IMSA: as novidades para a temporada 2022

RIO DE JANEIRO – Feliz Ano Novo a todos! O blog foi mais negligenciado ano passado do que em qualquer outro, mas espero que as leitoras e os leitores entendam que houve outras prioridades. Como um livro editado em tempo recorde, o trabalho na TV Cultura e mais algumas situações que tomaram tempo deste que vos escreve – além dos problemas decorrentes do Covid-19 no meio do ano passado.

Mas 2021 ficou pra trás e vamos focar no presente e futuro. Por isso, abro os trabalhos desse ano com um novo post projetando o que pode ser a série IMSA em 2022.

E pela expectativa gerada em torno das mudanças de regulamento – a dos Grã-Turismo já neste ano e a futura classe LMDh em convergência com os Hypercars do WEC a partir de 2023, o que se antevê é um campeonato sensacional.

A própria organização fez um cálculo de que possivelmente terão que fazer lista de espera para a disputa das 24h de Daytona, já que o interesse é enorme e por questões de segurança o grid deverá ser limitado na abertura do campeonato ao total de 60 carros.

Vamos ao que interessa: o panorama da IMSA para este ano está no ar.

Assim estará o Acura DPi da Meyer Shank Racing, que terá Hélio Castroneves pelo menos nas 24h de Daytona

Classe DPi

6 carros full season – 7 na Endurance Cup

No último ano de disputa da Daytona Prototype International (DPi) dentro do atual regulamento, a IMSA viu a Mazda ‘meter o pé’ e assim a competição foi reduzida somente ao envolvimento de Cadillac e Acura, com o construtor dos EUA se responsabilizando por inscrever cinco carros – quatro full season e mais um extra na Endurance Cup – com os dois Acura DPi ex-Penske e hoje da WTR e da Meyer Shank, que seguirão clientes da Honda em 2023.

A WTR reteve sua dupla principal – Ricky Taylor e Filipe Albuquerque – trazendo o britânico Will Stevens e também a estrela da Indy Alexander Rossi para os eventos de Endurance. Na MSR, os titulares do time na Indy, o brasileiro Hélio Castroneves e também Simon Pagenaud juntam-se aos novos recrutas Oliver Jarvis e Tom Blomqvist, já que Dane Cameron volta à Penske e Olivier Pla foi demitido.

Outra equipe que perdeu um piloto para o Team Penske foi a AX Racing, que trouxe Tristan Nunez para a vaga de Felipe Nasr, assinado com a Porsche. Assim, Pipo Derani ganha um novo companheiro e Mike Conway está garantido para as provas do Michelin Endurance Cup. O carro #48 estará em Daytona simplesmente com Jimmie Johnson e Mike Rockenfeller, além dos outros dois pilotos bicampeões do WEC e campeões de Le Mans em 2021 – Kamui Kobayashi e “Pechito” López.

Na JDC-Miller, a novidade é a vinda do experiente Richard Westbrook para compor dupla com Tristan Vautier ao longo de todo o campeonato. Loïc Duval assinou para as quatro provas longas já que estará com a Peugeot no WEC e Ben Keating vai de ‘double duty’ nas 24h de Daytona, pois além do Cadillac vai guiar também na LMP2.

A boa notícia é que, como um “apronto” para 2023, onde representará a Cadillac no WEC, a Ganassi terá dois carros na DPi e novos contratados, apostando em Alex Lynn e Earl Bamber, este ex-Porsche, além de Sébastien Bourdais, que já conhece a equipe do programa Ford na LMGTE-PRO.

Renger Van der Zande perdeu assim o colega Kevin Magnussen, que deve acertar pelo menos para correr em Daytona. É bem possível que Scott Dixon também seja recrutado para os  eventos de Endurance e não se descartaria a presença de Álex Palou ou até de Marcus Ericsson em outros eventos pelo time em 2022 na IMSA. Dependerá de calendário, é claro.

