ELMS, 4h de Portimão: pole position da final é da Cool Racing

E

RIO DE JANEIRO – No último treino classificatório de 2021, a Cool Racing repetiu a dose da etapa de Spa-Francorchamps e levou sua segunda pole position consecutiva no European Le Mans Series. Charles Milesi – que dividirá a pilotagem com Nico Lapierre e Alexandre Coigny – foi o mais rápido na definição do grid para as 4h de Portimão, que se disputam neste domingo no Autódromo Internacional do Algarve.

O jovem francês, campeão das 24h de Le Mans este ano na classe LMP2, fez a volta mais rápida em 1’30″877 e bateu por 0″177 o surpreendente #24 da Algarve Pro Racing – equipe da casa dirigida por britânicos. Ferdinand Von Habsburg assegurou um lugar na primeira fila e Nyck de Vries, com um outro carro assistido pela Algarve, mas nas cores da G-Drive Racing, ficou com o 3º lugar. O time briga com a Panis Racing e a United Autosports pelo vice e por uma vaga direta para Le Mans 2022.

Nico Jamin levou o outro carro da United – o #32, que não está na batalha pelo vice – ao quarto tempo, seguido pelo Team WRT, já campeão antecipado, com Louis Déletraz.

Os sete primeiros do plantel de 14 carros inscritos para as 4h de Portimão ficaram dentro do mesmo segundo. Mas dois deles não marcaram tempo: a Graff Racing falhou em conseguir uma volta rápida e o Racing Team Turkey, por consequência de um acidente no FP2 que danificou o carro, não conseguiu fazer os reparos para poder tomar parte da sessão de classificação.

Na LMP3, Wayne Boyd deu a pole à United Autosports num treino muito disputado. Com 1’36″273, o britânico bateu o belga Ugo de Wilde, da Inter Europol Competition, por apenas cinquenta e nove milésimos de segundo. Foi a primeira pole da classe em 2021 que não de um carro da DKR Engineering ou da Cool Racing, que batalham pelo título.

Aliás, vantagem no grid para o time de Luxemburgo sobre a rival helvética, pois Laurents Hörr foi o terceiro mais veloz do treino e divide a segunda fila com o veloz Fabien Lavergne, campeão da LMGTE em 2019 do ELMS com a Luzich Racing, que classificou o carro #5 da MV2S.

Ross Gunn fez a última pole do ano na LMGTE e assim a TF Sport torna-se a única equipe a registrar mais de uma presença na posição de honra da classe em 2021 – a primeira fora em Paul Ricard. O britânico andou em 1’39″209 e registrou a maior diferença no grid em todas as divisões – quase meio segundo abaixo do Porsche #77 guiado por Gimmi Bruni.

Num último esforço, Alessio Rovera colocou a Ferrari #88 da AF Corse em 3º lugar, seguido por Richard Lietz no segundo Porsche inscrito e Rahel Frey ficou com o quinto lugar. A Ferrari #80 da Iron Lynx, que lidera o campeonato, larga em sétimo entre os 10 inscritos.

A transmissão para as 4h de Portimão começa a partir de 8h40 de Brasília e terá registro ao vivo e na íntegra aqui no blog A Mil Por Hora.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames