Numa corrida difícil para as duplas da GT500 – não me recordo de ter visto tantos abandonos, aliás – foram seis, ao todo – ganhou o Team Impul, após cinco anos de jejum.

Desde a 4ª etapa de 2016, quando Hironobu Yasuda e o brasileiro João Paulo de Oliveira venceram em 7 de agosto no Fuji Speedway, que o time formado pela lenda Kazuyoshi Hoshino não via o Nissan azul do dorsal #12 receber a quadriculada na frente. Façanha conquistada após 83 voltas por Kazuki Hiramine e Nobuharu Matsushita, por quase nove segundos de frente sobre Naoki Yamamoto e Tadasuke Makino, da equipe atual campeã- a Stanley Team Kunimitsu.

A dupla vitoriosa em Sugo beneficiou-se não só do elevado número de abandonos como também da tabela de lastro adicional. Com poucos pontos somados até o evento, levaram somente 16 kg extras. A Drago Corse, por exemplo, tinha somente 4 kg de lastro no Honda de Hiroki Otsu e Takuya Izawa, mas só chegou em oitavo.

Vencedores no evento anterior em Suzuka, adiado por conta da alta dos casos de Covid-19 no Japão, Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda tiveram de usar o terceiro motor dentro da competição, quando o regulamento permite um limite de dois propulsores apenas. Assim, a dupla do #23 teve que pagar um pênalti compulsório na disputa e terminaram em 7º, apesar dos percalços, com tempos relativamente competitivos.

Na GT300, o Subaru BRZ de motor boxer preparado pela R&D Sport chegou ao topo do pódio com Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi derrotando o Honda da ARTA guiado por Shinichi Takagi/Ren Sato por pouco mais de onze segundos. Kiyoto Fujinami e o brasileiro João Paulo de Oliveira completaram o pódio, somando bons pontos – é que a vitória deixou Iguchi e Yamauchi na liderança da tabela com 39 pontos – mas o “Oribeira” e seu parceiro na equipe Realize Advan Kondo estão a um dos ponteiros do campeonato.

Naoki Yamamoto lidera sozinho na GT500 porque Tadasuke Makino estava infectado por Covid e não fez a primeira etapa. Eles estão separados por três pontos na tabela e os rivais mais próximos são Koudai Tsukakoshi e Bertrand Baguette, com 41.

A próxima etapa do campeonato será em Autopolis, no dia 24 de outubro.

Comentários