FIA WTCR: vitórias de Girolami e Michelisz na Tchéquia

Campeão de 2019, Norbi Michelisz fez as pazes com a vitória, derrotando o pole Mikel Azcona na corrida #2 em Most, na Tchéquia. O francês Yann Ehrlacher, atual detentor do título, segue na liderança da competição

RIO DE JANEIRO – O FIA WTCR, que passará a ser disputado em sua totalidade em território europeu por conta da Pandemia do Covid-19 – isso sem contar que outras corridas como da Eslováquia caíram e o evento de Portugal passou do circuito urbano de Vila Real para o Autódromo do Estoril – segue rumo à reta final do campeonato 2021, que terá um total de oito rodadas duplas e 16 corridas. A previsão inicial seria de nove eventos e 18 etapas.

Enfim, a competição prosseguiu no último fim de semana com a 5ª rodada dupla disputada no Most Autodrom, na Tchéquia – ou República Tcheca, se preferirem. O plantel da competição perdeu dois carros: os irmãos Backman, Jessica e Andreas, que vinham em último na tabela de pontos com um 14º lugar de Jessica e um 15º de Andreas como melhor resultado, desistiram do campeonato. O grid teve 21 pilotos porque o local Petr Fulin, com sua própria escuderia, correu no status de wild-card como acontecera ao italiano Nicola Baldan na Hungria.

Na prova #1, com a inversão do grid entre os 10 primeiros do Q2, domínio dos sul-americanos: Néstor Girolami alcançou sua primeira vitória na temporada, seguido pelo compatriota Estebán Guerrieri – ambos defendem a Münnich Motorsport com o modelo Honda Civic. O pódio foi completado por Yann Ehrlacher, da Lynk&Co., seguido pelo companheiro de esquadra – e tio – Yvan Muller. Outro carro do construtor do grupo Geely chegou em 5º, com o sueco Thed Björk.

Norbert Michelisz, cujo único pódio fora na prova #2 em Portugal, apresentou armas e enfim venceu pela primeira vez neste ano. O campeão de 2019, contudo, segue fora do top 10 da classificação do campeonato. Pole position com seu Cupra, o espanhol Mikel Azcona repetiu mais uma vez – a terceira – seu melhor resultado do ano e chegou em 2º. Foi também o quarto pódio dele em dez provas realizadas no FIA WTCR.

Ehrlacher foi 4º atrás de Guerrieri e o francês segue no comando da classificação, com vantagem de 20 pontos (135 a 115), enquanto Azcona é o terceiro com 110 e o uruguaio Santi Urrutia, que só fez pontos na prova #1 na Tchéquia, é quarto com 108. Jean-Karl Vernay, que sofreu uma penalização na prova #2, fecha o top 5 da tabela com 102.

A prova de Pau será neste fim de semana – 16 e 17 de outubro.

Comentários