IMSA, 12h de Sebring – Ganassi abre treinos livres na ponta

RIO DE JANEIRO – Impossível esquecer que além das 1000 Milhas de Sebring, a disputa da tradicionalíssima 12h em sua sexagésima edição acontece também neste fim de semana – e sábado, horas após a abertura do Mundial de Endurance – com 19 pilotos inclusive disputando os dois eventos. Haja fôlego!

E os trabalhos para a 2ª etapa do Weathertech SportsCar Championship e da Michelin Endurance Cup foram abertos hoje pela manhã na Flórida com a sessão livre #1, onde deu Cadillac DPi: Renger Van der Zande, no #01 da Ganassi, foi o mais rápido – 1’46″822, por uma considerável diferença de 0″758 em relação ao Acura da Meyer Shank Racing, vencedor na abertura do campeonato, as 24h de Daytona.

Earl Bamber foi o terceiro mais veloz da sessão com o outro Cadillac da CGR, enquanto na AX Racing o drama é o seguinte: Mike Rockenfeller terá que trabalhar sozinho no acerto do #48 e Pipo Derani dividirá o ajuste e a classificação com Tristan Nunez no #31. A Toyota liberou Pechito López, Kamui Kobayashi e Mike Conway para o ‘double duty’, mas eles só estarão disponíveis para o warm-up das 12h de Sebring e para a disputa que começa 11h40 de Brasília no sábado. Dureza…

Nos demais times há uma certa flexibilidade, tanto que Louis Déletraz fez o melhor tempo do treino de hoje da LMP2 com o carro da Tower Motorsport – 1’49″498. O suíço também se divide entre WEC e IMSA neste fim de semana. Juan Pablo Montoya foi o 2º mais veloz no #82 da DragonSpeed e a terceira posição do treino foi do #29 do Racing Team Nederland, com o holandês Giedo Van der Garde a bordo.

Entre os LMP3, Colin Braun cravou a melhor volta da sessão com o #54 da CORE Autosport, marcando 1’56″987 contra 1’57″123 do sueco Rasmus Lindh (Performance Tech) e 1’57″517 do brasileiro Felipe Fraga, da Riley Motorsports – que venceu em Daytona na prova de abertura do campeonato de Endurance. Tanto LMP3 quanto LMP2 começam a contar os pontos da classificação de pilotos, equipes e construtores a partir de agora.

A BMW, que passou maus bocados no primeiro fim de semana do ano, começa melhor em Sebring: o carro #24 foi o mais rápido do TL1 na GTD PRO com Nick Yelloly marcando 2’00″518, 0″165 abaixo da Ferrari da Risi Competizione conduzida pelo brasileiro Daniel Serra. Maro Engel, com a Mercedes-AMG #97 da Weathertech Racing pôs três marcas diferentes nas três primeiras colocações.

Já na GTD, a Winward Racing liderou a tábua de classificação com o #57 do time marcando 2’00″906 com Phillip Ellis a bordo. As duas BMW M4 GT3 inscritas, com a estreia da Paul Miller Racing, ficaram em 2º (Robby Foley) e terceiro (Bryan Sellers).

Dos 53 carros inscritos, somente o #93 da Racers Edge Motorsports, que estreia na IMSA este fim de semana com Ashton Harrison-Henry, mais Tom Long e Kyle Marcelli, não fez tempo cronometrado. O carro percorreu somente cinco voltas, sem conseguir um único giro ‘lançado’.

Comentários