IMSA, 24h de Daytona – Quem é Quem, classe LMP3

RIO DE JANEIRO – Seguimos com o “Quem é Quem” de pilotos e equipes para a abertura da IMSA e as 24h de Daytona: após os 35 carros e todos os times de Grã-Turismo, migramos para os Esporte-Protótipos. Começamos com a classe LMP3, que disputa sua segunda temporada como subclasse da série.

Dentro do regulamento ACO/FIA que foi homologado em 2020, esta divisão tem a obrigatoriedade de quatro chassis – Ligier, Adess, Ginetta e Duqueine – todos dotados de motor (Nissan VK56DE), câmbio (X-Trac) e ECU (Cosworth) de fabricação única, assim como os pneus da francesa Michelin, com peso mínimo de 930 kg e tanque de combustível com capacidade de 80 litros. A ordem é equalizar custos e equilibrar as disputas, onde as formações de pilotos são obrigatoriamente Pro-Am.

Contudo, a LMP3 apresenta um problema semelhante ao dos carros da extinta LMPC/Prototype Challenge, herança dos últimos anos do American Le Mans Series que a IMSA pegou pela proa e manteve ativa até por volta de 2016/17. Falta ainda resistência e confiabilidade e, por que não dizer, equilíbrio entre os competidores desta divisão, principalmente em provas muito exigentes feito Daytona e Sebring, por exemplo. São bólidos que aguentam bem o tranco em disputas de 2h40, mas em provas de maior duração, o buraco é muito mais embaixo.

Apesar dos prós e contras, a LMP3 é uma boa opção, há novas equipes na série e bons (alguns jovens e muito promissores) pilotos. Os carros são identificados pelo público nos autódromos e em casa pelos dorsais dos números em fundo laranja – mesmo matiz presente nas abas dos aerofólios traseiros. São oito equipes – uma com dois carros inscritos na abertura do campeonato e as demais, com um.

Vamos aos times:

#6 e #26 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Carro: Duqueine D30-M08
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

A equipe belga de propriedade de Bernhard Mühlner é a única do plantel da LMP3 a alinhar dois carros na abertura do campeonato de 2022

Pilotos:

MORITZ KRANZ
Graduação: Prata
Alemão, 34 anos
07/07/1987

EFRIN CASTRO
Graduação: Bronze
Dominicano (naturalizado estadunidense), 46 anos
27/10/1975

AYRTON ORI
Graduação: Prata
Estadunidense, 17 anos
23/06/2004

JOEL MILLER
Graduação: Ouro
Estadunidense, 33 anos
10/05/1988

CAMERON SHIELDS
Graduação: Prata
Australiano, 21 anos
15/12/2000

NOLAN SIEGEL
Graduação: Prata
Estadunidense, 17 anos
08/11/2004

CHARLES “C.R.” CREWS
Graduação: Bronze
Estadunidense, 33 anos
30/05/1988

UGO DE WILDE
Graduação: Ouro
Belga, 19 anos
20/11/2002

#7 FORTY7 MOTORSPORTS
Carro: Duqueine D30-M08
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

A Forty7 Motorsports é mais uma equipe que correrá com os chassis Duqueine nas 24h de Daytona, tendo como destaques Trenton Estep e Austin McCusker

Pilotos:

MARK KVAMME
Graduação: Bronze
Estadunidense, 60 anos
20/02/1961

AUSTIN McCUSKER
Graduação: Prata
Estadunidense, 24 anos
18/01/1998

TRENTON ESTEP
Graduação: Prata
Estadunidense, 22 anos
24/11/1999

ANTOINE DOQUIN
Graduação: Prata
Francês, 17 anos
Data de nascimento desconhecida

#13 AWA
Carro: Duqueine D30-M08
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

Com sede no Canadá e egressa do IMSA Prototype Challenge, a AWA faz sua estreia na série principal este ano

Pilotos:

