Mundial de Endurance, temporada 2022 – Guia de Equipes e Pilotos, classe Hypercar

RIO DE JANEIRO – Às vésperas da abertura da temporada #10 do FIA WEC, o Mundial de Endurance, o blog chega com a quarta e última parte do guia de equipes e pilotos da categoria em 2022 com o que seria a cereja do bolo, a classe Hypercar, substituta da LMP1 desde o último ano.

Ainda na transição para o regulamento de convergência com a plataforma LMDh da IMSA, que lá nos EUA será GTP, a categoria começa nas primeiras provas com um desfalque grande: a Peugeot ainda não conseguiu a homologação (é o que dizem…) do modelo 9X8, com seu projeto inovador sem aerofólio traseiro e o construtor francês, que anunciou seu retorno ao Endurance com estrondo, não estreia antes de Le Mans, jogando um balde de água gelada nos compatriotas.

Sobra a Toyota com o único esquema de fábrica na plataforma Hypercar contra a Alpine – que deve fazer o campeonato pela última vez com o LMP1 (que é o Rebellion de quatro anos atrás) e contra a Glickenhaus, que terá um carro na temporada completa e dois nas 24h de Le Mans e, possivelmente, Spa-Francorchamps.

A Hypercar segue com BoP de acordo com o departamento técnico do Comitê de Endurance do WEC, assim como já vem acontecendo com a extinta LMP1 a partir de 2018. O grande problema é que o sistema híbrido usado pelo GR010 da Toyota se configura num trunfo contra os protótipos que não dispõem desse artefato. Os japoneses ganham na autonomia de combustível e Alpine e Glickenhaus, além de sofrerem restrições, são até rápidos – mas não o suficiente para acompanhar o ritmo da atual campeã.

Conheça as equipes da classe principal do WEC:


TOYOTA GAZOO RACING
Sede: Colônia, Alemanha
Presidente: Akio Toyoda
Team Principal: Kamui Kobayashi
Diretor Técnico: John Litjens
Carro: Toyota GR010 Hybrid
Motor: 3,5 litros V6 Turbo + sistemas híbridos THS-R com baterias de ion-lítio (898 MJ/stint)
Pneus: Michelin
Transmissão: Toyota/X-Trac sequencial com 7 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift
Peso mínimo: 1070 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 90 litros

Pilotos do carro #7:

MIKE CONWAY
Britânico, 38 anos
19 de agosto de 1983
Graduação: Platina

9ª temporada no WEC
59 largadas
15 vitórias
18 pole positions
34 pódios

Em 2021: Campeão do World Endurance Hypercar com 173 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2019-20 com 207 pontos

KAMUI KOBAYASHI
Japonês, 35 anos
13 de setembro de 1986
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
40 largadas
10 vitórias
15 pole positions
33 pódios

Em 2021: Campeão do World Endurance Hypercar com 173 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2019-20 com 207 pontos

JOSÉ MARÍA LÓPEZ
Argentino, 38 anos
26 de abril de 1983
Graduação: Platina

5ª temporada no WEC
30 largadas
9 vitórias
13 pole positions
21 pódios

Em 2021: Campeão do World Endurance Hypercar com 173 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2019-20 com 207 pontos

Pilotos do carro #8:

SÉBASTIEN BUEMI
Suíço, 33 anos
31 de outubro de 1988
Graduação: Platina

10ª temporada no WEC
65 largadas
20 vitórias
8 pole positions
40 pódios

Em 2021: Vice-campeão do World Endurance Hypercar com 168 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2014 com 166 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2018-19 com 198 pontos

BRENDON HARTLEY
Neozelandês, 32 anos
10 de novembro de 1989
Graduação: Platina

8ª temporada no WEC
49 largadas
17 vitórias
7 pole positions

37 pódios

Em 2021: Vice-campeão do World Endurance Hypercar com 168 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2015 com 166 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2017 com 208 pontos

RYO HIRAKAWA
Japonês, 28 anos
7 de março de 1994
Graduação: Platina

Estreante no WEC



ALPINE ELF TEAM
Sede: Bourges, França
Fundador e Proprietário: Philippe Sinault
Team Principal: Philippe Sinault
Diretor Técnico: Lionel Chevalier
Carro: Alpine A480 (Oreca Rebellion R13)
Motor: 4,5 litros V8 aspirado (tipo GK458) (797 MJ/stint)
Pneus: Michelin
Transmissão: X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual com sistema paddleshift
Peso mínimo: 952 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 75 litros

Pilotos do carro #36:

NICO LAPIERRE
Francês, 37 anos
2 de abril de 1984
Graduação: Platina

10ª temporada no WEC
58 largadas
15 vitórias
16 pole positions
41 pódios

Em 2021: 3º colocado no World Endurance Hypercar com 128 pontos; Campeão do Endurance Trophy LMP2 em 2016 com 199 pontos; Campeão do Endurance Trophy LMP2 em 2018-19 com 181 pontos

ANDRÉ NEGRÃO
Brasileiro, 29 anos
17 de junho de 1992
Graduação: Ouro

5ª temporada no WEC
30 largadas
3 vitórias
5 pole positions
21 pódios

Em 2021: 3º colocado no World Endurance Hypercar com 128 pontos; Campeão do Endurance Trophy LMP2 em 2018-19 com 181 pontos

MATTHIEU VAXIVIÈRE
Francês, 27 anos
3 de dezembro de 1994
Graduação: Ouro

5ª temporada no WEC
29 largadas
2 pole positions
9 pódios

Em 2021: 3º colocado no World Endurance Hypercar com 128 pontos



GLICKENHAUS RACING
Sede: Sleepy Hollow, New York (EUA)
Fundador e Proprietário: James Glickenhaus
Team Principal: Luca Ciancetti
Diretor Técnico: Mark Tatham
Carro: Glickenhaus 007 LMH
Motor: 3,5 litros V8 Tutbo (Pipo Moteurs) (910 MJ/stint)
Pneus: Michelin
Transmissão: X-Trac sequencial com 7 marchas mais ré, acionamento manual por sistema paddleshift
Peso mínimo: 1030 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 90 litros

Pilotos do carro #708:

ROMAIN DUMAS
Francês, 44 anos
14 de dezembro de 1977
Graduação: Platina

9ª temporada no WEC
36 largadas
6 vitórias
6 pole positions
16 pódios

Em 2021: 4º colocado no World Endurance Hypercar com 53 pontos

RYAN BRISCOE
Australiano (naturalizado estadunidense), 40 anos
24 de setembro de 1981
Graduação: Platina

2ª temporada no WEC
2 largadas

Em 2021: 6º colocado no World Endurance Hypercar com 38 pontos

OLIVIER PLA
Francês, 40 anos
22 de outubro de 1981
Graduação: Platina

9ª temporada no WEC
53 largadas
6 vitórias
12 pole positions
20 pódios

Em 2021: 7º colocado no World Endurance Hypercar com 24 pontos

Comentários