8h de Indianápolis: pole para Ferrari e Ale Pier Guidi

RIO DE JANEIRO – A Ferrari, vencedora das 24h de Spa-Francorchamps em agosto e recém-campeã do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance com a equipe Iron Lynx, conquistou neste sábado a pole position para a disputa das 8h de Indianápolis, segunda etapa do Intercontinental GT Challenge e último evento do GT World Challenge America, que acontece neste domingo no Indianápolis Motor Speedway.

Com o carro #51 da AF Corse-Francorchamps Motors, o italiano Ale Pier Guidi, que terá como colegas de equipe Nicklas Nielsen e Côme Ledogar – os mesmos parceiros do triunfo na prova belga e também no título recém-conquistado no certame europeu de Endurance da SRO, marcou a pole no Shootout que reuniu os 15 mais rápidos no combinado da sessão classificatória.

O piloto fez a melhor volta em 1’33″456 e bateu por apenas 0″058 o Audi da Saintéloc Racing tripulado por Patric Niederhauser, que dividirá o carro #25 com os alemães Christopher Haase e Markus Winkelhock.

Defenestrado por apenas um milésimo da linha de frente e mais rápido na média de tempos que definiu o Pole Shootout, o Mercedes-AMG #99 da Craft-Bamboo guiado por Jules Gounon abre a segunda fila, enquanto Antonio Fuoco classificou a outra Ferrari da AF Corse em quarto.

Foram 13 dos 15 carros aptos a disputar a pole dentro da margem de um segundo, onde o pole da Silver Cup e mais rápido entre os inscritos do Fanatec GT World Challenge America foi o #33 da Winward Racing, com um bom trabalho de Marvin Dienst, classificando o carro que partilhará com Russell Ward e Phillip Ellis em sétimo. Ao todo, quatro marcas figuraram no top 10 – Ferrari, Audi, Mercedes-AMG e Porsche, graças à Wright Motorsports, nona no grid e segunda entre os carros do GTWC America.

O grid das 8h de Indianápolis, apesar de dois forfaits, ainda é bom: serão 39 carros na pista, sendo 26 modelos GT3 e treze GT4

A K-PAX Racing, dominante da competição local, não foi além do 11º e do 14º lugar com seus dois Lamborghini Huracán e ainda viu a SunEnergy1 Racing se colocar no top 10 e como pole da subclasse Pro-Am, graças a Mikaël Grenier, que terá a companhia de Martin Konrad e Kenny Habul na disputa.

Dos 26 carros GT3 que participaram das sessões oficiais – havia ainda a Turner Motorsport, que desistiu por conta de uma doença de Michael Dinan e faltou tempo ´hábil para se decidir por um terceiro piloto – o único carro da classe Am com Jean-Claude Saada/Conrad Grünewald/Mark Kvamme ficou com a vigésima-quinta posição. A Ian Lacy Racing desistiu da disputa apesar de constar da lista prévia de inscritos e o grid foi reduzido a 39 carros, mesmo assim sustentando o recorde de participantes das 8h de Indianápolis.

Na subclasse GT4, a Smooge Racing levou a pole com John Geesbreght/Kevin Conway/Jack Hawksworth a bordo do Toyota Supra GT4, com a média de 1’43″069, tendo superado o carro da GMG Racing para Jason Bell/Andrew Davis/Trent Hindman por meio segundo.

A disputa das 8h de Indianápolis terá início às 10h30 pelo horário de Brasília. As primeiras três horas valem como última etapa do GT World Challenge America, para o qual apenas dois dos carros do plantel, das equipes Rearden Racing e Zelus Motorsport vão participar nesse período. As demais ficam na pista até o final da competição do IGTC.

Comentários