FIA WEC: Toyota assegura 1-2 no grid para as 6h do Bahrein

RIO DE JANEIRO – Favorita absoluta e invicta até o momento após quatro provas do Mundial de Endurance, a Toyota ‘copou’ a primeira fila para as 6h do Bahrein neste sábado, em Sakhir.

O ponto extra da pole position, quarta da marca na temporada, ficou com o #8 do trio Brendon Hartley/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima – com Hartley responsável pelas voltas de classificação e conseguindo o tempo de 1’47″049, quase quatro décimos melhor que o ‘pole man’ do carro #7, Kamui Kobayashi, que lidera o campeonato na parceria com Pechito López e Mike Conway.

André Negrão classificou o Alpine A480 LMP1 com a marca de 1’48″003, praticamente um segundo acima do pole – embora tenha feito uma volta melhor, ela foi deletada pela direção de prova por excesso do malfadado “Track Limits”, que atrapalhou muita gente no circuito barenita.

Na LMP2, o protótipo mais veloz da sessão foi o #28 do Team JOTA, que vem de uma boa performance em Le Mans. Tom Blomqvist deu à equipe o ponto extra da divisão com a marca de 1’49″885, pouco mais de um décimo abaixo que o tempo do português Filipe Albuquerque, da United Autosports USA.

Antônio Félix da Costa classificou o outro carro da JOTA em terceiro, seguido por dois inscritos da subdivisão LMP2 Pro-Am: o #70 da Realteam classificado por Loïc Duval e o #29 do holandês Renger Van der Zande, principal nome do Racing Team Nederland.

A Porsche fez a quarta pole em cinco provas – quarta pole de Kévin Estre, que classificou o #92 do construtor alemão com o tempo de 1’56″144, somente trinta e quatro milésimos melhor que o companheiro de equipe Gianmaria Bruni. Companheiro de Daniel Serra, Miguel Molina pôs a Ferrari #52 da AF Corse em terceiro, mas virando um segundo e um décimo acima da volta de Estre. O construtor italiano se queixa de um BoP ‘estranho’ divulgado de última hora antes das 6h do Bahrein e que prejudicou a F488 GTE, que vem de vitória em Le Mans sobre a rival.

Já na LMGTE-AM, Rino Mastronardi confirmou a velocidade mostrada nas sessões livres e levou o ponto extra para o #60 da Iron Lynx, classificando o carro com 1’58″687, seis décimos melhor que o Aston Martin de Paul Dalla Lana – o mesmo dos brasileiros Marcos Gomes e Augusto Farfus.

Egidio Perfetti fez a 3ª marca com o Porsche do Team Project 1, seguido por mais duas Ferrari – a #47 da Cetilar Racing com Roberto Lacorte e a #54 da AF Corse conduzida por Thomas Flöhr.

Comentários