IMSA, 12h de Sebring – Derani lidera 1-2 da AX Racing no treino livre #2

RIO DE JANEIRO – Em mais um treino preparatório para a disputa da 60ª edição das 12h de Sebring, a Action Express finalmente apresentou armas e fez 1-2 na segunda sessão livre: há pouco, Pipo Derani registrou o incrível tempo de 1’45″750 – uma volta praticamente em ritmo de classificação e nada menos que 0″376 melhor que Mike Rockenfeller, que como falei no post anterior, está acertando sozinho o carro #48 nas cores da Ally.

Alex Lynn, um dos impedidos por contrato de fazer ‘double duty’ entre WEC e IMSA neste fim de semana, ficou com a 3ª marca no Cadillac #02 da Ganassi que dividirá com Earl Bamber e Neel Jani – o substituto de Kevin Magnussen, de volta à Fórmula 1. O melhor e único Acura que andou à tarde foi o #10 da Konica Minolta WTR – quarto colocado.

O angolano (de licença portuguesa) Rui Andrade estabeleceu a melhor volta da LMP2 – mais um treino liderado pela Tower Motorsport na Flórida: o piloto marcou 1’49″684, 0″235 melhor que o tempo de Mikkel Jensen a bordo do #52 da PR1 Mathiasen Motorsports. Sebastián Montoya, estreando em provas longas ao lado do pai, ficou com a terceira marca da categoria.

Na LMP3. Cameron Shields liderou a folha de tempos com 1’57″786, quase dois décimos abaixo do dinamarquês Malthe Jakobsen, da Sean Creech Motorsport. Kay Van Berlo, companheiro de Felipe Fraga na Riley Motorsports, estabeleceu a terceira marca da segunda sessão.

Entre os GTD PRO, deu Lamborghini e TR3 Racing: Mirko Bortolotti marcou 2’00″861, somente 0″091 abaixo do tempo da BMW #24, outra vez bastante rápida e com Phillip Eng desta vez. Outra equipe que começa bem o fim de semana é a Risi: terceira colocada neste treino com o italiano Davide Rigon.

A prova de que o BoP para Sebring na GTD foi bom para o construtor da Bavária é que a Paul Miller Motorsports, no primeiro fim de semana com o carro novo, está performando bem: Bryan Sellers estabeleceu uma volta em 2’01″123, quase três décimos melhor que o Mercedes-AMG da Gilbert-Korthoff Motorsports conduzido pelo espanhol Dani Juncadella. A exemplo da GTD PRO, o plantel teve três marcas diferentes no top 3: a Ferrari da Cetilar Racing deu o ar da graça e ficou em terceiro com Giorgio Sernagiotto.

Dois Mercedes-AMG GT3 e um DPi não andaram no TL2: além da Meyer Shank Racing, que não foi vista na sessão, o #57 da Winward Racing (mais rápido da GTD de manhã) e o #97 da Weathertech Racing não andaram um metro sequer, possivelmente poupando as máquinas para a terceira sessão livre, que começa às 20h45 de Brasília, após o treino classificatório do FIA WEC. Já o Acura da Racers Edge, que pouco andou mais cedo, foi à pista e ficou com a oitava posição do lote da GTD PRO, que conta nesta etapa com onze bólidos inscritos.

Comentários