IMSA, 24h de Daytona – Quem é Quem, classe GTD Pro

I

RIO DE JANEIRO – O blog A Mil Por Hora segue com a apresentação das equipes da IMSA para as 24h de Daytona, prova inaugural da série estadunidense em 2022 e na sequência após a GTD vamos de GTD Pro.

A substituta da GTLM segue o mesmo regulamento da GTD, mas as formações de quartetos – ou trincas, a critério das equipes nesta primeira prova – obedecem ao ranqueamento de pilotos de graduação ouro ou platina – sendo permitido em casos excepcionais alguns pilotos prata – na corrida do fim de semana são quatro ao todo.

E uma amostra do quão correta foi a decisão da IMSA em acabar com a categoria equivalente da LMGTE-PRO em território estadunidense é a presença de incríveis oito construtores na nova divisão, 13 carros e nove equipes – considerando que a Proton Competition dá suporte à Weathertech Racing e também há um terceiro carro com o nome fantasia Proton USA, preparado pelos germânicos de Ummendorf.

A adoção da nova plataforma foi positiva para trazer de volta a BMW, que só fazia provas de longa duração em 2021 com a hoje defunta M8 GTE e também manter a Corvette com pelo menos um C8.R convertido em GTD com a adoção de freios menos eficientes, do ABS e também de artefatos aerodinâmicos diferentes do modelo anterior usado nos EUA.

Os carros são identificados com dorsais da numeração e detalhes no aerofólio traseiro na cor vermelha pelo público em casa e nos autódromos.

Vamos às equipes:

#2 KCMG
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6

Estreante nas 24h de Daytona, a KCMG pode surpreender na prova – chegou a liderar o Motul Pole Award, mas não se saiu bem na hora do reabastecimento de seu Porsche

Pilotos:

LAURENS VANTHOOR
Graduação: Platina
Belga, 30 anos
08/05/1991

PATRICK PILET
Graduação: Platina
Francês, 40 anos
08/09/1981

DENNIS OLSEN
Graduação: Ouro
Norueguês, 25 anos
14/04/1996

ALEXANDRE IMPERATORI
Graduação: Ouro
Suíço, 34 anos
19/04/1987

#3 e #4 CORVETTE RACING
Carro: Chevrolet Corvette C8.R GTD
Motor: Chevrolet 5,5 litros V8

Com um carro garantido em toda a temporada da IMSA na GTD Pro, a Corvette Racing preparou dois pelo menos para as 24h de Daytona, promovendo a estreia de Marco Sorensen pela marca da gravatinha

Pilotos:

ANTONIO GARCIA
Graduação: Platina
Espanhol, 41 anos
05/06/1980

JORDAN TAYLOR
Graduação: Platina
Estadunidense, 30 anos
10/05/1991

NICKY CATSBURG
Graduação: Platina
Holandês, 33 anos
15/02/1988

TOMMY MILNER
Graduação: Platina
Estadunidense, 36 anos
28/01/1986

MARCO SORENSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 31 anos
06/09/1990

NICK TANDY
Graduação: Platina
Britânico, 37 anos
05/11/1984

#9 PFAFF MOTORSPORTS
Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6

Atual campeã da GTD na IMSA, a Pfaff Motorsports vem para a batalha na GTD Pro e conta com o novo piloto da Porsche, Felipe Nasr, nos eventos de Endurance

Pilotos:

MATHIEU JAMINET
Graduação: Ouro
Francês, 27 anos
24/10/1994

MATT CAMPBELL
Graduação: Ouro
Australiano, 26 anos
17/02/1995

FELIPE NASR
Graduação: Platina
Brasileiro, 29 anos
21/08/1992

#14 VASSER SULLIVAN
Carro: Lexus RC-F GT3
Motor: Lexus 5 litros V8

Ben Barnicoat é o novo piloto da Vasser Sullivan na IMSA junto a Jack Hawksworth após deixar a McLaren, enquanto Kyle Kirkwood, que estará a tempo pleno na Fórmula Indy, completa a equipe nas 24h de Daytona no único Lexus GTD Pro do plantel

Pilotos:

JACK HAWKSWORTH
Graduação: Ouro
Britânico, 30 anos
28/02/1991

BEN BARNICOAT
Graduação: Platina
Britânico, 25 anos
20/12/1996

KYLE KIRKWOOD
Graduação: Prata
Estadunidense, 23 anos
19/10/1998

#15 PROTON USA
Carro: Mercedes-AMG GT3 EVO
Motor: Mercedes-Benz 6,2 litros V8

A Mercedes com o dorsal #15 é uma inscrição extra da Weathertech Racing sob o nome fantasia Proton USA: é a primeira vez que a equipe germânica trabalha com os modelos da estrela de três pontas – já que há décadas é cliente fiel da Porsche nas provas do Europeu e do Mundial de Endurance