A PR1/Mathiasen expande suas operações na LMP2 para dois carros este ano

Classe LMP2 

3 carros full season – 6 na Endurance Cup – 10 nas 24h de Daytona

Sem seguir por completo o pacote técnico restrito da LMP2 no WEC, com pneus Goodyear no certame mundial e motores com redução de potência (nos EUA, a borracha é Michelin e não há restrição de performance), de forma a não deixar esses carros tão velozes quanto os Hypercars, a divisão na série IMSA acaba por atrair várias equipes que estavam no continente europeu – além do fato de as equipes aceitarem com mais naturalidade a premissa Pro-Am da divisão nos EUA.

Apesar disso, apenas três carros full season estão confirmados para 2022 e espera-se a definição da Tower Motorsport. Por enquanto, a PR1/Mathiasen assegurou presença com dois protótipos – um deles, herança da WIN Autosport  – e seus titulares este ano serão Steven Thomas/Jonathan Bomarito e Ben Keating/Mikkel Jensen. No #11, os tripulantes em Daytona serão Josh Pierson e Harry Tincknell, enquanto Scott Huffaker e Nico Lapierre reforçarão o #52.

A outra equipe a tempo inteiro na série é a ERA Motorsport, que não estará envolvida desta vez no ELMS, dando prioridade à IMSA com Dwight Merriman e Ryan Dalziel fazendo o certame inteiro, reforçados por Kyle Tilley e Paul-Loup Chatin na primeira etapa do campeonato.

Para o Michelin Endurance Cup, foram confirmadas as adesões de três equipes do WEC: a High Class Racing opta pelas provas longas nos EUA – Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans – ao invés de seguir na LMP2 Pro-Am do Mundial: Anders Fjordbach e Dennis Andersen estão na empreitada e terão a companhia do futuro piloto Audi Nico Müller e de Fabio Scherer, também suíço e ex-United Autosports.

O Racing Team Nederland também transferir-se-á para a competição ianque e na prova inaugural o ‘patrão’ e piloto Frits van Eerd dividirá os trabalhos com Giedo Van der Garde, o “Holandês Voador” da Indy Rinus VeeKay e Dylan Murry, que vem da LMP3. Já a United Autosports apresentará um carro para o experiente Guy Smith em companhia de Jim McGuire, Will Owen – de volta – e a nova estrela do time, Phil Hanson.

Com o suporte da Algarve Pro Racing, a G-Drive Racing se apresenta para a disputa das 24h de Daytona com dois Aurus 01 (que são os Oreca 07) e as estrelas do carro #68 são o ex-titular da Fórmula Indy Ed Jones e o alemão René Rast, futuro piloto da Audi no regulamento LMDh. Eles terão a companhia de Oliver Rasmussen e François Hériau. No segundo carro, alinharão Luca Ghiotto, James Allen, John Falb e o novato holandês Timjen Van der Helm, de apenas 17 anos, que fez provas de Fórmula 3 ano passado.

Na DragonSpeed, muitas novidades: a começar por pai e filho juntos – Juan Pablo e Sebastián Montoya vão dividir um dos carros da equipe de Elton Julian com o sueco Henrik Hedman, faltando confirmar um quarto nome. Na outra inscrição, um plantel repleto de pilotos da Fórmula Indy: Colton Herta, Devlin DeFrancesco e Pato O’Ward vão se juntar a Eric Lux no primeiro evento do ano.

Dois protótipos Duqueine foram confirmados pela Mühlner Motorsports para as 24h de Daytona na classe LMP3

Classe LMP3 

5 carros full season – 7 na Endurance Cup

Até agora o panorama da LMP3 está se desenhando menos favorável na IMSA em relação ao que foi o primeiro ano completo, onde pelo menos 14 carros foram vistos em no mínimo uma corrida da nova classe de protótipos do Weathertech SportsCar Championship. É provável que os números mudem, mas por enquanto tudo aponta para uma redução de interesse – esperamos sinceramente que não.

Os times de temporada completa por enquanto são cinco, todos com um carro cada – a canadense AWA, a Riley Motorsports, a Performance Tech, a JR III Motorsports e a Andretti Autosports – com a Mühlner Motorsports, em princípio, confirmada para a série de Endurance.

A equipe de Bernhard Mühlner inclusive dobra a aposta e vai com dois protótipos Duqueine D30-M08 em Daytona: o #6 com Moritz Kranz/Ayrton Ori/Efrin Castro/Joel Miller e o #26 com Ugo de Wilde/Cameron Shields/Nolan Siegel/Charles Crews.