MATT BELL
Graduação: Prata
Britânico, 32 anos
05/11/1989

OREY FIDANI
Graduação: Bronze
Canadense, 35 anos
22/11/1986

LARS KERN
Graduação: Prata
Alemão, 34 anos
18/11/1987

KUNO WITTMER
Graduação: Ouro
Canadense, 39 anos
06/09/1982

#33 SEAN CREECH MOTORSPORT
Carro: Ligier JS P320
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

Mais uma tentativa: a Sean Creech Motorsport está de volta com João Barbosa como seu nome mais destacado além dos jovens e promissores Malthe Jakobsen e Seb Priaulx

Pilotos:

JOÃO BARBOSA
Graduação: Ouro
Português, 46 anos
11/03/1975

MALTHE JAKOBSEN
Graduação: Prata
Dinamarquês, 18 anos
29/10/2003

SEBASTIAN “SEB” PRIAULX
Graduação: Prata
Britãnico (corre com a bandeira da Ilha de Guernsey), 21 anos
18/01/2001

LANCE WILLSEY
Graduação: Bronze
Estadunidense, 60 anos
16/05/1961

#36 ANDRETTI AUTOSPORT
Carro: Ligier JS P320
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

A Andretti Autosport ganhou domingo o direito de largar na pole da LMP3 ao vencer a prova classifcatória das 24h de Daytona em sua subclasse

Pilotos:

JARETT ANDRETTI
Graduação: Prata
Estadunidense, 29 anos
13/12/1992

RASMUS LINDH
Graduação: Prata
Sueco, 20 anos
06/07/2001

JOSH BURDON
Graduação: Prata
Australiano, 29 anos
05/09/1992

GABRIEL “GABBY” CHAVES
Graduação: Ouro
Colombiano, 28 anos
07/07/1993

#38 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Carro: Ligier JS P320
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

Vencedora noutras oportunidades em subclasses nas 24h de Daytona, a Performance Tech está mais uma vez no plantel da LMP3 da IMSA

Pilotos:

HIKARU ABE
Graduação: Bronze
Japonês, 34 anos
05/06/1987

GARETT GRIST
Graduação: Ouro
Canadense, 26 anos
09/04/1995

DANIEL “DAN” GOLDBURG
Graduação: Bronze
Estadunidense, 43 anos
11/05/1978

NICOLÁS “NICO” PINO
Graduação: Prata
Chileno, 17 anos
21/09/2004

#54 CORE AUTOSPORT
Carro: Ligier JS P320
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

A CORE Autosport não alinhou na corrida classificatória do ROAR Before The Rolex 24 e, mesmo largando de último entre todos os protótipos, promete incomodar muito nas 24h de Daytona se não tiver problemas mecânicos

Pilotos:

JONATHAN “JON” BENNETT
Graduação: Bronze
Estadunidense, 56 anos
04/05/1965

COLIN BRAUN
Graduação: Ouro
Estadunidense, 33 anos
22/09/1988

GEORGE KURTZ
Graduação: Bronze
Estadunidense, 56 anos
05/05/1965

NICLAS “NIC” JÖNSSON
Graduação: Prata
Sueco, 54 anos
04/08/1967

#74 RILEY MOTORSPORTS
Carro: Ligier JS P320
Motor: Nissan VK56DE 5,6 litros V8

Concentrada num único carro, a Riley Motorsports aposta em Felipe Fraga e traz Kay Van Berlo e Michael Cooper como reforços para ajudar a equipe que é a atual campeã de pilotos da LMP3 com Gar Robinson

Pilotos:

KAY VAN BERLO
Graduação: Prata
Holandês, 21 anos
22/12/2000

FELIPE FRAGA
Graduação: Ouro
Brasileiro, 26 anos
03/07/1995

GAR ROBINSON
Graduação: Prata
Estadunidense, 27 anos
17/01/1995

MICHAEL COOPER
Graduação: Prata
Estadunidense, 32 anos
01/09/1989

Comentários