IMSA, 24h de Daytona – Quem é Quem, classe LMP2

I

RIO DE JANEIRO – Quarto dossiê de apresentação das equipes do IMSA Weathertech SportsCar Championship saindo do forno direto para as leitoras e leitores do blog, agora trazendo a classe de protótipos LMP2 – uma espécie de filho menosprezado do campeonato, mas que pelo menos nas 24h de Daytona apresenta um bom grid com uma dezena de participantes.

O grande problema é que todos os carros são de um único construtor, a francesa Oreca. Em tese isto poderia ser um sinal de equilíbrio, mas por outro lado há uma defasagem de performance muito grande entre alguns pilotos de graduação bronze. Se outros, como Ben Keating e Steven Thomas, são razoavelmente rápidos e esforçados, outros como Dwight Merriman e Jim McGuire deixam muito a desejar.

Apesar disto, é graças aos diletantes que a LMP2 atinge um patamar razoável nessa edição das 24h de Daytona – tanto que das três divisões de protótipos é a que mais tem carros inscritos, muito também por conta do empenho de times que vêm do WEC atraídos pelo regulamento Pro-Am e poderão disputar o IMSA Michelin Endurance Cup, certame paralelo de quatro eventos longos – Daytona, Sebring, Glen e Petit Le Mans.

Os carros dotados do possante motor Gibson GK428 V8 com seus 600 HP têm, assim como a LMP3, trem de força, transmissão (X-Trac) e ECU (Cosworth) padronizados e pneus Michelin. Na LMP2 dos EUA, não há restrição de potência igual ao WEC por conta dos Hypercars e tampouco o uso obrigatório do kit ‘low drag’ de baixo arrasto que só seria exclusivo de Le Mans.

Para o público em casa e nos autódromos, a identificação dos carros é feita pelos números em dorsal de fundo azul e detalhes da mesma cor nas abas do aerofólio traseiro.

São oito os times participantes – seis com uma inscrição e dois com duas –  e todos os carros têm que ter tripulações com quatro pilotos nas 24h de Daytona.

Vamos às equipes:

#8 TOWER MOTORSPORTS
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Essa será a terceira participação da Tower Motorsport nas 24h de Daytona. A equipe tem conquistado alguns bons resultados, como triunfos nas duas últimas edições da Petit Le Mans

Pilotos:

JOHN FARANO
Graduação: Bronze
Canadense, 62 anos
08/12/1959

LOUIS DÉLETRAZ
Graduação: Ouro
Suíço, 24 anos
22/04/1997

RUI ANDRADE
Graduação: Prata
Angolano (corre com licença de Portugal), 20 anos
23/09/2001

FERDINAND VON HABSBURG-LÖTHRINGEN
Graduação: Ouro
Austríaco, 24 anos
21/06/1997

#11 e 52 PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Dona de todos os títulos da LMP2 desde a separação da DPi, a PR1/Mathiasen dobrou a parada em 2022, absorvendo o carro da WIN Autosport e ampliando as operações para a IMSA. O time tem Josh Pierson, 16 anos incompletos, como o mais jovem entre os 235 inscritos nas 24h de Daytona

Pilotos:

STEVEN THOMAS
Graduação: Bronze
Estadunidense, 54 anos
12/07/1967

JONATHAN BOMARITO
Graduação: Ouro
Estadunidense, 40 anos
23/01/1982

JOSH PIERSON
Graduação: Prata (*)
Estadunidense, 15 anos
14/02/2006

HARRY TINCKNELL
Graduação: Platina
Estadunidense, 30 anos
29/10/1991

BEN KEATING
Graduação: Bronze
Estadunidense, 50 anos
18/10/1971

MIKKEL JENSEN
Graduação: Ouro
Dinamarquês, 27 anos
31/12/1994

SCOTT HUFFAKER
Graduação: Prata
Estadunidense, 22 anos
28/12/1999

NICO LAPIERRE
Graduação: Platina
Franco-Suíço, 37 anos
21/06/1997

(*) Josh Pierson só receberá a licença de graduação prata após completar 16 anos

#18 ERA MOTORSPORT
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Sem usar o simpático livery “crayon” desta vez, a Era Motorsports vem para as 24h de Daytona defender a vitória do ano passado com o mesmo quarteto de pilotos

Pilotos:

