Sem conflito: SRO antecipa data das 12h de Bathurst

O “Boatley” da M-Sport venceu a última edição das 12h de Bathurst em 2020 – a prova retorna ao calendário do IGTC em 2022, antecipada para o fim de fevereiro, evitando conflitos com Sebring no WEC e IMSA

RIO DE JANEIRO – O retorno das 12h de Bathurst como evento válido pelo Intercontinental GT Challenge está assegurado: a prova australiana disputada no espetacular circuito de Mount Panorama abrirá o calendário de quatro provas divulgado pela SRO como parte da próxima temporada da competição, que terá ainda em julho as 24h de Spa-Francorchamps (com a pista reformada no trecho Eau Rouge-Raidillon), as 8h de Indianápolis em outubro e as 9h de Kyalami, no mês de dezembro.

Um retorno para o Japão não acontecerá tão já: as 10h de Suzuka foram duas vezes canceladas de forma consecutiva por conta do Covid-19 e os promotores do campeonato tomaram a liberdade de n´ão incluir o evento no próximo ano. Fica para 2023, eventualmente, o retorno do país oriental ao calendário.

Porém, a SRO tinha um problemão: a primeira data anunciada coincidia com dois grandes eventos: as 1000 Milhas de Sebring – abertura do WEC – e as 12h de Sebring, segunda etapa da IMSA. Esvaziaria com certeza as 12h de Bathurst. Dezenas de pilotos e equipes não fariam o deslocamento para a Oceania.

Dessa forma, os organizadores locais e todos os envolvidos no processo, inclusive quem comanda a Supercar, a principal categoria da Austrália, concordaram em antecipar a data: o evento ficou para fevereiro, no último fim de semana daquele mês. Assim, as 12h de Bathurst acontecem de 25 a 27, sendo disputadas no sábado e domingo de Carnaval aqui no Brasil – na mesma época da abertura da temporada 2022 da Fórmula Indy.

Comentários