Mundial de Endurance, temporada 2022 – Guia de Equipes e Pilotos, classe Hypercar
RIO DE JANEIRO – Às vésperas da abertura da temporada #10 do FIA WEC, o Mundial de Endurance, o blog chega com a quarta e última parte do guia de equipes e pilotos da categoria em 2022 com o que seria a cereja do bolo, a classe Hypercar, substituta da LMP1 desde o último ano.
Ainda na transição para o regulamento de convergência com a plataforma LMDh da IMSA, que lá nos EUA será GTP, a categoria começa nas primeiras provas com um desfalque grande: a Peugeot ainda não conseguiu a homologação (é o que dizem…) do modelo 9X8, com seu projeto inovador sem aerofólio traseiro e o construtor francês, que anunciou seu retorno ao Endurance com estrondo, não estreia antes de Le Mans, jogando um balde de água gelada nos compatriotas.
Sobra a Toyota com o único esquema de fábrica na plataforma Hypercar contra a Alpine – que deve fazer o campeonato pela última vez com o LMP1 (que é o Rebellion de quatro anos atrás) e contra a Glickenhaus, que terá um carro na temporada completa e dois nas 24h de Le Mans e, possivelmente, Spa-Francorchamps.
A Hypercar segue com BoP de acordo com o departamento técnico do Comitê de Endurance do WEC, assim como já vem acontecendo com a extinta LMP1 a partir de 2018. O grande problema é que o sistema híbrido usado pelo GR010 da Toyota se configura num trunfo contra os protótipos que não dispõem desse artefato. Os japoneses ganham na autonomia de combustível e Alpine e Glickenhaus, além de sofrerem restrições, são até rápidos – mas não o suficiente para acompanhar o ritmo da atual campeã.
Conheça as equipes da classe principal do WEC:
TOYOTA GAZOO RACING Sede: Colônia, Alemanha Presidente: Akio Toyoda Team Principal: Kamui Kobayashi Diretor Técnico: John Litjens Carro: Toyota GR010 Hybrid Motor: 3,5 litros V6 Turbo + sistemas híbridos THS-R com baterias de ion-lítio (898 MJ/stint) Pneus: Michelin Transmissão: Toyota/X-Trac sequencial com 7 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift Peso mínimo: 1070 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 90 litros Pilotos do carro #7: MIKE CONWAY Britânico, 38 anos 19 de agosto de 1983 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 59 largadas 15 vitórias 18 pole positions 34 pódios Em 2021: Campeão do World Endurance Hypercar com 173 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2019-20 com 207 pontos KAMUI KOBAYASHI Japonês, 35 anos 13 de setembro de 1986 Graduação: Platina 7ª temporada no WEC 40 largadas 10 vitórias 15 pole positions 33 pódios Em 2021: Campeão do World Endurance Hypercar com 173 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2019-20 com 207 pontos JOSÉ MARÍA LÓPEZ Argentino, 38 anos 26 de abril de 1983 Graduação: Platina 5ª temporada no WEC 30 largadas 9 vitórias 13 pole positions 21 pódios Em 2021: Campeão do World Endurance Hypercar com 173 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2019-20 com 207 pontos Pilotos do carro #8: SÉBASTIEN BUEMI Suíço, 33 anos 31 de outubro de 1988 Graduação: Platina 10ª temporada no WEC 65 largadas 20 vitórias 8 pole positions 40 pódios Em 2021: Vice-campeão do World Endurance Hypercar com 168 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2014 com 166 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2018-19 com 198 pontos BRENDON HARTLEY Neozelandês, 32 anos 10 de novembro de 1989 Graduação: Platina 8ª temporada no WEC 49 largadas 17 vitórias 7 pole positions 37 pódios Em 2021: Vice-campeão do World Endurance Hypercar com 168 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2015 com 166 pontos; Campeão do World Endurance LMP em 2017 com 208 pontos RYO HIRAKAWA Japonês, 28 anos 7 de março de 1994 Graduação: Platina Estreante no WEC ALPINE ELF TEAM Sede: Bourges, França Fundador e Proprietário: Philippe Sinault Team Principal: Philippe Sinault Diretor Técnico: Lionel Chevalier Carro: Alpine A480 (Oreca Rebellion R13) Motor: 4,5 litros V8 aspirado (tipo GK458) (797 MJ/stint) Pneus: Michelin Transmissão: X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual com sistema paddleshift Peso mínimo: 952 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 75 litros Pilotos do carro #36: NICO LAPIERRE Francês, 37 anos 2 de abril de 1984 Graduação: Platina 10ª temporada no WEC 58 largadas 15 vitórias 16 pole positions 41 pódios Em 2021: 3º colocado no World Endurance Hypercar com 128 pontos; Campeão do Endurance Trophy LMP2 em 2016 com 199 pontos; Campeão do Endurance Trophy LMP2 em 2018-19 com 181 pontos ANDRÉ NEGRÃO Brasileiro, 29 anos 17 de junho de 1992 Graduação: Ouro 5ª temporada no WEC 30 largadas 3 vitórias 5 pole positions 21 pódios Em 2021: 3º colocado no World Endurance Hypercar com 128 pontos; Campeão do Endurance Trophy LMP2 em 2018-19 com 181 pontos MATTHIEU VAXIVIÈRE Francês, 27 anos 3 de dezembro de 1994 Graduação: Ouro 5ª temporada no WEC 29 largadas 2 pole positions 9 pódios Em 2021: 3º colocado no World Endurance Hypercar com 128 pontos GLICKENHAUS RACING Sede: Sleepy Hollow, New York (EUA) Fundador e Proprietário: James Glickenhaus Team Principal: Luca Ciancetti Diretor Técnico: Mark Tatham Carro: Glickenhaus 007 LMH Motor: 3,5 litros V8 Tutbo (Pipo Moteurs) (910 MJ/stint) Pneus: Michelin Transmissão: X-Trac sequencial com 7 marchas mais ré, acionamento manual por sistema paddleshift Peso mínimo: 1030 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 90 litros Pilotos do carro #708: ROMAIN DUMAS Francês, 44 anos 14 de dezembro de 1977 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 36 largadas 6 vitórias 6 pole positions 16 pódios Em 2021: 4º colocado no World Endurance Hypercar com 53 pontos RYAN BRISCOE Australiano (naturalizado estadunidense), 40 anos 24 de setembro de 1981 Graduação: Platina 2ª temporada no WEC 2 largadas Em 2021: 6º colocado no World Endurance Hypercar com 38 pontos OLIVIER PLA Francês, 40 anos 22 de outubro de 1981 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 53 largadas 6 vitórias 12 pole positions 20 pódios Em 2021: 7º colocado no World Endurance Hypercar com 24 pontos
Comentários