Oriunda da série Prototype Challenge de provas curtas, a AWA também terá um protótipo Duqueine, alinhado em Daytona para Kuno Wittmer/Lars Kern/Orey Fidani/Matt Bell. No #36 da Andretti, estão confirmados Jarrett Andretti, Josh Burdon, Gabby Chaves e o sueco Rasmus Lindh.

A Performance Tech dará oportunidade a dois caras novas: ao chileno Nico Pino e ao japonês Hikaru Abe, junto ao canadense Garett Grist e ao estadunidense Dan Goldburg, o único que sobrou dos que correram por lá em 2021.

Na Riley Motorsports, que provavelmente reduzirá forças a somente um carro, Felipe Fraga deve fazer o campeonato completo com Gar Robinson. Para as 24h de Daytona, foram chamados o holandês Kay Van Berlo, jovem destaque da Porsche Carrera Cup North America e também Michael Cooper, experiente nome de 32 anos e especialista em provas de Turismo.

Ari Balogh e Garett Grist são os nomes anunciados pela JR III Motorsport para a temporada 2022 da IMSA e outros pilotos devem ser confirmados mais próximo do ROAR Before The Rolex 24.

Dose dupla e com dois construtores diferentes: pelo menos em Daytona a Weathertech Racing vai de Porsche e Mercedes-AMG

Classe GTD Pro

8 carros possíveis full season – 12 carros possíveis nas 24h de Daytona

Substituta da GTLM como uma alternativa mais viável em termos de custo, a GTD Pro deve começar muito bem sua campanha na temporada 2022 da IMSA. Projeta-se pelo menos 12 carros com times compostos de pilotos profissionais (embora isso não seja levado à risca) na abertura do campeonato e oito prováveis inscritos full season.

Comecemos pela Corvette Racing, que abre-se em duas frentes para este ano, levando o C8.R também ao WEC a tempo inteiro na LMGTE-PRO, porém fincando pé nos EUA com uma inscrição de campeonato completo para Antonio Garcia e Jordan Taylor, mantendo Nicky Catsburg como o recruta do Endurance. Os titulares do WEC Tommy Milner e Nick Tandy ganham nova companhia com a saída de Alexander Sims do programa: Marco Sorensen reforça a marca pelo menos nas 24h de Daytona e, possivelmente, em Le Mans.

Representando a Porsche, o time canadense Pfaff Motorsports terá os ases Mathieu Jaminet e Matt Campbell a tempo inteiro, aos quais Felipe Nasr, campeão da DPi ano passado, junta-se a eles já como integrante da marca de Weissach este ano – pelo menos para um programa restrito de provas e em paralelo com o desenvolvimento do LMDh que estreia em 2023.

A Vasser Sullivan vai se concentrar na IMSA este ano, após o fim da parceria com a Dale Coyne na Indy e um de seus Lexus RC-F GT3 estará na divisão principal da GTD com o ex-McLaren Ben Barnicoat e o novo enfant gaté da Fórmula Indy Kyle Kirkwood, além de Jack Hawksworth, completando o trio para Daytona.

Como representante da Lamborghini e oriunda do Fanatec GT World Challenge America, a TR3 Racing vai com um carro na GTD Pro para Mirko Bortolotti/Andrea Caldarelli/Rolf Ineichen/Marco Mapelli. Outro time que se divide entre GTD e GTD Pro – pelo menos em Daytona – é a The Heart of Racing, que alinhará um Aston Martin com Ross Gunn, Maxime Martin e Alex Riberas Bou.

Dividida em duas frentes, com um Porsche e uma Mercedes-AMG, a Weathertech Racing aposta em nomes de peso: o Porsche #79 vai com Julien Andlauer, Matteo Cairoli e Alessio Picariello, mais Cooper MacNeil, outro que fará ‘double duty’, pois está igualmente inscrito no #97 que conta com Jules Gounon, Dani Juncadella e Maro Engel para a clássica prova da Flórida.

