Parceria desfeita: Nasr sai da AX racing e Derani tem novo colega em 2022

A Petit Le Mans do próximo dia 13 será a última corrida de Felipe Nasr com o #31 da AX Racing. O piloto deixa a equipe e será substituído por Tristan Nunez em 2022

RIO DE JANEIRO – Notícia que agitou o Endurance na quinta-feira: Felipe Nasr está fora da AX Racing para a temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship. O piloto brasileiro de 29 anos será substituído por Tristan Nunez ao volante do Cadillac DPi-V.R com o dorsal #31 no último ano da classe DPi na série ianque.

Aumenta com isso a cortina de fumaça que aponta o fogo no horizonte: tudo indica que Felipe está de malas prontas para integrar o Team Penske no projeto Porsche LMDh em 2023 – Dane Cameron, atualmente na Meyer Shank Racing com o Acura DPi, também – e que o piloto brasileiro pode ser uma das opções para a alternativa que a equipe do Capitão Roger coloca em pauta para o próximo ano: como forma de conhecer novas pistas e coletar dados importantes, a escuderia – mesmo que o chassi do LMDh seja diferente (o Multimatic) e o powerplant também – planeja ingressar já no ano que vem no WEC com um Oreca 07 LMP2.

Dentro do regulamento esportivo, a equipe se socorreria de dois pilotos profissionais – e Nasr poderia ser um deles – e um piloto de graduação prata, bom o suficiente para manter a consistência e a constância de velocidade dentro da pista. A Penske nunca entra em campeonato nenhum para perder e mesmo que seja uma situação transitória com vistas a 2023, ela vai querer marcar seu nome na próxima temporada do Mundial, caso se confirme sua participação.

Um protótipo Oreca 07 foi testado no misto de Indianápolis e inclusive a equipe não descarta a possibilidade de inscrição na Petit Le Mans do próximo dia 13 como uma espécie de treino. Nasr cumpre naquela data seu último compromisso com a AX Racing e pode ser campeão: apenas 19 pontos separam ele e Pipo Derani de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, que lideram a classificação do campeonato.

Confirmado na AX Racing para sua quarta temporada no carro #31, Pipo Derani terá, como já dito parágrafos acima, um novo colega de equipe: o estadunidense Tristan Nunez, de 25 anos, volta à classe principal após a redução do programa Mazda DPi a um carro somente – aliás, a marca oriental deixa a IMSA no fim de 2021. Neste ano, o piloto nascido em Boca Raton, na Flórida, trabalha com a equipe WIN Autosport na subclasse LMP2.

Outra novidade, mas para a Petit Le Mans, é a inscrição de Hélio Castroneves no #60 da Meyer Shank Racing junto a Dane Cameron e Juan Pablo Montoya. Olivier Pla, que formava a dupla com Dane Cameron ao longo do campeonato, foi descartado para Road Atlanta por ‘falta de performance’. De fato, as apresentações do francês a bordo do Acura da MSR nas corridas de Laguna Seca e Long Beach deixaram muito a desejar.

Por falar na última etapa do campeonato, pelo menos três novas inscrições de protótipos LMP3 são conhecidas: a Wulver Motorsport e a FastMD Racing farão suas estreias no Weathertech SportsCar Championship e a WIN Autosport prevê regressar com seu Duqueine na Petit Le Mans.

Entre os GTD, a inglesa Inception Racing assegurou presença com um McLaren 720S para o evento final do campeonato e a Winward Racing, campeã da categoria nas 24h de Daytona neste ano, volta à categoria e prospecta uma participação em 2022 – ano em que a GTD terá equipes com suporte de fábrica (GTD Pro, substituindo a GTLM).

Comentários