FIA WEC, 1000 Milhas de Sebring – Alpine é pole na abertura da temporada #10
RIO DE JANEIRO – A zebra escolheu passear em cores azul, vermelha e branca no lendário Sebring International Raceway: na definição do grid para as 1000 Milhas de Sebring, abertura da temporada 2022 do Mundial de Endurance (FIA WEC), não deu para a Toyota: a francesa Alpine e a estadunidense Glickenhaus – uma com um vetusto LMP1 construído em 2018 e a outra com um Hypercar sem sistemas híbridos – comandarão o grid de 36 carros nesta sexta-feira, a partir de 13h de Brasília.
Colega de equipe de André Negrão e Matthieu Vaxivière, Nico Lapierre foi o escalado pela Alpine Elf Team para qualificar e, sem menores pudores, o francês de 37 anos fez o tempo de 1’47″667 e enfiou 1″334 no Glickenhaus guiado pelo compatriota Olivier Pla. Foi a segunda pole da equipe dirigida por Philippe Sinault e Lapierre, quando inquirido pela repórter Louise Beckett, da transmissão gringa do WEC, quando tinha sido a primeira, brincou. “Não faz muito tempo. Foi em Portimão”, comentou o feliz Nico.
O vexame da Toyota na Flórida na definição do grid foi nível Fluminense na Libertadores: os dois GR010 Hybrid ficaram em quarto e sétimo geral entre os protótipos e o mais rápido dos LMP2 foi de uma inscrição Pro-Am: o #83 da AF Corse, com o excelente Nicklas Nielsen (guardem este nome e me cobrem depois) sendo o pole da divisão mais numerosa do plantel, cravando o 3º melhor tempo da sessão – 1’49″014.
O dinamarquês bateu os dois carros da United, em que Filipe Albuquerque ainda foi fracionalmente mais veloz que Paul Di Resta. René Rast estabeleceu a quarta marca da LMP2 com um dos carros da WRT, a atual campeã. O Team Penske escalou Dane Cameron para a sessão classificatória e o estadunidense fez o 9º tempo da divisão – 1’50″629.
O treino teve de ser interompido faltando 12 segundos para o final: o suíço Fabio Scherer, substituto de última hora de Alex Brundle, que contraiu Covid, bateu logo após a primeira curva e destruiu o carro #34 da equipe polonesa Inter Europol Competition. Os verde-amarelos eram os últimos da LMP2 e por lá ficaram…
Na qualificação das divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM, mais surpresas: a Porsche fazer 1-2 com seu time oficial de fábrica batendo a Corvette não foi novidade – Michael Christensen retornou muito bem como piloto regular da casa de Weissach e superou o experiente Gianmaria Bruni com Nick Tandy em terceiro. Até ai, ok.
O impressionante é que um Aston Martin LMGTE-AM da TF Sport, guiado por um piloto bronze – Ben Keating – bateu os dois Ferrari 488 GTE EVO tripulados por James Calado e Antonio Fuoco. Se havia dúvidas de que Keating é, hoje, o melhor piloto bronze da atualidade, elas deixaram de existir. O estadunidense de 50 anos foi o único piloto de sua classe a baixar da casa de 2min na sessão classificatória – interrompida pelo contato de Niki Leutwiler, diletante novato do Team Project 1, com as temidas barreiras da não menos temida curva #17.
Os Aston fizeram 1-2 na LMGTE-AM, posto que Paul Dalla Lana ficou atrás das duas Ferrari de fábrica, seguido por Brendan Iribe no Porsche #56 da Inception/Project 1. Excelente prestação da belga Sarah Bovy, que não conhecia a pista – 4ª colocada, à frente de Satoshi Hoshino (D’Station Racing), Christian Ried (Dempsey Racing-Proton) e do aniversariante do dia, Thomas Flöhr (AF Corse).
A sequência de carros veio com três novatos no WEC – Franck Dezoteux (Spirit of Race), Christoph Ulrich (AF Corse) e Fred Poordad (Dempsey-Proton), enquanto Claudio Schiavoni, na Ferrari da Iron Lynx, fez o último tempo – já que o Porsche #46 não voltou à pista e terá que sair do fim do grid.
O canal A Mil Por Hora no YouTube terá narração e cronometragem das 1000 Milhas de Sebring praticamente na íntegra, a partir de 12h50 de Brasília.
Agora me confundi: é 12 Horas ou Mil Milhas de Sebring???
Teve as duas provas, Pastro. WEC sexta com as 1000 Milhas de Sebring.
IMSA ontem com as 12h de Sebring. Não tem confusão.
Maravilha esse brog.