ELMS fecha temporada com 41 carros nas 4h de Portimão

E

RIO DE JANEIRO – A última etapa do European Le Mans Series 2021 será no próximo fim de semana com a disputa das 4h de Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve. A LMP2 já teve o título definido em favor de Robert Kubica/Louis Déletraz/Yifei Ye, mas as demais divisões, não. Então a corrida final segue com caráter decisivo e importante pelo menos na LMP3 e LMGTE.

A organização da competição divulgou a lista provisória de entradas e a previsão é de 41 carros participando. Um total de 14 inscrições na LMP2, dezessete na LMP3 e a dezena restante de modelos Grã-Turismo.

A LMP2 ainda oferta uma vaga direta para as 24h de Le Mans do próximo ano – o Team WRT, campeão antecipado com o triunfo em Spa-Francorchamps, já se garantiu com dois carros, uma vez que venceu a prova este ano em seu debute na clássica corrida de Endurance. Quatro escuderias estão na briga.

Com 64 pontos, a tripulação do Aurus 01 #26 da G-Drive Racing chega a Portugal com vantagem e a equipe tem seu ‘running’ administrado pela Algarve Pro Racing, uma estrutura anglo-portuguesa sediada em Albufeira e tocada por dois britânicos: Samantha e Stewart Cox.

Logo atrás, está a Panis Racing, vencedora em Monza com o trio Julien Canal/James Allen/Will Stevens, somando 62,5 pontos e a outrora campeã United Autosports na cola, com 61 pontos do trio do #22 formado por Jonathan Aberdein/Phil Hanson/Tom Gamble. Correndo por fora, a Duqueine Engineering depende de uma combinação de resultados – mas os 52 pontos somados por Tristan Gommendy/René Binder/Memo Rojas Jr. ainda os deixam sonhar com a vaga direta.

A exceção na lista de inscritos em relação à etapa anterior é o retorno da Graff Racing com Maxime e Arnold Robin, mais Vincent Capillaire, aumentando para cinco o total de tripulações Pro-Am – a IDEC Sport e a DragonSpeed renunciaram mais uma vez a participação de ambas na última etapa, assim como em Spa. Nesta subclasse, Rui Andrade e John Falb terão de novo a companhia do anglo-brasileiro Gustavo Menezes – e tanto o angolano quanto o estadunidense só precisam de dois pontos para levar o título de 2021.

Outra novidade para o fim de semana na LMP2 é a participação do italiano Gianluca Giraudi no carro #29 da Ultimate Racing, em substituição a François Hériau. Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye competiram em dupla na Bélgica e desta vez estarão em trio.

Na subclasse LMP3, a disputa será entre a COOL Racing com o trio formado por Matt Bell/Nickas Krütten/Nicolas Maulini contra a DKR Engineering de Laurents Hörr, que correu com quatro pilotos diferentes nas cinco provas anteriores – mas nas duas últimas e na próxima, terá a companhia de Mathieu de Barbuat, com quem venceu na Itália e Bélgica.

A equipe do Grão-Ducado de Luxemburgo soma 93 pontos – cinco a menos que a organização suíça cujo chefe de equipe é o antigo piloto Iradj Alexander-David.

Entre as poucas mudanças em relação às 4h de Spa, está a participação de Adam Eteki no carro #13 da Inter Europol Competition junto a Martin Hippe e Ugo de Wilde, além da estreia de uma equipe tradicional das provas de Grã-Turismo: a Saintéloc Junior Team correrá com Fabien Michal, recém-coroado campeão Pro-Am do GT4 European Series na companhia do jovem e veloz Lucas Légeret.

A LMGTE registra a presença de uma sétima Ferrari 488 GTE, inscrita pela AF Corse no último evento do ano para o francês Franck Dezoteux fazer sua estreia no ELMS, além do sumido Pierre Ragues e do veloz Côme Ledogar, recém-campeão do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance e vencedor das 24h de Spa-Francorchamps.

No mais, será uma disputa de título com pouquíssimas chances para a Spirit of Race, 3ª colocada com 77 pontos, que deve assistir ao embate entre o #88 da AF Corse, vice-líder com 81 e a líder Iron Lynx do carro #80 guiado por Miguel Molina/Rino Mastronardi/Matteo Cressoni.

Outra novidade além da inscrição extra da AF Corse será a estreia de Shaun Thong, vindo de Hong Kong, para o lugar de Andrea Fontana na Ferrari #66 da JMW Motorsport. E no #77 da Proton Competition, com as cores da Weathertech Racing, Gianmaria Bruni fará sua quarta participação na temporada.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames