Audi triunfa na abertura da 24h Series em Dubai

A largada das 24h de Dubai, na sexta-feira

RIO DE JANEIRO – A Audi começa 2022 com a mesma sede de vitórias em provas longas que em outros anos: pela terceira vez, o construtor quatrargólico vê seus carros triunfantes nas 24h de Dubai, que abriram sexta e sábado a temporada da 24h Series, organizada pelos holandeses da Creventic.

O carro #7 inscrito com o nome fantasia MS7 by WRT venceu em dobradinha com o ‘gêmeo’ #31 do time de Yves Weerts e Vincent Vosse: a tripulação formada por Saud Fahal Al Saud, Axcil Jefferies, Dries Vanthoor, Christopher Mies e Thomas Neubauer deixou uma volta atrás os colegas Fréderic Vervisch, Benjamin Goethe, Jean-Baptiste Simmenauer e os ‘manos’ franceses Maxime e Arnold Robin.

Jefferies, aliás, foi um chamado de última hora para o time ganhador: o piloto de Zimbábue foi acionado às pressas para substituir Michael Vergers, vítima do Covid-19. Tendo ganho com a GPX Racing ano passado, o representante do continente africano é portanto o único bicampeão do evento.

24h depois, a chegada e a festa da WRT pela vitória em dobradinha, a terceira da Audi na prova de Dubai

A corrida contou com a participação de 77 carros divididos nas classes GT3 (Pro, Pro-Am e Am), 992 (Pro e Am), 991, GTX, GT4, TCX e TCR, sempre numa mescla bastante boa de modelos, equipes e construtores das mais variadas procedências. Somente a Precote Herberth Motorsport, uma das favoritas da GT3, não pôde alinhar um de seus Porsches devido a acidente nos treinos preparatórios do evento.

A Barwell Motorsports bem que tentou fazer da Lamborghini o primeiro construtor não-alemão a vencer as 24h de Dubai – Porsche, Mercedes-Benz, BMW e Audi dominam inteiramente o cenário. Mas o carro #77 guiado por Adrian Amstutz, Rolf Ineichen, Rik Breukers e Mirko Bortolotti capitulou faltando 5h para o final, com problemas terminais. Isto possibilitou à SunEnergy1 Racing, que competiu em Dubai com o suporte da SPS Automotive Performance terminar em 3º, três voltas atrasada, com a Mercedes-AMG guiada por Kenny Habul, Maro Engel, Jules Gounon e Mikaël Grenier.

Nas subclasses GT3, a holandesa MP Motorsport ganhou na Pro-Am com o 10º posto geral obtido por Jaap Van Lagen, Bert de Heus, Henk e Daniel de Jong. A CP Racing terminou em oitavo e ganhou na GT3-Am com Charles Espenlaub, Shane Lewis, Charlie Putman e Phil Quaife.

As 24h de Dubai teriam a presença de Jos Verstappen, antigo piloto de F1 e Endurance, pai do atual campeão mundial Max Verstappen, num Porsche 992 da equipe holandesa GP-Elite. Ele estaria no carro #933, mas foi substituído de última hora por Larry ten Voorde, que dividiu o cockpit com os compatriotas Roger Hodenius, Steven Van Rhee e Thierry Vermeulen: o quarteto chegou em 2º na classe atrás do outro carro do time, que venceu na subclasse com Lucas Groenveld, Jesse Van Kujik, Daan Van Kujik e Max Van Splunteren.

Já os brasileiros Átila Abreu, Eduardo Menossi, Rouman Ziemkewicz, Léo Sanchez e Ayman Darwich disputaram a prova com um Porsche 992 da Fach Auto Tech, da Suíça, inscritos com o dorsal #962. O quinteto recebeu a quadriculada, mas o carro teve sérios problemas após a 18ª hora e precisou ficar longo tempo na garagem para reparos: chegaram em 57º na geral e sétimo na 992-Pro.

Nas demais subcategorias, os vencedores foram: HRT Performance na 992-Am com Emil Persson, Gustav Bergström, Henric e Patrik Skoog; PK Carsport na classe GTX com Stijn Lowette, Peter Guelincxx, Stienes e Bert Longin; NKPP by Bas Koeten Racing na divisão 991 com Gijs Bessem, Harry Hilders, Bob Herber e Daan Meijer; Dragon Racing na GT4 com Jordan Claus Grogor, Stuart Hall, Oliver e Roald Goethe; BBR by Monlau Competición na TCR, com um quinteto de tailandeses de nomes impronunciáveis e a Les Deux Arbres na TCX com ninguém menos que Christophe Bouchut, aos 55 anos, junto a Jack Lecomte, Antoine Lepesqueux, Steve e Patrick Zacchia.

O calendário de oito eventos tem prosseguimento neste próximo fim de semana: sábado acontece na pista de Yas Marina a disputa das 6h de Abu Dhabi. Previsão é de mais de 30 carros presentes. A ver.

Comentários