WRC: Rovanpërä ganha mais uma e Ogier amplia vantagem

RIO DE JANEIRO – Ausente do calendário do WRC desde 2012 – quando passou ao status de evento do European Championship Rally (ERC) e não realizado nos dois últimos anos, o Rally da Acrópole voltou a ser disputado este ano como a 9ª etapa da temporada do Mundial.

E num ano em que a Toyota vem dando as cartas, nada como o construtor japonês marcar seu primeiro triunfo no evento em mais de três décadas – a última vez fora em 1990 com a lenda Carlos Sainz e seu copiloto Luis Moya – com a parceria Kalle Rovanpërä/Jonne Halttunen. A dupla finlandesa dominou todo o evento que gravitou na região da Grécia Central, precisamente em Lamia.

Foram 292,15 km de trechos cronometrados e 15 especiais realizadas. A rigor, a dupla vencedora só não esteve à frente na geral após os dois primeiros trechos. Foram oito em que os finlandeses foram os mais rápidos, inclusive no Power Stage, a Tarzan 2. Na primeira passagem, com distância maior, também tinham feito o melhor tempo.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia foram à essa etapa pelos pontos e pela liderança do campeonato, sem correr grandes riscos. Até permitiram que Ott Tänak e Martin Jarvejoja, desesperados para mostrar serviço com a Hyundai, que nas oito provas anteriores vencera somente duas, assumissem o 2º lugar geral. Com a terceira colocação, chegaram a 180 pontos e têm cinquenta e quatro de avanço sobre Elfyn Evans e Scott Martin, também da Toyota – e que chegaram em 6º no Rally da Acrópole.

Com Candido Carrera em substituição a Borja Rozada, Dani Sordo obteve um ótimo 4º lugar em seu retorno ao calendário do WRC em que divide o terceiro i20 da Hyundai com Craig Breen, em revezamento. Sordo fez um bom trabalho e não foi sequer ameaçado por Gus Greensmith, quinto colocado com o melhor Ford.

Vencedor do Rally Yprés, na Bélgica, Thierry Neuville constituiu-se na decepção do fim de semana, com um modesto oitavo posto, atrás de outra inscrição da M-Sport Ford para Adrien Fourmaux – o belga chegou quase dois minutos depois do francês na soma de tempos.

No WRC2, o 9º lugar geral deu a vitória em dobradinha à equipe Toksport WRT e seus Skoda Fabia. Ganhou Andreas Mikkelsen, seguido do boliviano Marco Bulacia Wilkinson, que somou mais um pontinho na classificação do Mundial principal de pilotos. Na pontuação da subclasse, o nórdico lidera com 126 pontos contra 104 do sul-americano.

O polonês Kajetan Kajetanowicz fez as honras no WRC3 noutro Skoda Fabia, conseguindo reduzir a 15 pontos a vantagem que o separa do líder do Mundial, Yohan Rossel, que foi desclassificado do Rally da Acrópole por infração técnica. Chris Ingram foi o 2º colocado da divisão e Emil Lindholm chegou em terceiro. Paulo Nobre e Gabriel Morales terminaram a prova em sétimo na classe e 24º na geral, somando seis pontos na classificação do Mundial da série WRC3.

O fim de semana do Rally da Acrópole apresentou também mudanças no calendário para a reta final do Mundial. O Rally do Japão, que fecharia a temporada, foi definitivamente cancelado. Assim, aquele país não terá nenhum evento internacional de motorsport pelo segundo ano consecutivo. A solução será repetir o que foi feito ano passado – o ACI Rally Monza termina a temporada no fim de novembro. Antes, haverá o Rally da Finlândia (1º a 3 de outubro) e o Rally da Catalunha (14 a 17 de outubro).

Resultado final do Rally da Acrópole:

1 – Rovanpera-Halttunen (Toyota Yaris) – 3h28’24″6
2 – Tanak-Jarveoja (Hyundai i20) – 42″1
3 – Ogier-Ingrassia (Toyota Yaris) – 1’11″3
4 – Sordo-Carrera (Hyundai i20) – 3’01″0
5 – Greensmith-Patterson (Ford Fiesta) – 5’45″0
6 – Evans-Martin (Toyota Yaris) – 6’42″7
7 – Fourmaux-Jamoul (Ford Fiesta) – 6’54″4
8 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20) – 8’41″1
9 – Mikkelsen-Edmondson (Skoda Fabia WRC2) – 9’02″5
10 – Bulacia-Der Ohannesian (Skoda Fabia WRC2) – 9’19″2

Classificação do Mundial após a 9ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 180
2. Elfyn Evans – 136
3. Thierry Neuville – 130
4. Kalle Rovanpërä – 129
5. Ott Tänak – 106
6. Takamoto Katsuta – 66
7. Craig Breen – 60
8. Gus Greensmith – 44
9. Dani Sordo – 43
10. Adrien Fourmaux – 36
11. Teemu Suninen – 17
12. Mads Ostberg – 13
13. Yohann Rossel – 12
14. Jari Huttunen e Andreas Mikkelsen – 10
16. Esapekka Lappi – 7
17. Oliver Solberg, Onkar Rai e Pierre-Louis Loubet – 6
20. Pepe López, Karan Patel, Aleksey Luykanuk e Pieter Jan Michiel Cracco – 4
24. Jan Solans, Carl Tundo, Fabian Kreim e Marco Bulacia Wilkinson – 2
28. Nikolay Griyazin, Éric Camilli e Vincent Verschueren – 1

Comentários