IMSA: 43 carros na decisão em Road Atlanta

Decisão da IMSA terá brasileiros na pista: Felipe Nasr e Pipo Derani lutam pelo titulo da DPi e além deles, Hélio Castroneves, Felipe Fraga e Augusto Farfus participam da 24ª edição deste clássico do automobilismo no Endurance

RIO DE JANEIRO –  Confirmada a lista de entradas da edição 2021 da Petit Le Mans, corrida que encerra a temporada deste ano no IMSA Weathertech SportsCar Championship no próximo sábado, e que será realizada no circuito de Road Atlanta pela 24ª vez.

A invenção do saudoso Don Panoz, que impulsionou a criação da American Le Mans Series e hoje faz parte do calendário das principais provas de Endurance do mundo, contará com 43 carros na disputa divididos nas cinco categorias presentes na competição – DPi, LMP2, LMP3, GTLM (esta, pela última vez) e GTD.

Numa corrida de despedidas, a Mazda sai de cena com seu protótipo baseado na plataforma Multimatic e despede-se da categoria neste fim de semana. O #55 será conduzido pela última vez por Oliver Jarvis, Harry Tincknell e Jonathan Bomarito.

Em relação à temporada completa, exceto pela inclusão do Cadillac #48 da AX Racing/Ally Racing para Kamui Kobayashi/Jimmie Johnson/Simon Pagenaud, a única alteração é a participação de Hélio Castroneves no #60 da Meyer Shank Racing em substituição a Olivier Pla, afastado por alegada falta de ritmo a bordo do Acura ARX-05C. O piloto cometeu diversos erros nas últmas provas e ironicamente o time terá antigos pilotos do Team Penske na corrida do próximo sábado – Helinho, Dane Cameron e Juan Pablo Montoya.

A batalha pelo título promete: de um lado, Ricky Taylor e Felipe Albuquerque lideram e terão Alexander Rossi a lhes ajudar no #10 da Wayne Taylor Racing. Do outro, estão Pipo Derani e Felipe Nasr, juntos pela última vez no #31 da AX Racing/Whelen Engineering, tendo a companhia de Mike Conway. São apenas 19 pontos (3071 a 3052) separando os pilotos postulantes ao campeonato deste ano.

A LMP2 terá cinco carros com a adesão da United Autosports, que leva um Oreca 07 para Jim McGuire, o veterano Guy Smith e Wayne Boyd. Os demais são os mesmos que vinham competindo nas provas anteriores do certame. Ben Keating e Mikkel Jensen, que terão a companhia de Scott Huffaker na última prova da temporada, comandam a classificação com 1807 pontos.

Desta vez, a LMP3 terá o maior grid entre os Esporte-Protótipos – uma dezena de modelos com motor Nissan V8 5,6 litros participará da etapa final da IMSA, com várias estreias e carros extras, como o da United Autosports para Nicklas Krütten/Tom Gamble/Andy Meyrick e a inscrição da Fast MD Racing com Max Hanratty/James Vance/Todd Archer.

Alguns carros ainda têm nomes em aberto e a Andretti Autosport traz nada menos que Oliver Askew e o bom australiano Josh Burdon para a disputa junto a Jarett Andretti.

Pelo campeonato, Gar Robinson chega à final como líder, tendo vantagem de 50 pontos sobre Colin Braun e Jonathan Bennett. O brasileiro Felipe Fraga, após ter problemas de visto para a disputa das 8h de Indianápolis, foi confirmado no carro #74 que terá também Scott Andrews.

A Petit Le Mans verá o canto do cisne do regulamento técnico GTLM, herdado do ACO/FIA e usado na American Le Mans Series também. Com o desinteresse dos fabricantes, a IMSA não viu mais sentido nessa plataforma e a ideia será substituí-la, em decisão tomada desde o início do ano, pela GTD Pro.

Seis carros e três equipes vão disputar a última prova dentro dessas regras: a Corvette Racing, a BMW Team RLL e a Weathertech Racing – que com o suporte da Proton Competition terá um segundo Porsche 911 RSR-19 inscrito com o dorsal #97. Na BMW, Augusto Farfus participará da prova final do modelo M8 GTE.

A tabela de pontos mostra que Jordan Taylor e Antonio Garcia, que virão para a última etapa com Nicky Catsburg, têm 3269 pontos enquanto os colegas de equipe Nick Tandy e Tommy Milner, com Alexander Sims fechando o trio em Road Atlanta, vêm em segundo com 3142.

Por fim, a GTD terá o maior plantel entre todas as classes – 15 carros no total, sendo nove os construtores com a participação da Inception Racing e um McLaren que será confiado a Ben Barnicoat/Brendan Iribe/Ollie Milroy. Também a Winward, campeã das 24h de Daytona neste ano, regressa com Phillip Ellis/Russell Ward/Maro Engel e sua Mercedes-AMG.

A lista de inscritos mostra vagas em aberto em três times, mas a Alegra Motorsports terá Dani Juncadella junto a Michael de Quesada e Daniel Morad no #28. Sendo assim, Grässer e NTS são os únicos times com terceiros pilotos a confirmar.

Na classificação do campeonato, Zach Robichon e Laurens Vanthoor lideram com a soma de 2938 pontos – cinquenta a mais que Madison Snow/Bryan Sellers. Roman de Angelis e Ross Gunn, que venceram a série Sprint Cup, estão em 3º lugar com 2761 e ainda têm chances remotas, desde que os rivais enfrentem problemas.

Comentários