IMSA, 12h de Sebring – vitória com emoção para Ganassi e Cadillac

SÃO PAULO – A Ganassi e a Cadillac ligaram o “modo emoção” para conquistar oito anos depois – para a equipe, evidentemente – as 12h de Sebring disputadas neste sábado em sua 60ª edição. O #02 com Earl Bamber/Alex Lynn/Neel Jani levou a melhor após 351 voltas cheias de alternâncias ao longo de uma corrida tão boa quanto caótica.

Especialmente no final, quando Bamber, que assumiu o último turno, quase jogou fora o triunfo que se desenhava tranquilo pela margem aberta por Alex Lynn após a segunda metade da disputa. O neozelandês bateu com dois retardatários – primeiro com um protótipo LMP3 da AWA, levando um drive through penalty na sequência do processo e depois, ao superar o Cadillac da JDC-Miller então guiado por Richard Westbrook, o #02 tocou com a Ferrari GTD de Simon Mann, da AF Corse.

Após novo erro, Bamber (ou seria ‘Bomber’?) veio alucinado para recuperar a posição, fez nova ultrapassagem e daí o ‘kiwi’ não cometeu mais qualquer erro, cruzando a quadriculada final com 6″471 somente sobre Tristan Vautier/Richard Westbrook/Loïc Duval.

Depois de um enrosco com o Acura da Meyer Shank Racing, o #31 de Pipo Derani/Mike Conway/Tristan Nunez fechou o 1-2-3 do construtor estadunidense e o outro carro do time, com as cores da Ally, teve problemas de freios, perdeu cinco voltas e fechou em sexto. O melhor Acura DPi foi o da Wayne Taylor Racing, que chegou em quarto com Filipe Albuquerque/Ricky Taylor/Will Stevens.

Na LMP2, um acidente da DragonSpeed quando a disputa se aproximava da 3ª hora – e com Juan Pablo Montoya a bordo – facilitou e muito a vida do #52 da PR1 Mathiasen Motosports, que numa corrida limpa e sem erros de seus pilotos, venceu a divisão sem sustos. Ben Keating/Scott Huffaker/Mikkel Jensen completaram 345 voltas – uma à frente do Racing Team Nederland com Giedo Van der Garde/Dylan Murry/Frits Van Eerd. A ERA Motorsport fechou o pódio com o #18 guiado por Ryan Dalziel/Kyle Tilley/Dwight Merriman.

#33: Sean Creech Motorsport, Ligier JS P320, LMP3: Joao Barbosa, Malthe Jakobsen, Lance Willsey

Um contato com um Porsche da GTD Pro tirou de esquadro o carro favorito à vitória na LMP3: Felipe Fraga/Kay Van Berlo/Gar Robinson foram obrigados a sair da disputa pouco depois do fim da 9ª hora. Mesmo com falha de embreagem em seu protótipo Ligier JS P320, a Sean Creech Motorsport seguiu firme na pista e venceu a prova com João Barbosa/Lance Willsey/Malthe Jakobsen cruzando com pouco mais de 48 segundos de frente para o carro da JR III Racing, que fez sua estreia na IMSA com Ari Balogh/Garett Grist/Dakota Dickerson.

Em meio à quebradeira normal dos carros da classe, só estes dois terminaram na mesma volta: Cameron Shields/Dan Goldburg/Rasmus Lindh fecharam o pódio – mas oito voltas atrasados.

Com um BoP altamente favorável desta vez em relação a Daytona, Corvette e BMW tiveram desempenhos sólidos após o fiasco na prova inaugural. Se os carros das equipes que representaram a marca da Baviera não foram felizes, o C8.R riu por último numa ótima performance de Antonio Garcia/Jordan Taylor/Nicky Catsburg, que só perderam a ponta em situações eventuais após pegarem a liderança pertencente à Risi Competizione no início.

O #3 do construtor estadunidense chegou com 4″438 de frente para o Lamborghini #63 da TR3 com Marco Mapelli/Andrea Caldarelli/Mirko Bortolotti, enquanto na última volta uma falha mecânica alijou o Lexus RC-F da Vasser Sullivan do último degrau do pódio. A Weathertech Racing faturou a 3ª posição com a Mercedes-AMG de Jules Gounon/Maro Engel/Cooper MacNeil.

Felipe Nasr/Mathieu Jaminet/Matt Campbell, após a grande performance em Daytona, não tiveram ritmo suficiente desta vez e terminaram em 5º lugar na categoria. Problemas tiraram a Ferrari de Daniel Serra/Davide Rigon/Eddie Cheever III de esquadro, além da BMW de Augusto Farfus/Connor de Philippi/John Edwards, que chegaram em nono e décimo na classe.

A surpresa das 12h de Sebring foi a vitória da Cetilar Racing com a Ferrari 488 GT3 EVO – que inclusive chegou a sofrer uma penalidade – guiada por Antonio Fuoco/Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto, cruzando com quase 50 segundos de frente para a Gilbert Korthoff Motorsports em ótima performance do Mercedes-AMG de Mike Skeen/Stevan McAleer/Daniel Juncadella. Outra Ferrari foi ao pódio – a de Simon Mann/Luis Pérez-Companc/Toni Vilander.

Comentários

  • (Off-Topic)
    Rodrigo, boa tarde.
    Tudo beleza, espero que sim!
    Desculpe a pergunta, você não comenta mais nada relacionado à F1 e Indy?
    Ou até mesmo da Stock Car local?
    Sinto falta da sua análise pós corridas.

    • Não acompanhei o fim de semana da F1. Dei prioridade ao Endurance e tem meu trabalho na Indy. Quando der pra comentar, comentarei. Esse fim de semana, não foi possível.