Pilotos:

DIRK MÜLLER
Graduação: Platina
Alemão, 46 anos
18/11/1975

PATRICK ASSENHEIMER
Graduação: Prata
Alemão, 29 anos
28/04/1992

AUSTIN CINDRIC
Graduação: Ouro
Estadunidense, 23 anos
02/09/1998

#23 THE HEART OF RACING
Carro: Aston Martin Vantage GT3
Motor: Aston Martin 4 litros V8 Turbo

A exemplo da Vasser Sullivan e da TR3 Racing, a The Heart of Racing comparece nas 24h de Daytona em duas frentes – com um carro na GTD Pro e outro na GTD

Pilotos:

ROSS GUNN
Graduação: Ouro
Britânico, 25 anos
01/01/1997

ALEX RIBERAS
Graduação: Ouro
Espanhol, 27 anos
27/01/1994

MAXIME MARTIN
Graduação: Platina
Belga, 35 anos
20/03/1986

#24 e #25 BMW M TEAM RLL
Carro: BMW M4 GT3
Motor: BMW 3 litros V6 Biturbo

Exaustivamente testada e desenvolvida por Augusto Farfus, a nova M4 GT3 da BMW estreia pra valer em Daytona, mas os resultados ainda estão longe do imaginado

Pilotos:

PHILIPP ENG
Graduação: Platina
Austríaco, 31 anos
28/02/1990

MARCO WITTMANN
Graduação: Platina
Alemão, 32 anos
24/11/1989

NICK YELLOLY
Graduação: Ouro
Britânico, 31 anos
03/12/1990

SHELDON VAN DER LINDE
Graduação: Ouro
Sul-Africano, 22 anos
13/05/1999

CONNOR DE PHILIPPI
Graduação: Ouro
Estadunidense, 29 anos
25/12/1992

JOHN EDWARDS
Graduação: Platina
Estadunidense, 30 anos
11/03/1991

JESSE KURKI-SUONIO (JESSE KROHN)
Graduação: Ouro
Finlandês, 31 anos
03/09/1990

AUGUSTO FARFUS
Graduação: Platina
Brasileiro, 38 anos
03/09/1983

#62 RISI COMPETZIONE
Carro: Ferrari 488 GT3 Evo 2020
Motor: Ferrari 3,9 litros V8 Turbo

A Risi Competizione, lendária organização com sede no Texas, comparece com a única Ferrari inscrita na GTD Pro com um supertime de pilotos de fábrica e a volta de Davide Rigon após o acidente grave em Spa

Pilotos:

JAMES CALADO
Graduação: Platina
Britânico, 32 anos
13/06/1989

DANIEL SERRA
Graduação: Platina
Brasileiro, 37 anos
24/02/1984

ALESSANDRO PIER GUIDI
Graduação: Platina
Italiano, 38 anos
18/12/1983

DAVIDE RIGON
Graduação: Platina
Italiano, 35 anos
26/08/1986

#63 TR3 RACING
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10

Pole da GTD Pro ao vencer a corrida classificatória de domingo na divisão, a TR3 Racing conta com um excelente plantel de pilotos vinculados ao Lamborghini Squadra Corse

Pilotos:

MARCO MAPELLI
Graduação: Platina
Italiano, 34 anos
01/08/1987

ANDREA CALDARELLI
Graduação: Platina
Italiano, 31 anos
14/02/1990

MIRKO BORTOLOTTI
Graduação: Platina
Italiano, 32 anos
10/01/1990

ROLF INEICHEN
Graduação: Prata
Suíço, 43 anos
02/05/1978

#79 e #97 WEATHERTECH RACING
Carros: Porsche 911 GT3-R e Mercedes-AMG GT3 EVO
Motor: Porsche 4 litros Flat 6 e Mercedes 6,2 litros V8

A Weathertech Racing terá três carros nas 24h de Daytona com suporte da Proton Competition, mas pelo regulamento pôde somente inscrever dois com o seu nome. Cooper MacNeil estará no #79 ao lado de contratados da Porsche e também no #97 com pilotos Mercedes-AMG

Pilotos:

COOPER MacNEIL
Graduação: Prata
Estadunidense, 29 anos
07/09/1992

JULIEN ANDLAUER
Graduação: Ouro
Francês, 22 anos
05/07/1999

MATTEO CAIROLI
Graduação: Ouro
Italiano, 25 anos
01/06/1996

ALESSIO PICARIELLO
Graduação: Ouro
Belga, 28 anos
27/08/1993

DANI JUNCADELLA
Graduação: Platina
Espanhol, 30 anos
07/05/1991

MARO ENGEL
Graduação: Platina
Alemão, 36 anos
27/08/1985

JULES GOUNON
Graduação: Platina
Francês, 27 anos
31/12/1994

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames