ROAR Before The Rolex 24: Acura e WTR conquistam pole para as 24h de Daytona

No clique de Mike Levitt, Albuquerque e Ricky Taylor, que correrão em Daytona com Will Stevens e Alexander Rossi comemoram a vitória que lhes assegura a pole para as 24h de Daytona no próximo fim de semana

RIO DE JANEIRO – Neste domingo, houve um “aperitivo” do que será no próximo fim de semana a disputa de um clássico do Endurance – a 60ª edição das 24h de Daytona, sábado e domingo (29/30) abre a temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship e do IMSA Michelin Endurance Cup com casa cheia e 61 carros distribuídos em cinco categorias – 26 protótipos entre DPi, LMP2 e LMP3 e nada menos que 35 modelos Grã-Turismo com a participação de 13 GTD Pro e 22 GTD.

Esse deslumbrante total de carros desfilou ontem no Daytona International Speedway em seu traçado misto de 5,728 km de extensão – com exceção da CORE Autosport, que não disputou a prova classificatória por falha mecânica em seu protótipo LMP3 e automaticamente largará de último na categoria no próximo sábado – no Motul Pole Award 100, para definir as posições de grid das 24h de Daytona, a exemplo do que já acontecera ano passado.

E após sair em último no pelotão de sete DPi inscritos por ter apresentado uma asa traseira não aprovada na vistória técnica pós-treino classificatório, a Wayne Taylor Racing conquistou a primeira pole para o protótipo Acura ARX-05C na prova da Flórida. Com Filipe Albuquerque e Ricky Taylor dando o máximo a bordo do #10, a equipe vencedora em quatro das últimas cinco edições do evento garantiu um lugar na linha de frente do grid – o que teoricamente pouco importa numa corrida tão longa, difícil e trabalhosa como as 24h de Daytona, ainda mais com o grid tão extenso – o maior desde 2014.

Apesar disto, o Motul Pole Award 100 foi um bom entretenimento, com disputas na maior parte das categorias o tempo inteiro e briga até a última volta pela vitória geral, que escapou da JDC-Miller num contato seguido de rodada do #5 então guiado por Richard Westbrook e conduzido também por Tristan Vautier, que na véspera fez a pole position para a prova classificatória.

A disputa terminou com 61 voltas completadas e sem necessidade de entrada do Safety Car, o que atrapalhou a estratégia da equipe do brasileiro Pipo Derani – que terminou em 7º lugar e da MSR w/Curb-Agajanian: o time de Hélio Castroneves, que não disputou ontem o Motul Pole Award 100, acabou em quarto à frente dos dois carros da Ganassi, que acabaram penalizados após o primeiro pit stop por excesso de velocidade.

Para a Ally Cadillac/AX Racing e seu carro #48 que só disputa as provas longas, o 3º lugar foi lucro depois que Jimmie Johnson andou em ritmo na média de oito a nove décimos pior que os ponteiros. Kamui Kobayashi, sempre veloz, recuperou terreno e também se beneficiou do fato de que o #60 precisou salvar combustível e o #31 recorreu aos boxes para uma terceira parada, sob o risco de ficar na pista com pane seca.

Na LMP2, dobradinha da PR1/Mathiasen sem sustos: ganhou o #52 guiado por Ben Keating e Mikkel Jensen, assegurando a melhor posição de largada entre os dez carros inscritos na classe, logo à frente do #11 conduzido neste domingo por Steven Thomas e Jonathan Bomarito. O ótimo ritmo de René Rast na segunda fase da prova bastou para o #68 da G-Drive Racing w/APR superar a High Class Racing e a Dragonspeed, que completaram o top 5 da divisão.

Jarett Andretti e Josh Burdon fizeram uma corrida muito tranquila com o #36 da Andretti Autosport e garantiram à equipe a pole da LMP3 – que foi logo a mais desfalcada por vários carros que enfrentaram problemas, entre eles o #74 do time de Felipe Fraga, que vai largar de oitavo entre nove concorrentes. Moritz Kranz e Ayrton Ori, com o Duqueine M30-D08 da Mühlner Motorsports America, chegaram quase uma volta inteira atrás dos rivais e a AWA pescou a terceira posição com Orey Fidani e Kuno Wittmer a bordo.

Na nova GTD Pro, os Porsches deram as cartas em grande parte da disputa, mas primeiro um problema de reabastecimento derrubou o #2 da KCMG que dominara no início com Alexandre Imperatori e depois os carros da Weathertech Racing e Pfaff Motorsports sucumbiram ante o Lamborghini Huracán #63 da TR3, vencedor da prova classificatória com os sempre velozes italianos Andrea Caldarelli e Mirko Bortolotti. Felipe Nasr dividiu a pilotagem do #9 com Mathieu Jaminet e eles terminaram em 3º na categoria.

A Weathertech Racing ainda teve sua Mercedes-AMG #97 com o quarto posto da GTD Pro, seguida do #15 – também com o mesmo patrocínio, mas inscrita com o nome Proton USA e guiada por Austin Cindric e Dirk Müller. A The Heart of Racing pôs uma quarta marca – a Aston Martin – no top 6 da divisão.

Os demais carros que têm brasileiros inscritos não foram bem classificados: Daniel Serra e Davide Rigon levaram a Ferrari da Risi ao 11º posto da classe, uma posição à frente da nova BMW M4 GT3 conduzida por Sheldon Van der Linde e Connor de Philippi, parceiros de Augusto Farfus. Esses dois modelos, além do Corvette C8.R, foram ‘premiados’ com um BoP pré-qualificação para o Motul Pole Award 100. Pelo visto, as modificações não resultaram em nada positivo para estes três construtores…

A Mercedes-AMG da Winward foi dominante quase a disputa inteira e levou a melhor na GTD, chegando em quarto no agregado das duas divisões de Grã-Turismo, à frente da Crucial Motorsports. Ganharam Russell Ward e Lucas Auer, à frente de Jon Miller e Paul Holton. a Wright Motorsports assegurou a terceira posição entre os GTD, seguida pela Vasser Sullivan e o Lexus RC-F #12, com a SunEnergy 1 e a Gilbert Korthoff Motorsports fechando os seis primeiros.

As atividades de pista com vistas à preparação para as 24h de Daytona recomeçam na próxima quinta-feira, com três treinos livres. Pelo horário de Brasília, as sessões serão de 13h05 às 14h35, 17h20 às 19h05 e, por fim, de 21h15 às 23h. Na sexta-feira, há um quarto e último treino, de 60 minutos, começando às 13h20 de Brasília.

A largada para a 60ª edição das 24h de Daytona será às 13h40 locais, 15h40 de Brasília neste sábado.

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