Até o momento, o BMW Team RLL – que estará com a novíssima BMW M4 GT3 desenvolvida exaustivamente pelo brasileiro Augusto Farfus – além da KCMG, que deve vir de Porsche, não confirmaram suas tripulações. Aguarda-se a participação da Risi Competizione como integrante da temporada completa da série com uma Ferrari 488 GT3 EVO.

Nova cliente BMW na IMSA, a Paul Miller não receberá sua M4 GT3 a tempo de competir em Daytona, no final de janeiro

Classe GTD

7 full season – 8 na Sprint Cup – 10 na Endurance Cup – 13 nas 24h de Daytona

A GTD, para equipes Pro-Am na divisão de Grã-Turismo, ainda verá seu plantel crescer para 2022. Já nos primeiros dias do novo ano, pelo menos mais três times confirmaram seu envolvimento e o grid deverá ter muitas novidades até o início do ROAR.

A Paul Miller Racing, por exemplo, anunciou presença com novo carro – o modelo BMW M4 GT3. Mas como não se decidiu a tempo da construção do ‘brinquedo’ para Daytona, a equipe estará ausente na abertura do campeonato. Madison Snow e Bryan Sellers seguem a bordo este ano, com um terceiro piloto a ser confirmado oportunamente a partir das 12h de Sebring.

Richard Heistand/Aaron Telitz/Frankie Montecalvo estão garantidos no #12 da Vasser Sullivan e a Wright Motorsports, com o único Porsche confirmado entre os times GTD até agora, trouxe Zach Robichon, ex-Pfaff Motorsports, para se juntar a Jan Heylen e Ryan Hardwick em Daytona. Patrick Long, antigo integrante do time, pendurou o capacete.

O segundo carro da TR3 confirmado para Daytona será entregue ao italiano Giacomo Altoè e a três pilotos dos EUA – John Megrue, Bill Sweedler e Jeff Segal. Já a AF Corse alinha uma Ferrari com seu nome para Luis Perez-Companc/Simon Mann/Toni Vilander/Nicklas Nielsen além de dar suporte à inscrição da Cetilar Racing com Roberto Lacorte/Alessio Rovera/Antonio Fuoco/Giorgio Sernagiotto.

Na inscrição do #27 da The Heart of Racing, em princípio, constam cinco nomes, o que não é permitido pelo atual regulamento da IMSA: mas aqui vão – Tom Gamble, Maxime Martin, Roman de Angelis, Darren Turner e Ian James.

Confirmada na temporada completa com um Lamborghini Huracán, a CarBahn Motorsports with Peregrine Racing anunciou somente sua dupla titular para 2022, formada por Jeff Westphal e Robert Megennis, deixando para confirmar os pilotos de Endurance mais para a frente. Já a Gradient Racing, outra participante do IMSA Weathertech Sprint Cup que agora opta por um programa de Endurance, vai de Acura – outra vez – mas com Mario Farnbacher/Til Bechtolsheimer/Marc Miller/Kyffin Simpson.

Oriunda do DTM, a equipe T3 Motorsport terá à disposição um Lamborghini com Mateo Llarena/Franck Perera/Maximilian Paul/Misha Goikhberg apenas nas 24h de Daytona, em princípio. A Turner Motorsport fará o ano completo com a nova BMW entregue a Bill Auberlen e Robby Foley, aos quais se juntam Michael Dinan e Jens Klingmann na abertura do certame.

A Gilbert Korthoff Motorsports deve competir a temporada completa com um Mercedes-AMG e os pilotos em Daytona serão Guy Cosmo, Scott Andrews, Stevan McAleer e Mike Skeen. Paul Dalla Lana e Nicki Thiim são os anunciados na participação da equipe do diletante canadense nas 24h de Daytona, enquanto a Magnus Racing também vai de Aston Martin – e somente no Michelin Endurance Cup – sem pilotos anunciados, além da Crucial Motorsports, esta prospectando inscrições apenas para o IMSA Weathertech Sprint Cup com um McLaren 720 S GT3.

Aguardemos os desdobramentos do que virá até o momento em que a IMSA anunciar a lista de entradas para o ROAR Before The Rolex 24. A disputa das 24h de Daytona está marcada para os dias 29 e 30 de janeiro.

Comentários