ACO anuncia lista de entradas das 24h de Le Mans 2022!

RIO DE JANEIRO – Com atraso de quase duas semanas, finalmente o Automobile Club de l’Ouest (ACO) fez saber quem serão os 62 carros titulares – e os suplentes –  da 90ª edição das 24h de Le Mans, que voltarão ao seu mês tradicional após dois anos de adiamento por conta da Pandemia do Covid-19, incluindo a corrida sem plateia em 2020 e um número limitado (ma non troppo…) de público ano passado.

Marcada para 11 e 12 de junho, a prova será também a 3ª etapa do calendário de seis eventos do Mundial de Endurance (FIA WEC), contando pontos em dobro para 37 dos carros anunciados para a maior prova longa da galáxia.

O plantel, resolvido o problema com os russos e com a defecção da Peugeot, que alegou não ter a homologação do seu 9X8 concluída (duro de engolir…) terá cinco Hypercars, 27 protótipos LMP2 (uma dezena deles numa subclasse LMP2 Pro-Am), sete LMGTE-PRO e 23 LMGTE-AM. Notem que do total de entradas, 50 são de times independentes.

Confira aqui os inscritos

Cinco brasileiros estão confirmados até o momento, com André Negrão na equipe Alpine Elf Team, Pipo Derani anunciado pela Glickenhaus Racing – na inscrição do WEC, cabe observar, Felipe Nasr pelo Team Penske, Pietro Fittipaldi (que deve fazer a estreia dele em La Sarthe) via Inter Europol Competition – no carro do European Le Mans Series, além de Felipe Fraga na LMGTE-PRO com uma inscrição automática da Riley Motorsports. Espera-se que Daniel Serra seja um dos terceiros nomes da AF Corse, ainda não anunciados.

Da relação inicial, constam 159 nomes de 186 possíveis para os 62 carros. Portanto, ainda há 27 vagas em aberto. E são dezenas os estreantes de peso e as equipes novas em La Sarthe, entre elas a Prema Orlen Team, a Vector Sport, a espanhola CD Sport e a estadunidense Hardpoint. O Team Penske, por incrível que pareça, já esteve em Le Mans (no ano de 1971), com uma Ferrari 512 nas cores azuis da Sunoco e associada à Kirk F, White.

Além da organização do “Capitão” Roger, regressam a DKR Engineering, organização do Grão-Ducado de Luxemburgo, a portuguesa Algarve Pro Racing (desvinculada da G-Drive, que caiu fora) e a Riley Motorsports.

Dos convites automáticos oferecidos pelo ACO, fora as 37 vagas cativas de times do WEC, foram usados uma dezena deles – talvez onze, pois Ben Keating tinha direito além de Rob Ferriol pelos critérios da IMSA e essa vaga foi repassada à Riley, para quem o texano guiou por longo período na série estadunidense. United Autosports e Team WRT abriram mão de uma vaga automática de cada uma dessas organizações para 2022.

Cinco mulheres estão dentro da lista oficial: o trio das Iron Dames formado por Michelle Gätting/Rahel Frey/Sarah Bovy, além da novata Lilou Wadoux e de Sophia Flörsch, confirmada no segundo carro da Algarve Pro Racing.

Wadoux não será a única estreante em Sarthe este ano. Já no carro #1 ela terá uma companhia de peso enorme: Sébastien Ogier, multicampeão de Rally no WRC. Além dela e dele, outros nomes de destaque que debutarão na clássica prova francesa são os de Ryo Hirakawa pela Toyota, Dane Cameron pelo Team Penske, Mirko Bortolotti pelo Team WRT e Shane Van Gisbergen pela Riley Motorsports.

E há ainda Michael Fassbender: sim, o Magneto de ‘X-Men’, o tenente Archie Hicox de ‘Bastardos Inglórios’, o ator que já participou de montagens de Shakespeare e foi um dos 300 de Esparta na telona, finalmente vai fazer seu debute em Le Mans. O austro-irlandês de 44 anos foi anunciado como um dos pilotos do Porsche #93 da Proton Competition ao lado do australiano Matt Campbell, na classe LMGTE-AM.

A lista de reservas conta com seis suplentes: a High Class Racing é a primeira que aguarda forfaits e com trio confirmado no carro com o dorsal #49 para Jan e Kevin Magnussen, além do sul-africano Mark Patterson, piloto bronze de 69 anos de idade. As demais, pela ordem, são Rinaldi Racing (Pierre Ehret, com Ferrari LMGTE-AM #488), Racing Team Nederland (Giedo Van der Garde/Frits Van Eerd/Nyck de Vries, com Oreca LMP2 #29), Absolute Racing (Andrew Haryanto, com Porsche LMGTE-AM #18), TF Sport (John Hartshorne, com Aston Martin LMGTE-AM #95) e High Class Racing (Dennis Andersen e Anders Fjördbach, com outro Oreca LMP2 do time nórdico, este com o número #20).

Em tempo: a ida para os EUA custou caro ao Racing Team Nederland e para a High Class Racing. A Cetilar Racing, que optou por correr somente na IMSA, foi descartada. A DragonSpeed, campeã da prova ano passado na LMP2 Pro-Am, nem regressa para defender seu título.

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