ACO anuncia entry list das 24h de Le Mans dia 28

RIO DE JANEIRO – Anotem em suas agendas: no próximo dia 28, vulgo segunda-feira, o Automobile Club de l’Ouest anuncia em caráter oficial os 62 carros titulares da 90ª edição das 24h de Le Mans. Prevista para 11 e 12 de junho, a clássica corrida francesa retornaria após dois anos à data tradicional – por conta da Pandemia do Covid-19 o evento foi adiado de forma inédita pela primeira vez desde 1968 e, igualmente num acontecimento inédito, a corrida de 2020 não teve público nas arquibancadas – ano passado, sim, mas com plateia limitada a 50 mil espectadores – e pareceu haver mais…

Obviamente a grande dor de cabeça do comitê de seleção do ACO será definir quem e onde estarão os 62 titulares, já que há 39 inscrições full season do WEC, vários convites de ofício que serão honrados e aí o número de vagas diminuiria dramaticamente, a ser distribuído nas quatro subclasses do regulamento técnico e esportivo. Vai ter equipe boa sendo relegada à suplência, esperando pelo bom e velho forfait de um ou outro competidor com dificuldades.

Mas há alguns detalhes e o primeiro que salta aos olhos e ouvidos de muita gente: será que a Peugeot, que com estardalhaço anunciou o inovador Hypercar 9X8, vai mesmo estar presente? É a grande dúvida, posto que o rumor da ausência do construtor francês com vistas ao preparo para a prova de 2023 ganha corpo e forma, aumentado após a ausência já sabida nas 1000 Milhas de Sebring, daqui a menos de um mês.

Fréderic Lequien, o CEO do WEC e Pierre Fillon, presidente do ACO, foram taxativos: quem não se apresentar para Spa em maio e for do WEC, não poderá competir em Le Mans. O que seria um autêntico balde de água gelada na torcida local. Ora: alguém acreditará que na ausência da Peugeot a Alpine, com todo respeito, faria frente à Toyota?

Daí a dúvida sobre a distribuição das vagas restantes, pois se a Peugeot se ausentar definitivamente, o total de carros “de ofício” do WEC baixa para 37, sendo apenas quatro Hypercar, quinze LMP2, cinco LMGTE-PRO e 13 LMGTE-AM.

Deve haver um acréscimo em cada classe para tornar a lista – hum… digamos assim… – equânime. A Glickenhaus tem planos de dois carros extras em Spa e Le Mans e deve levar esses planos a cabo. Quem “salvaria” o ACO de mais um vexame seria o projeto Vanwall que o comitê de seleção do WEC vetou por ‘falta de homologação’ do carro desenvolvido pela ByKolles na Alemanha, dotado de motor Gibson GK458 V8 e sem sistemas híbridos.

A Hypercar assim pode ficar com entre seis a oito carros – isso se a Peugeot decidir mesmo por sua participação.

Na LMP2, com 15 competidores regulares do WEC, será um ‘pega pra capar’ pelas vagas restantes. Team WRT e United Autosports estão com inscrições de ofício e têm direito a convites automáticos – mas se o time de Yves Weerts, René Verbist e Vincent Vosse acredita não poder ter chance de um carro extra, a equipe de Zak Brown e Richard Dean tem capacidade técnica de sobra para alinhar um terceiro protótipo.

DKR Engineering, Nielsen Racing e CD Sport ganharam vagas automáticas por conquistas no ELMS e Asian Le Mans Series. Não apostaria fichas na participação do time do Grão-Ducado de Luxemburgo e tampouco na organização de bandeira espanhola aceitando a participação via entradas automáticas. A Nielsen, que esteve inscrita há dois anos, pode aparecer e levo fé que retorne.

Daí, leitoras e leitores, o resto é o resto: se o ACO mantiver os critérios de antanho, terá de trazer as seguintes equipes do ELMS e até da IMSA – Racing Team Nederland, High Class Racing, Panis Racing, Duqueine, IDEC Sport, Graff e COOL Racing. Sem contar o terceiro carro da United Autosports e/ou inscrições suplementares de G-Drive e Inter Europol Competition. A ver…

Em seu último ano na transição do regulamento Grã-Turismo que entra em vigor a partir de 2024, dando vez aos modelos enquadrados no GT3 FIA, a LMGTE-PRO deve vir com um plantel mínimo. Possivelmente (eu disse, possivelmente) de oito a nove carros, com os cinco inscritos regulares do WEC – duas Ferrari da AF Corse, dois Porsches e um Corvette, acrescidos de outro C8.R e mais três inscrições dos EUA: Riley Motorsports e Risi Competizione, com Ferrari e Weathertech Racing, com um Porsche.

Na LMGTE-AM, estão assegurados os 13 anunciados do Mundial de Endurance. Entre os competidores com vagas de ofício, AF Corse, Spirit of Race e Iron Lynx – esta com duas vagas automáticas – já estão no WEC. Rob Ferriol assegurou que honrará o convite automático via Team Hardpoint, com um Porsche. Sobra ver se Inception Racing w/Optimum Motorsport (cujo trio campeão do Asian Le Mans Series também estará no WEC, via Team Project 1), Rinaldi Racing, Herberth Motorsport e um carro da AF Corse em parceria com a APM Monaco estariam entre os inscritos automáticos.

Daí, o resto é jogar pro alto e ver entre os times do ELMS quem o ACO poderia incluir: Absolute Racing? JMW Motorsport? Proton Competition? Kessel Racing w/Car Guy? Ou mesmo a Cetilar Racing, noutro carro cuidado pela AF Corse – aliás, Amato Ferrari disse que fez reserva de inscrição para oito carros – os seis dele no WEC, sendo um LMP2, dois LMGTE-PRO e três LMGTE-AM (a Spirit of Race é o braço suíço do time dele) e mais duas Ferrari suplementares…

Respostas pra tudo isso? Só mesmo dia 28. Daqui até aquela data, semana que vem, é só especulação.

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