IMSA, 24h de Daytona – Quem é Quem, classe DPi

I

RIO DE JANEIRO – Chegou a cereja do bolo: em seu último ano dentro do atual regulamento técnico, a classe DPi é a principal dentre as cinco no nosso “Quem é Quem” que traz todas as equipes e pilotos da IMSA para a edição #60 das 24h de Daytona neste fim de semana, sábado e domingo.

A categoria foi criada com o fim dos Daytona Prototypes – herança da Rolex SportsCar Series – atraindo construtores com a proposta multiplataforma de motores e usando como base chassis de LMP2. É como vai acontecer no regulamento LMDh e a IMSA, de forma sábia, vai chamar a nova classe principal a partir de 2023 de GTP, para recriar a “Era de Ouro” dos Esporte-Protótipos assim denominados naquele país nos anos 1980 e 1990.

Pena que o último ano não terá mais do que Cadillac e Acura (leia-se Honda) como construtores – mas a eles se juntam na nova plataforma pelo menos três marcas já confirmadas para o próximo ano: Audi, Porsche e BMW. A Alpine, que pode entrar como Nissan no mercado estadunidense, já que ambas são da Renault, pode vir em 2024, assim como a Lamborghini.

A DPi terá seis carros full season e sete nas provas longas. Seus protótipos são identificados pelo dorsal dos números em fundo preto e detalhes da mesma cor nas abas dos aerofólios.

Veja os times:

#01 e #02 CADILLAC RACING/CHIP GANASSI RACING
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

Com os auspícios da Cadillac, a CGR se torna Cadillac Racing, inscrevendo dois carros na temporada e fincando pé a participação da marca na IMSA e muito provavelmente no WEC com a mesma organização – dentro do novo regulamento técnico a partir de 2023. A equipe tem um elenco estelar de pilotos, incluindo o campeão em título da Indy, Álex Palou

Pilotos:

RENGER VAN DER ZANDE
Graduação: Ouro
Holandês, 35 anos
16/02/1986

SÉBASTIEN BOURDAIS
Graduação: Platina
Francês, 42 anos
28/02/1979

ÁLEX PALOU
Graduação: Ouro
Espanhol, 24 anos
01/04/1997

SCOTT DIXON
Graduação: Platina
Neozelandês (australiano de nascimento), 41 anos
22/07/1980

EARL BAMBER
Graduação: Platina
Neozelandês, 31 anos
11/07/1990

ALEX LYNN
Graduação: Platina
Britânico, 28 anos
17/09/1993

MARCUS ERICSSON
Graduação: Platina
Sueco, 31 anos
02/09/1990

KEVIN MAGNUSSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 29 anos
05/10/1992

#5 MUSTANG SAMPLING/JDC-MILLER MOTORSPORTS
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

A equipe que tem o brasileiro Christian Fittipaldi como diretor esportivo largará na primeira fila do grid das 24h de Daytona. Destaque para três de seus pilotos: Loïc Duval, Tristan Vautier e o veteranaço Richard Westbrook

Pilotos:

LOÏC DUVAL
Graduação: Platina
Francês, 39 anos
12/06/1982

TRISTAN VAUTIER
Graduação: Ouro
Francês, 32 anos
22/09/1989

RICHARD WESTBROOK
Graduação: Platina
Britânico, 46 anos
10/07/1975

BEN KEATING
Graduação: Bronze
Estadunidense, 50 anos
18/08/1971

#10 KONICA MINOLTA/WAYNE TAYLOR RACING
Carro: Acura ARX-05C (Oreca 07)
Motor: Acura 3,5 litros V6 Turbo

Essa é uma equipe de currículo invejável: cinco vitórias em Daytona – quatro delas nas últimas cinco edições – e que deu à Honda a primeira vitória da marca nas 24h. A Konica Minolta/Wayne Taylor Racing será a pole position da corrida neste sábado

Pilotos:

RICKY TAYLOR
Graduação: Platina
Estadunidense, 32 anos
03/08/1989

FILIPE ALBUQUERQUE
Graduação: Platina
Português, 36 anos
13/06/1985

ALEXANDER ROSSI
Graduação: Platina
Estadunidense, 30 anos
25/09/1991

WILL STEVENS
Graduação: Platina
Britânico, 30 anos
28/06/1991

#31 WHELEN ENGINEERING RACING/AX RACING
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

A atual campeã da IMSA perdeu Felipe Nasr, contratado para o projeto Porsche-Penske LMDh e será a única do plantel da DPi com três pilotos. O novo parceiro de Pipo Derani será Tristan Nunez

Pilotos:

LUIS FELIPE “PIPO” DERANI
Graduação: Platina
Brasileiro, 28 anos
12/10/1993

MIKE CONWAY
Graduação: Platina
Britânico, 38 anos
19/08/1983

TRISTAN NUNEZ
Graduação: Platina
Estadunidense, 26 anos
31/10/1995

#48 ALLY/AX RACING
Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara P217)
Motor: Cadillac 5,5 litros V8

Único carro a participar somente das provas de longa duração do IMEC, o #48 nas cores da Ally terá Jimme Johnson mais uma vez e dois terços do trio campeão do WEC e das 24h de Le Mans, com Koba e Pechito López debutando em Daytona

Pilotos:

JIMMIE JOHNSON
Graduação: Platina
Estadunidense, 46 anos
17/09/1975

KAMUI KOBAYASHI
Graduação: Platina
Japonês, 35 anos
13/09/1986

MIKE ROCKENFELLER
Graduação: Platina
Alemão, 38 anos
31/10/1983

JOSÉ MARÍA “PECHITO” LÓPEZ
Graduação: Platina
Argentino, 38 anos
26/04/1983

#60 MEYER-SHANK RACING W/CURB-AGAJANIAN
Carro: Acura ARX-05C (Oreca 07)
Motor: Acura 3,5 litros V6 Turbo

A MSR muda tudo para a IMSA em 2022, exceto o carro: nova programaç.ão visual, novos pilotos e a dupla da Indy formada por Hélio Castroneves e Simon Pagenaud dá mais “peso” ao quarteto

Pilotos:

OLIVER JARVIS
Graduação: Platina
Britânico, 38 anos
09/01/1984

TOM BLOMQVIST
Graduação: Platina
Britânico, 29 anos
30/11/1993

SIMON PAGENAUD
Graduação: Platina
Francês, 37 anos
18/09/1984

HÉLIO CASTRONEVES
Graduação: Platina
Brasileiro, 46 anos
10/05/1975

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames