37 carros anunciados para as 6h de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – Saiu a lista oficial de inscritos para a edição 2022 das 6h de Spa-Francorchamps, segunda etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) que acontece no próximo dia 7 de maio – e será a primeira corrida na tradicional pista belga após as mudanças de segurança efetuadas em diversos pontos considerados perigosos no traçado de pouco mais de 7 km de extensão.

O total de carros é de 37 – praticamente o mesmo das 1000 Milhas de Sebring com a adição do Porsche LMGTE-AM da GR Racing, cujo 911 RSR-19 foi cedido ao Team Project 1, que destruíra um de seus carros no Prólogo em Sebring. A trinca Michael Wainwright/Ben Barker/Riccardo Pera está confirmada para a disputa belga.

Em relação a nomes, há quatro novidades: Pipo Derani é o terceiro brasileiro anunciado no grid com a equipe Glickenhaus, que já defendera ano passado em duas provas. O campeão da IMSA na série DPi faz a prova da Bélgica como preparação para as 24h de Le Mans. Ele ocupa o lugar que foi de Ryan Briscoe em Sebring e dividirá o #708 do time estadunidense com Romain Dumas e Olivier Pla.

Na LMP2, Sébastien Bourdais – ausente em Sebring por conta do compromisso com a IMSA e a Ganassi/Cadillac – estreia pela Vector Sport e Alex Lynn, igualmente fora da etapa inicial do WEC pelo mesmo motivo, faz sua primeira aparição no #23 da United Autosports.

Por fim, quem ‘joga em casa’ é o belga Jan Heylen, escalado pela Dempsey-Proton no #88 junto a Fred Poordad e Patrick Lindsey. O piloto da Wright Motorsports na IMSA substitui Julien Andlauer, que correu na Flórida.

O BoP para as classes Hypercar, LMGTE-PRO e LMGTE-AM não foi ainda anunciado, mas é certo que pelas características do traçado belga, com curvas mais velozes e poucos trechos de baixa, a Toyota terá vantagem sobre Glickenhaus e Alpine, por conta da tração total do GR010 Hybrid ativada a 190 km/h.

Após as 1000 Milhas de Sebring, o trio formado por André Negrão/Matthieu Vaxivière/Nico Lapierre vai para a Bélgica com 39 pontos no bolso do macacão, contra 27 de Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa e 23 de Ryan Briscoe/Romain Dumas/Olivier Pla. Os atuais campeões Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López, além de estarem “no zero”, terão um novo chassis na 2ª etapa. A batida de Pechito em Sebring demoliu o carro #7, do qual poucas peças serão reaproveitadas.

Na LMP2, lideram Josh Pierson/Paul Di Resta/Oliver Jarvis, com onze pontos de frente para Sean Gelael/Robin Frijns/René Rast e quinze em relação a Ferdinand Von Habsburg/Rui Andrade/Norman Nato. Felipe Nasr e seus parceiros Emmanuel Collard e Dane Cameron ocupam a 8ª posição com seis pontos.

Entre as trincas Pro-Am, vantagem para Alessio Rovera/François Perrodo/Nicklas Nielsen sobre François Hériau/Matthieu Lahaye/Jean-Baptiste Lahaye.

Com pontuação máxima, Michael Christensen e Kévin Estre são os líderes da classificação de pilotos na LMGTE após Sebring, seguidos por Nick Tandy/Tommy Milner e Gianmaria Bruni/Richard Lietz. Na LMGTE-AM, David Pittard/Paul Dalla Lana/Nicki Thiim têm uma dezena de pontos à frente de Ben Keating/Florian Latorre/Marco Sorensen. A terceira colocação na tabela é de Ben Barnicoat/Brendan Iribe/Ollie Millroy.

A corrida de Spa-Francorchamps será num sábado, com largada às 13h locais, 8h da manhã de Brasília.

Comentários