Super Formula: Nojiri, o novo campeão

RIO DE JANEIRO – Tomoki Noijiri é o novo – e antecipado – campeão da Super Formula no Japão. Com o 5º lugar alcançado na sexta e penúltima etapa disputada com pista úmida – e depois seca –  no último domingo no circuito de Twin Ring Motegi – mesma pista da corrida anterior em agosto, o piloto do Team Mugen chegou a 80 pontos somados e não pode ser mais alcançado por nenhum adversário – já que o máximo de pontos ofertados pela série por etapa é de 23 – vinte pela vitória, mais três extras pela conquista da pole position.

A vitória da 6ª etapa ficou com o companheiro de equipe Hiroki Otsu que, assim como Nojiri fizera na corrida anterior e na abertura do campeonato em Fuji, fez os pontos máximos do fim de semana. Sena Sakaguchi chegou em 2º lugar e Tadasuke Makino fechou o pódio.

O quarto lugar em Motegi não foi suficiente para Yuhi Sekiguchi: o piloto da Impul tinha de vencer para adiar a definição do título para a última prova em Suzuka e a diferença chegou a 32,5 pontos com o resultado do fim de semana. Toshiki Oyu, que chegou ao evento de Motegi como o vice-líder do campeonato, foi décimo-quarto e não pontuou.

A corrida do último domingo teve o retorno de Kazuki Nakajima após uma ausência de quatro corridas, com o piloto da Toyota no WEC chegando em 7º lugar no monoposto do Vantelin Team Tom’s. Tati Calderón também regressou depois de um hiato de três etapas, mas não terminou a corrida com o carro da Drago Corse.

Kamui Kobayashi, numa rara brecha deixada pelo WEC, do qual é o atual campeão junto a Mike Conway e Pechito López, fez seu retorno com a equipe Carrozeria Team KCMG, somando um pontinho com o 10º lugar. Na Kondo, finalmente o franco-argentino Sacha Fenestraz pôde estrear após a resolução dos problemas quanto aos protocolos de Covid e o visto de entrada de estrangeiros no país.

O piloto, que deveria ter feito todo o campeonato, chegou na prova de estreia em 13º lugar. Ele é aguardado para a final no próximo dia 31: Calderón também correrá em Suzuka, mas Nakajima e Kobayashi, não – eles têm compromisso com a Toyota no Mundial de Endurance e ficam de fora.

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