Para quem não viu: IMSA Weathertech SportsCar Championship, Petit Le Mans

RIO DE JANEIRO – Para quem tanto pediu que o blog trouxesse algo do título de Felipe Nasr e Pipo Derani, conquistado com inteira justiça na temporada 2021 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, trago finalmente a íntegra da Petit Le Mans, com os vídeos dos treinos classificatórios e a corrida com 10h de duração no circuito de Road Atlanta.

Foi uma conquista dramática por conta do “tudo ou nada” do carro #10 da Wayne Taylor Racing, com Ricky Taylor e Filipe Albuquerque ficando de mãos abanando numa colisão estapafúrdia na última curva da última volta, na disputa pelo 2º lugar. Uma ultrapassagem mudaria tudo, mas o dueto brasileiro levou enfim a taça de campeões por apenas onze pontos de margem – 3407 a 3396.

Foi o terceiro campeonato seguido com títulos de brasileiros na série principal da IMSA, a DPi, com o bi de Nasr na despedida do time – ele possivelmente será piloto do programa Penske em 2023 e tem chances de defender a nova equipe no WEC ano que vem com um protótipo LMP2. Derani levou seu primeiro caneco de campeão na categoria e terá Tristan Nunez como novo parceiro em 2022.

A vitória na última etapa marcou a despedida da Mazda Motorsports, com Oliver Jarvis já assinado com a Meyer Shank Racing (que teve Hélio Castroneves na última etapa e terá também o brasileiro nos eventos de longa duração em 2022) para substituir Dane Cameron – tam´bém especulado no programa Penske LMDh com a Porsche.  O britânico e seu compatriota Harry Tincknell, mais Jonathan Bomarito, levaram o bicampeonato da prova para o construtor nipônico, que não fará um carro dentro do novo regulamento de convergência entre IMSA e FIA WEC.

Na LMP2, a vitória da última etapa ficou com a Tower Motorsport e o trio do carro #8 conduzido por John Farano/Gabriel Aubry/James French, que fecharam a disputa em 6º na geral. Mas o título da categoria iria para as mãos de Ben Keating e Mikkel Jensen, que defenderam a PR1/Mathiasen ao longo de todo o campeonato, reforçados em Road Atlanta por Scott Huffaker. O trio fez o suficiente para terminar em 2º na prova e sétimo na geral.

Parceiro de Felipe Fraga, que não disputou todas as provas por problemas com visto de entrada nos EUA e acabou o ano em 4º lugar, Gar Robinson levou o troféu da LMP3 na disputa direta com Jonathan Bennet e Colin Braun, da CORE Autosport. Fraga e seu parceiro, mais Scott Andrews, venceram a última prova do ano – com recorde de inscritos na categoria, largando dez protótipos com motores Nissan 5,6 litros V8.

A despedida da GTLM teve vitória da Weathertech Racing com o Porsche guiado por Cooper MacNeil/Mathieu Jaminet/Matt Campbell e o título da dupla Antonio Garcia e Jordan Taylor, que seguirá com a Corvette Racing na nova divisão GTD Pro, que substituirá a classe extinta por falta de carros e interesse nos EUA. Essa nova subclasse já tem pelo menos cinco carros assegurados em Daytona – além do Corvette, um dos Lexus da Vasser Sullivan, duas BMW e um Porsche da equipe oriental KCMG.

Augusto Farfus disputou a prova na despedida do modelo BMW M8 GTE, em que a equipe Rahal Letterman Racing não fez a temporada completa, privilegiando apenas os eventos de Endurance. O brasileiro ficou em 3º na categoria junto a Jesse Krohn e John Edwards, fechando o certame em sexto lugar nos pontos.

Na GTD, título para Zach Robichon e Laurens Vanthoor, com a Pfaff Motorsports e o Porsche 911 GT3-R do time canadense chegando em 2º na prova onde a dupla campeã teve Lars Kern como reforço. A vitória na última corrida do ano foi de Ian James, Ross Gunn e Roman de Angelis, com o Aston Martin da The Heart of Racing.

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