FIA WEC, 1000 Milhas de Sebring – Glickenhaus e Alpine ditam ritmo na quarta-feira

RIO DE JANEIRO  – Temporada #10 do Mundial de Endurance largando sexta-feira, ‘natural’ que os primeiros treinos, dois dias antes, tenham início no meio de uma semana cheia no lendário circuito de Sebring, na Flórida. E com a programação apertada, comprimindo várias categorias e atividades de pista, o Mundial de Endurance (FIA WEC) se ajeitou como pôde – tanto que os treinos livres iniciais foram de 60 minutos de duração quando o normal (exceto nas 24h de Le Mans) são 90.

E a exemplo do que muitas vezes foi visto em 2021 no início do novo regulamento Hypercar, de saída a Toyota não deu as cartas. Pelo contrário: os dois GR010 Hybrid, pelo menos hoje, foram batidos pela Glickenhaus e pelo Alpine.

Os franceses Romain Dumas e Matthieu Vaxivière foram, respectivamente, os pilotos mais rápidos do dia. Dumas, mais que todos – único a rodar abaixo de 1’50”, ele marcou 1’49″738 no TL1. Vaxivière liderou o TL2 com 1’50″512 no #36 da Alpine, que a exemplo do Glickenhaus sequer tem sistema híbrido como o Toyota. Mas a melhor volta do construtor francês foi de manhã – 1’50″263, quatro milésimos abaixo do GR010 Hybrid tripulado por Sébastien Buemi.

André Negrão completou apenas três voltas pela manhã e oito à tarde. Seu melhor giro foi em 1’50″845.

Na divisão LMP2, a mais numerosa do grid com 15 carros, quatro deles Pro-Am, Ferdinand Von Habsburg enfiou meio segundo goela abaixo de Paul Di Resta. O austríaco da RealTeam by WRT – que fora o mais rápido do Prólogo do fim de semana, virou 1’50″477, meio segundo melhor que o escocês que teve uma passagem pela Fórmula 1 na Force India e Williams.

O agregado das duas sessões mostrou Filipe Albuquerque com o 3º melhor tempo e Louis Déletraz em quarto, com a melhor equipe estreante do lote – a Prema Orlen Team.  Com o 6º tempo, James Allen marcou o tempo mais baixo entre os quatro times da LMP2 Pro-Am.

O Team Penske, em sua estreia no WEC, ficou em 9º lugar – Dane Cameron marcou 1’52″047 e Felipe Nasr, que deu 16 giros no total ao longo do dia, fez 1’52″614. Emmanuel Collard, o veterano piloto de graduação prata da trinca, registrou 1’53″721.

Logo atrás da Penske veio o carro #1 da Richard Mille Racing Team,  cuja melhor volta foi de Charles Milesi. A novata Lilou Wadoux andou até melhor que Sébastien Ogier: ela marcou 1’54″506 e Ogier, que deu apenas dez voltas, 1’54″649. Aprendizado longo…

Michael Christensen foi o melhor do dia na LMGTE-PRO: retornando a tempo pleno ao WEC, o dinamarquês da casa de Stuttgart fez o melhor tempo em 1’58″488, enquanto Nick Tandy foi segundo no único Corvette inscrito – 1’58″580. No outro Porsche oficial, Gianmaria Bruni ficou em terceiro, à frente das duas Ferrari da AF Corse, que sequer conseguiram virar abaixo da casa de 2 minutos.

Entre os LMGTE-AM, os jovens deram as cartas: Matteo Cairoli estabeleceu o melhor giro do dia com o #46 do Team Project 1, seguido pelo #88 da Dempsey-Proton com Julien Andlauer e pelo novato David Pittard, da NorthWest AMR. Na sequência, os mais experientes: Harry Tincknell e Ben Barnicoat com mais dois Porsches e Toni Vilander com a melhor Ferrari, na 6ª posição.

As Iron Dames não começam bem: a Ferrari #85 ficou com a 12ª e última posição – a melhor volta, 2’01″883, foi da dinamarquesa Michelle Gätting.

Nesta quinta-feira, haverá o TL3 com duração de 1h e começando às 11h55 locais, 12h55 de Brasília. A sessão oficial de classificação que define o grid de largada terá início às 19h em Sebring, 20h de Brasília – a ordem é primeiro LMGTE-PRO e LMGTE-AM e depois LMP2 e Hypercars. Dez minutos de pista aberta para as classes de GTs e Protótipos, com apenas um piloto por vez.

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