Ford de volta à IMSA

RIO DE JANEIRO – Só notícias boas: agora há pouco, a Ford Performance anunciou o retorno da marca do oval azul de Detroit ao IMSA Weathertech SportsCar Championship. Após avaliar as possibilidades que contemplavam o retorno aos Esporte-Protótipos via regulamentos DPi e mesmo LMDh (para a classe GTP), o construtor revelou que a partir de 2024 está de volta com modelos GT3 dentro do regulamento GTD Pro e GTD.

A escolha do modelo não poderia ter sido mais feliz: será o Mustang o escolhido para competir com um motor Ford Coyote V8 5 litros, cujo desenvolvimento será partilhado entre a Ford Performance e a M-Sport, a velha parceira da marca nos Rallys.

De saída, serão dois carros de fábrica e entregues à Multimatic Motorsports, desempenhando o papel de time oficial. De 2025 para adiante, os carros ficarão disponíveis a equipes clientes.

A Ford assim retorna às competições de longa duração, interrompendo o hiato que vem desde 2019, quando foi encerrado o programa do Ford GT Ecoboost tocado em parceria entre a Chip Ganassi Racing e a Multimatic nas séries IMSA e WEC, que rendeu inúmeros sucessos ao longo de quatro temporadas. Após cumprida aquela missão, é a vez de começar outra.

Como convém aos modelos de competição, o Mustang GT3 sofrerá alterações em relação à versão GT4, com o uso de painéis da carroceria dotados de fibra de carbono para aliviar o peso, apêndices aerodinâmicos dentro do regulamento vigente, o uso de uma transmissão montada na traseira e suspensões independentes nas quatro rodas, com tirantes e triângulos de suspensão com braços curtos e longos.

O veterano Joey Hand, que tem sido visto pouco nas pistas, é quem fará os treinos de desenvolvimento. O piloto californiano de 42 anos foi integrante do programa Ford EcoBoost e vencedor das 24h de Le Mans na classe LMGTE-PRO em 2016.

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