Recorde de inscritos para as 8h de Indianápolis: 41 carros na segunda etapa do IGTC

Foram 22 carros no grid das 8h de Indianápolis ano passado e em 2021 será praticamente o dobro: o evento encerra também o GT World Challenge America

RIO DE JANEIRO – Marcada para o próximo dia 17, a 2ª etapa do Intercontinental GT Challenge 2021 registra número recorde de inscritos para a disputa das 8h de Indianápolis, que encerram também o campeonato do Fanatec GT World Challenge America – onde equipes têm a prerrogativa de encerrar sua participação com apenas três horas e somente duas, felizmente, o farão.

O deslumbrante total de 41 carros na lista de entradas oficialmente anunciada nesta sexta-feira contempla 28 carros GT3 e treze GT4, sendo que desse total são 17 carros concorrendo pelos pontos do IGTC, cuja última de um total de três provas apenas, uma vez que os eventos de Bathurst e Suzuka forçosamente foram cancelados em razão do Covid-19, será as 9h de Kyalami, na África do Sul. Em tese: a SRO está monitorando a situação e deve trazer em breve um parecer a respeito da realização ou não da disputa, com a substitução às pressas por outra praça.

Somente os carros das equipes Zelus Motorsport, para Madison Snow e Jason Harward, além da Rearden Racing com Vesko Kozarov e Jeff Burton, optaram por correr com dois pilotos e somente a primeira fase da disputa. Os competidores do GTWC America que passarem de três horas de prova automaticamente vão concorrer à classificação overall das 8h de Indianápolis, independente da posição que ocuparem até quando terminar de forma oficial o campeonato dos EUA.

Dentre os demais 26 carros GT3 inscritos, onze vão na Overall, nove na Pro-Am, cinco na Silver Cup e uma solitária inscrição na Am – é o carro dos já campeões Jean-Claude Saada e Conrad Grünewald, aos quais se juntará Mark Kvamme em Indianápolis.

Além dos times locais, as 8h de Indianápolis registram a presença da EBM Giga Racing com um Porsche, a Saintéloc Racing com dois Audi R8 LMS GT3, o Audi Sport Team WRT com mais dois veículos representando a marca de Ingolstadt, duas Ferrari da AF Corse em associação à Francorchamps Motors, a britânica Inception Racing com um McLaren e duas Mercedes-AMG inscritas pela francesa AKKA-ASP (Felipe Fraga é o único brasileiro confirmado no evento) e pela Craft-Bamboo, de Hong Kong.

A notar que além dos carros frequentes do GTWC America, haverá ainda dois outros times com base nos EUA na competição dos GT3: a Crucial Motorsports com um modelo McLaren e a SunEnergy1 do australiano Kenny Habul, há anos radicado nos Estados Unidos e que reaparece após algumas participações na IMSA este ano.

Entre os 13 modelos GT4, de cinco construtores diferentes – Porsche, Aston Martin, BMW, Toyota e Audi – muitos nomes conhecidos na lista de entradas: Trent Hindman (GMG Racing), Pippa Mann (NOLASport with OGH), Spencer Pumpelly (TRG), Bill Auberlen (Bimmerworld), os irmãos Jeroen e Sebastiaan Bleekemolen (Black Swan Racing), Jack Hawksworth (Smooge Racing), Conor Daly (Random Vandals) e Guy Cosmo (Stephen Cameron Racing).

A entry list deveria ter mais carros, mas a FFF Racing Team desistiu de embarcar pelo menos um Lamborghini Huracán para os EUA e, anteriormente anunciado, Colton Herta declinou de sua participação com a Random Vandals, sendo substituído pelo filho do antigo piloto de F1 e Indy Derek Daly, Conor Daly.

Comentários