ELMS fecha temporada com 41 carros nas 4h de Portimão

RIO DE JANEIRO – A última etapa do European Le Mans Series 2021 será no próximo fim de semana com a disputa das 4h de Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve. A LMP2 já teve o título definido em favor de Robert Kubica/Louis Déletraz/Yifei Ye, mas as demais divisões, não. Então a corrida final segue com caráter decisivo e importante pelo menos na LMP3 e LMGTE.

A organização da competição divulgou a lista provisória de entradas e a previsão é de 41 carros participando. Um total de 14 inscrições na LMP2, dezessete na LMP3 e a dezena restante de modelos Grã-Turismo.

A LMP2 ainda oferta uma vaga direta para as 24h de Le Mans do próximo ano – o Team WRT, campeão antecipado com o triunfo em Spa-Francorchamps, já se garantiu com dois carros, uma vez que venceu a prova este ano em seu debute na clássica corrida de Endurance. Quatro escuderias estão na briga.

Com 64 pontos, a tripulação do Aurus 01 #26 da G-Drive Racing chega a Portugal com vantagem e a equipe tem seu ‘running’ administrado pela Algarve Pro Racing, uma estrutura anglo-portuguesa sediada em Albufeira e tocada por dois britânicos: Samantha e Stewart Cox.

Logo atrás, está a Panis Racing, vencedora em Monza com o trio Julien Canal/James Allen/Will Stevens, somando 62,5 pontos e a outrora campeã United Autosports na cola, com 61 pontos do trio do #22 formado por Jonathan Aberdein/Phil Hanson/Tom Gamble. Correndo por fora, a Duqueine Engineering depende de uma combinação de resultados – mas os 52 pontos somados por Tristan Gommendy/René Binder/Memo Rojas Jr. ainda os deixam sonhar com a vaga direta.

A exceção na lista de inscritos em relação à etapa anterior é o retorno da Graff Racing com Maxime e Arnold Robin, mais Vincent Capillaire, aumentando para cinco o total de tripulações Pro-Am – a IDEC Sport e a DragonSpeed renunciaram mais uma vez a participação de ambas na última etapa, assim como em Spa. Nesta subclasse, Rui Andrade e John Falb terão de novo a companhia do anglo-brasileiro Gustavo Menezes – e tanto o angolano quanto o estadunidense só precisam de dois pontos para levar o título de 2021.

Outra novidade para o fim de semana na LMP2 é a participação do italiano Gianluca Giraudi no carro #29 da Ultimate Racing, em substituição a François Hériau. Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye competiram em dupla na Bélgica e desta vez estarão em trio.

Na subclasse LMP3, a disputa será entre a COOL Racing com o trio formado por Matt Bell/Nickas Krütten/Nicolas Maulini contra a DKR Engineering de Laurents Hörr, que correu com quatro pilotos diferentes nas cinco provas anteriores – mas nas duas últimas e na próxima, terá a companhia de Mathieu de Barbuat, com quem venceu na Itália e Bélgica.

A equipe do Grão-Ducado de Luxemburgo soma 93 pontos – cinco a menos que a organização suíça cujo chefe de equipe é o antigo piloto Iradj Alexander-David.

Entre as poucas mudanças em relação às 4h de Spa, está a participação de Adam Eteki no carro #13 da Inter Europol Competition junto a Martin Hippe e Ugo de Wilde, além da estreia de uma equipe tradicional das provas de Grã-Turismo: a Saintéloc Junior Team correrá com Fabien Michal, recém-coroado campeão Pro-Am do GT4 European Series na companhia do jovem e veloz Lucas Légeret.

A LMGTE registra a presença de uma sétima Ferrari 488 GTE, inscrita pela AF Corse no último evento do ano para o francês Franck Dezoteux fazer sua estreia no ELMS, além do sumido Pierre Ragues e do veloz Côme Ledogar, recém-campeão do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance e vencedor das 24h de Spa-Francorchamps.

No mais, será uma disputa de título com pouquíssimas chances para a Spirit of Race, 3ª colocada com 77 pontos, que deve assistir ao embate entre o #88 da AF Corse, vice-líder com 81 e a líder Iron Lynx do carro #80 guiado por Miguel Molina/Rino Mastronardi/Matteo Cressoni.

Outra novidade além da inscrição extra da AF Corse será a estreia de Shaun Thong, vindo de Hong Kong, para o lugar de Andrea Fontana na Ferrari #66 da JMW Motorsport. E no #77 da Proton Competition, com as cores da Weathertech Racing, Gianmaria Bruni fará sua quarta participação na temporada.

Comentários