PAUL-LOUP CHATIN
Graduação: Ouro
Francês, 30 anos
19/10/1991

RYAN DALZIEL
Graduação: Ouro
Escocês, 39 anos
12/04/1982

DWIGHT MERRIMAN
Graduação: Bronze
Estadunidense, 53 anos
05/08/1968

KYLE TILLEY
Graduação: Prata
Britânico, 33 anos
16/02/1988

#20 HIGH CLASS RACING
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

A High Class Racing fez sua estreia nas 24h de Daytona ano passado e após uma temporada completa no WEC, vai “full season” na IMSA em 2022. Nico Müller, piloto já garantido no programa LMDh da Audi, é o destaque do quarteto

Pilotos:

DENNIS ANDERSEN
Graduação: Bronze
Dinamarquês, 47 anos
22/06/1974

ANDERS FJØRDBACH
Graduação: Prata
Dinamarquês, 31 anos
04/11/1990

FABIO SCHERER
Graduação: Ouro
Suíço, 22 anos
13/06/1999

NICO MÜLLER
Graduação: Platina
Suíço, 29 anos
25/02/1992

#22 UNITED AUTOSPORTS
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Após temporada parcial no IMSA Michelin Endurance Cup ano passado, a United Autosports – do CEO da McLaren Zak Brown – disputa as quatro provas longas de 2022 na série ianque

Pilotos:

JAMES “JIM” McGUIRE
Graduação: Bronze
Estadunidense, 61 anos
13/11/1960

GUY SMITH
Graduação: Ouro
Britânico, 47 anos
12/09/1974

PHIL HANSON
Graduação: Ouro
Britânico, 22 anos
05/07/1999

WILL OWEN
Graduação: Prata
Estadunidense, 26 anos
23/03/1995

#29 RACING TEAM NEDERLAND
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Campeões da LMP2 Pro-Am no WEC, os holandeses do Racing Team Nederland também atravessam o Atlântico em busca de um envolvimento na IMSA e na série de provas de Endurance. Terão suporte da TDS Racing, de Xavier Combet

Pilotos:

FRITS VAN EERD
Graduação: Bronze
Holandês, 54 anos
25/03/1967

GIEDO VAN DER GARDE
Graduação: Platina
Holandês, 36 anos
25/04/1985

RINUS VAN KALMTHOUT (RINUS VEEKAY)
Graduação: Ouro
Holandês, 21 anos
11/09/2000

DYLAN MURRY
Graduação: Prata
Estadunidense, 20 anos
17/09/2001

#68 e #69 G-DRIVE RACING BY APR
Carro: Aurus 01 (Oreca 07 LMP2)
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Com “running” sob os cuidados da Algarve Pro Racing, organização anglo-portuguesa sediada em Albufeira, a G-Drive Racing by APR tem boas mesclas de pilotos Pro-Am em seus quartetos. Olho em René Rast e Luca Ghiotto

Pilotos:

FRANÇOIS HÉRIAU
Graduação: Bronze
Francês, 38 anos
25/10/1983

OLIVER RASMUSSEN
Graduação: Prata
Dinamarquês, 21 anos
21/11/2000

ED JONES
Graduação: Ouro
Britânico (corre com licença dos Emirados Árabes Unidos), 26 anos
12/02/1995

RENÉ RAST
Graduação: Platina
Alemão, 35 anos
26/10/1986

JOHN FALB
Graduação: Bronze
Estadunidense, 50 anos
13/12/1971

JAMES ALLEN
Graduação: Ouro
Australiano, 25 anos
04/09/1996

LUCA GHIOTTO
Graduação: Platina
Italiano, 26 anos
24/02/1995

TIMJEN VAN DER HELM
Graduação: Prata
Holandês, 18 anos
26/01/2004

#81 DRAGONSPEED USA
Carro: Oreca 07 LMP2
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

A DragonSpeed aposta num elenco estelar de pilotos da Indy, entre eles Colton Herta e Pato O’Ward em seu único carro, já que o segundo bólido não se concretizou e neste carro Juan Pablo Montoya estaria com o filho Sebastián

Pilotos:

DEVLIN DEFRANCESCO
Graduação: Prata
Canadense, 22 anos
17/01/2000

ERIC LUX
Graduação: Bronze
Estadunidense, 33 anos
22/03/1988

PATRICIO “PATO” O’WARD
Graduação: Ouro
Mexicano, 22 anos
06/05/1999

COLTON HERTA
Graduação: Ouro
Estadunidense, 21 anos
20/03/2000

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames