Parceria desfeita: Nasr sai da AX racing e Derani tem novo colega em 2022

P
A Petit Le Mans do próximo dia 13 será a última corrida de Felipe Nasr com o #31 da AX Racing. O piloto deixa a equipe e será substituído por Tristan Nunez em 2022

RIO DE JANEIRO – Notícia que agitou o Endurance na quinta-feira: Felipe Nasr está fora da AX Racing para a temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship. O piloto brasileiro de 29 anos será substituído por Tristan Nunez ao volante do Cadillac DPi-V.R com o dorsal #31 no último ano da classe DPi na série ianque.

Aumenta com isso a cortina de fumaça que aponta o fogo no horizonte: tudo indica que Felipe está de malas prontas para integrar o Team Penske no projeto Porsche LMDh em 2023 – Dane Cameron, atualmente na Meyer Shank Racing com o Acura DPi, também – e que o piloto brasileiro pode ser uma das opções para a alternativa que a equipe do Capitão Roger coloca em pauta para o próximo ano: como forma de conhecer novas pistas e coletar dados importantes, a escuderia – mesmo que o chassi do LMDh seja diferente (o Multimatic) e o powerplant também – planeja ingressar já no ano que vem no WEC com um Oreca 07 LMP2.

Dentro do regulamento esportivo, a equipe se socorreria de dois pilotos profissionais – e Nasr poderia ser um deles – e um piloto de graduação prata, bom o suficiente para manter a consistência e a constância de velocidade dentro da pista. A Penske nunca entra em campeonato nenhum para perder e mesmo que seja uma situação transitória com vistas a 2023, ela vai querer marcar seu nome na próxima temporada do Mundial, caso se confirme sua participação.

Um protótipo Oreca 07 foi testado no misto de Indianápolis e inclusive a equipe não descarta a possibilidade de inscrição na Petit Le Mans do próximo dia 13 como uma espécie de treino. Nasr cumpre naquela data seu último compromisso com a AX Racing e pode ser campeão: apenas 19 pontos separam ele e Pipo Derani de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, que lideram a classificação do campeonato.

Confirmado na AX Racing para sua quarta temporada no carro #31, Pipo Derani terá, como já dito parágrafos acima, um novo colega de equipe: o estadunidense Tristan Nunez, de 25 anos, volta à classe principal após a redução do programa Mazda DPi a um carro somente – aliás, a marca oriental deixa a IMSA no fim de 2021. Neste ano, o piloto nascido em Boca Raton, na Flórida, trabalha com a equipe WIN Autosport na subclasse LMP2.

Outra novidade, mas para a Petit Le Mans, é a inscrição de Hélio Castroneves no #60 da Meyer Shank Racing junto a Dane Cameron e Juan Pablo Montoya. Olivier Pla, que formava a dupla com Dane Cameron ao longo do campeonato, foi descartado para Road Atlanta por ‘falta de performance’. De fato, as apresentações do francês a bordo do Acura da MSR nas corridas de Laguna Seca e Long Beach deixaram muito a desejar.

Por falar na última etapa do campeonato, pelo menos três novas inscrições de protótipos LMP3 são conhecidas: a Wulver Motorsport e a FastMD Racing farão suas estreias no Weathertech SportsCar Championship e a WIN Autosport prevê regressar com seu Duqueine na Petit Le Mans.

Entre os GTD, a inglesa Inception Racing assegurou presença com um McLaren 720S para o evento final do campeonato e a Winward Racing, campeã da categoria nas 24h de Daytona neste ano, volta à categoria e prospecta uma participação em 2022 – ano em que a GTD terá equipes com suporte de fábrica (GTD Pro, substituindo a GTLM).

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames