Para quem não viu: GT World Challenge Europe Endurance, 3h de Barcelona

RIO DE JANEIRO – Chega ao fim o Fanatec GT World Challenge Europe, com a etapa final de Endurance que, congregada com a série Sprint, completou o calendário de dez eventos organizados no território europeu pela SRO de Stéphane Ratel.

Se Charles Weerts e Dries Vanthoor, já eram consagrados campeões “Overall”, somando as duas séries, faltava definir os donos do cetro na temporada de Endurance. E a vitória das 24h de Spa-Francorchamps muito contribuiu para que Alessandro Pier Guidi/Nicklas Nielsen/Côme Ledogar conquistassem o troféu do certame de provas longas, defendendo a equipe italiana Iron Lynx e as cores da Ferrari.

Um 7º lugar nas 3h de Barcelona foi o bastante para a trinca do #51 levantar o cetro numa corrida dominada pelo Team AKKA-ASP, que soube gerenciar muito bem a degradação dos pneus numa pista abrasiva feito a da Catalunha. O trio Jules Gounon/Raffaele Marciello/Felipe Fraga riu por último no final do campeonato, completando a disputa com pouco mais de dois segundos sobre o Porsche da Dinamic guiado por Matteo Cairoli/Chris Engelhart/Klaus Bachler.

Aliás, essa trinca deveria estar correndo neste fim de semana nas 8h de Indianápolis, para a qual Fraga fora inscrito e confirmado. Mas de última hora o brasileiro não pode viajar por um suposto problema no visto de entrada dele no país e Dani Juncadella, que não correria nos EUA, foi recrutado para o lugar de Felipe. Uma pena.

Os campeões Weerts e Vanthoor tiveram a companhia luxuosa do piloto da Fórmula E Robin Frijns no último evento do ano em razão da coincidência de datas entre o GTWC Europe e o DTM, que fechou seu campeonato também no mesmo fim de semana. O trio da equipe WRT completou o pódio da etapa final.

A vitória da classe Silver Cup nas 3h de Barcelona foi de outro Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP, este guiado por Thomas Drouet/Simon Gachet/Konstantin Tereschenko, que fechou a disputa em 11º lugar na geral. Mas o título da temporada foi para as mãos do trio da Emil Frey Racing e o Lamborghini guiado por Ricardo Feller/Alex Fontana/Rolf Ineichen.

Mais um Mercedes-AMG venceu na Espanha, desta vez na Pro-Am e com a SPS Automotive Performance: o carro de Valentin Pierburg/Martin Konrad/Dominik Baumann triunfou na última disputa, que consagrou o britânico Chris Froggatt, da Sky Tempesta Racing, o novo campeão de Endurance nesta subdivisão.

O resultado da última etapa confirmou o título geral desta divisão para os portugueses Miguel Ramos e Henrique Chaves, que defenderam a Barwell Motorsport, enquanto Alex Fontana levou sozinho o título na Silver Cup, deixando Ricardo Feller como vice-campeão e Konstantin Tereschenko em 3º lugar na classificação.

Comentários