8h de Indianápolis: pole para Ferrari e Ale Pier Guidi

8

RIO DE JANEIRO – A Ferrari, vencedora das 24h de Spa-Francorchamps em agosto e recém-campeã do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance com a equipe Iron Lynx, conquistou neste sábado a pole position para a disputa das 8h de Indianápolis, segunda etapa do Intercontinental GT Challenge e último evento do GT World Challenge America, que acontece neste domingo no Indianápolis Motor Speedway.

Com o carro #51 da AF Corse-Francorchamps Motors, o italiano Ale Pier Guidi, que terá como colegas de equipe Nicklas Nielsen e Côme Ledogar – os mesmos parceiros do triunfo na prova belga e também no título recém-conquistado no certame europeu de Endurance da SRO, marcou a pole no Shootout que reuniu os 15 mais rápidos no combinado da sessão classificatória.

O piloto fez a melhor volta em 1’33″456 e bateu por apenas 0″058 o Audi da Saintéloc Racing tripulado por Patric Niederhauser, que dividirá o carro #25 com os alemães Christopher Haase e Markus Winkelhock.

Defenestrado por apenas um milésimo da linha de frente e mais rápido na média de tempos que definiu o Pole Shootout, o Mercedes-AMG #99 da Craft-Bamboo guiado por Jules Gounon abre a segunda fila, enquanto Antonio Fuoco classificou a outra Ferrari da AF Corse em quarto.

Foram 13 dos 15 carros aptos a disputar a pole dentro da margem de um segundo, onde o pole da Silver Cup e mais rápido entre os inscritos do Fanatec GT World Challenge America foi o #33 da Winward Racing, com um bom trabalho de Marvin Dienst, classificando o carro que partilhará com Russell Ward e Phillip Ellis em sétimo. Ao todo, quatro marcas figuraram no top 10 – Ferrari, Audi, Mercedes-AMG e Porsche, graças à Wright Motorsports, nona no grid e segunda entre os carros do GTWC America.

O grid das 8h de Indianápolis, apesar de dois forfaits, ainda é bom: serão 39 carros na pista, sendo 26 modelos GT3 e treze GT4

A K-PAX Racing, dominante da competição local, não foi além do 11º e do 14º lugar com seus dois Lamborghini Huracán e ainda viu a SunEnergy1 Racing se colocar no top 10 e como pole da subclasse Pro-Am, graças a Mikaël Grenier, que terá a companhia de Martin Konrad e Kenny Habul na disputa.

Dos 26 carros GT3 que participaram das sessões oficiais – havia ainda a Turner Motorsport, que desistiu por conta de uma doença de Michael Dinan e faltou tempo ´hábil para se decidir por um terceiro piloto – o único carro da classe Am com Jean-Claude Saada/Conrad Grünewald/Mark Kvamme ficou com a vigésima-quinta posição. A Ian Lacy Racing desistiu da disputa apesar de constar da lista prévia de inscritos e o grid foi reduzido a 39 carros, mesmo assim sustentando o recorde de participantes das 8h de Indianápolis.

Na subclasse GT4, a Smooge Racing levou a pole com John Geesbreght/Kevin Conway/Jack Hawksworth a bordo do Toyota Supra GT4, com a média de 1’43″069, tendo superado o carro da GMG Racing para Jason Bell/Andrew Davis/Trent Hindman por meio segundo.

A disputa das 8h de Indianápolis terá início às 10h30 pelo horário de Brasília. As primeiras três horas valem como última etapa do GT World Challenge America, para o qual apenas dois dos carros do plantel, das equipes Rearden Racing e Zelus Motorsport vão participar nesse período. As demais ficam na pista até o final da competição do IGTC.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames