IMSA, 24h de Daytona: deu Cadillac Racing e Bourdais no último treino livre

Com Bourdais a bordo, o #01 da Cadillac Racing/CGR foi o mais veloz do treino final antes da disputa das 24h de Daytona (Foto: IMSA/Jake Galstad)

RIO DE JANEIRO – Agora não tem mais choro nem vela: estão encerrados os preparativos para a 60ª edição das 24h de Daytona, que acontecem amanhã e domingo no misto do Daytona International Speedway, na Flórida. Há alguns minutos foi realizado o quarto e último treino livre e após três sessões bastante prejudicadas pela chuva, nesta sexta-feira deu para usar pneus slicks.

Com 59 dos 61 carros inscritos marcando tempo no FP4, exceto dois protótipos LMP3 – um deles, da equipe de Felipe Fraga – o #01 da Cadillac Racing/Chip Ganassi Racing guiado por Sébastien Bourdais estabeleceu a volta mais rápida da única atividade de pista do IMSA Weathertech SportsCar Championship prevista para hoje.

O francês de 42 anos marcou o giro de 1’34″732, 0″363 melhor que o #5 da JDC-Miller Motorsports com Loïc Duval, seu compatriota, a bordo. O argentino “Pechito” López, com o Cadillac #48 da Ally/AX Racing, foi o terceiro a meio segundo da melhor volta da sessão.

O #31 de Pipo Derani ficou com o 5º tempo do treino e o #60 da Meyer-Shank Racing w/Curb Agajanian, que terá entre os pilotos Hélio Castroneves – vencedor do evento em 2021 – foi sétimo e último entre os DPi a 1″615 de Bourdais.

Na LMP2, apenas 0″050 separaram os dois primeiros carros, com o #22 da United Autosports batendo o #8 da Tower Motorsports, graças a Phil Hanson: o britânico foi melhor que o atual campeão mundial da classe e das 24h de Le Mans, o austríaco Ferdinand von Habsburg-Löthringen.

A PR1/Mathiasen ocupou as posições seguintes com Harry Tincknell adiante de Nico Lapierre e o top 5 foi fechado pelo Racing Team Nederland, com o holandês Rinus VeeKay apenas meio segundo acima da melhor volta da sessão.

Vencedora do Motul Pole Award 100 no domingo passado, a Andretti Autosport ficou no topo entre os LMP3: Rasmus Lindh foi o único a virar abaixo de 1’44” – 1’43″594, quase oito décimos melhor que o Duqueine de Moritz Kranz, da Mühlner Motorsports America.

CR Crews, no outro carro do time belga, estabeleceu a terceira melhor marca da sessão, seguido por Trenton Estep da Forty7 Motorsports e por João Barbosa, da Sean Creech Motorsport.

Outro carro vitorioso em sua classe na prova classificatória do fim de semana anterior estabeleceu a lei na GTD Pro: o Lamborghini da TR3 Racing foi o mais veloz do FP4, com Mirko Bortolotti marcando 1’46″085, quase três décimos melhor que o Porsche tripulado por Matteo Cairoli.

A Vasser Sullivan ficou em 3º com seu Lexus #14, seguida dos dois Mercedes-AMG inscritos nas cores da Weathertech Racing, sendo o #97 melhor que o #15, com Jules Gounon e Dirk Müller, respectivamente.

O Porsche da Pfaff Motorsports foi o 6º mais rápido: a equipe de Felipe Nasr fechou o último treino com a marca de 1’46″622. A Ferrari da Risi, que tem entre os pilotos Daniel Serra ficou na 8ª colocação – 1’47″120. Já a BMW #25 do quarteto de Augusto Farfus foi a décima-primeira – 1’47″363.

Na GTD, melhor giro para a Wright Motorsports com o belga Jan Heylen marcando 1’46″399 e em segundo veio Raffaele Marciello na Mercedes-AMG da SunEnergy1. Mais duas Mercedes vieram na sequência, com Michael de Quesada (Alegra Motorsport) adiante de Mike Skeen (Gilbert Korthoff Motorsports). “Super” Mario Farnbacher, com o único Acura do plantel, colocou a Gradient Racing com o quinto posto entre os 22 carros inscritos da classe.

Bom… agora é esperar por amanhã: 13h40 locais, 15h40 de Brasília, começa para valer a temporada 2022 da IMSA. Sem geoblock desta vez na internet e o canal A Mil Por Hora com Rodrigo Mattar, lá no YouTube, vai ter boletins ao vivo mostrando o panorama da corrida.

Comentários