Mundial de Endurance, temporada 2022 – Guia de Equipes e Pilotos, Classe LMGTE-PRO

RIO DE JANEIRO – O clima para a principal divisão de Grã-Turismo do Mundial de Endurance é de fim de festa. Mas que a festa seja boa em 2022: a LMGTE-PRO larga na próxima sexta para a última temporada de sua existência. O regulamento adotado com o fim dos LMGT1 no início da década de 2010 e que transformou a LMGT2 em duas subclasses distintas, de mesma filosofia – mas separando equipes de fábrica dos privados – encontrou morte lenta e gradual com o fim do investimento de Ford, BMW e Aston Martin.

Foi bom enquanto durou e o WEC pelo menos se despede da divisão com três montadoras. Pena mesmo é a Corvette entrar para sair ao fim do ano: o C8.R não terá mais nenhuma serventia exceto se for vendido a clientes para a última temporada da LMGTE-AM em 2023. Porsche e Ferrari já têm destino certo no próximo ano, com projetos LMDh e Hypercar, respectivamente. O construtor da gravatinha, não.  A não ser a nova GTD Pro, na série estadunidense IMSA.

Enfim, com relação ao regulamento desportivo, a LMGTE-PRO (cujos carros têm os números em dorsal verde) é para pilotos profissionais e de graduação platina e ouro, embora ACO e FIA deem uma forcinha para eventuais pilotos prata, com relativa experiência, se arriscarem contra os pilotos mais experimentados. No que tange aos carros, são os mesmos da LMGTE-AM, porém com chassis construídos para as especificações de 2022, com atualizações de construção, mecânica e/ou aerodinâmica.

Vamos às equipes presentes na última temporada da LMGTE-PRO dentro do Mundial de Endurance:



AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Fundador e Proprietário: Amato Ferrari
Team Principal: Batti Pregliasco
Diretor Técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Motor: 3,9 litros V9 Biturbo (tipo F154CB)
Pneus: Michelin
Transmissão: Ferrari/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento por paddleshift
Peso mínimo: 1255 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 92 litros (definido por BoP)

Pilotos do carro #51:

ALESSANDRO PIER GUIDI
Italiano, 38 anos
18 de dezembro de 1983
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
33 largadas
9 vitórias
1 pole position
19 pódios

Em 2021: Campeão do World Endurance Championship LMGTE com 177 pontos; Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2017 com 153 pontos

JAMES CALADO
Britânico, 32 anos
13 de junho de 1989
Graduação: Platina

8ª temporada no WEC
55 largadas
10 vitórias
2 pole positions
36 pódios

Em 2021: Campeão do World Endurance Championship LMGTE com 177 pontos; Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2017 com 153 pontos

Pilotos do carro #52:

MIGUEL MOLINA
Espanhol, 33 anos
17 de fevereiro de 1989
Graduação: Platina

5ª temporada no WEC
26 largadas
1 vitória
1 pole position
9 pódios

Em 2021: 4º colocado do World Endurance Championship LMGTE com 92 pontos

ANTONIO FUOCO
Italiano, 25 anos
20 de maio de 1996
Graduação: Platina

2ª temporada no WEC
6 largadas
1 vitória
2 pódios

Em 2021: 12º colocado no World Endurance Championship LMGTE com 28 pontos; 5º colocado no Endurance Trophy LMGTE-AM com 75 pontos



CORVETTE RACING
Sede: New Hudson, Michigan (EUA)
General Motors CEO: Mary Barra
Team Principal: Laura Wontrop-Klauser
Diretor Técnico: Ben Johnson
Carro: Chevrolet Corvette C8.R
Motor: 5,5 litros V8 aspirado (restritor de 42.3 mm definido por BoP)
Pneus: Michelin
Transmissão: Corvette/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift
Peso mínimo: 1255 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 97 litros (definido por BoP)

Pilotos do #64:

TOMMY MILNER
Estadunidense, 36 anos
28 de janeiro de 1986
Graduação: Platina

Estreante no WEC

NICK TANDY
Britânico, 37 anos
5 de novembro de 1984
Graduação: Platina

4ª temporada no WEC
19 largadas
2 vitórias
3 pole positions
12 pódios



PORSCHE GT TEAM
Sede: Meuspath, Rhineland-Palatinate, Alemanha
CEO Porsche Motorsport: Thomas Laudenbach
Team Principal: Bernard Demmer
Engenheiros de Pista: Luca Maase e Adam Hardy
Carro: Porsche 911 RSR - 19
Motor: 4,2 litros Flat 6 cilindros aspirado (restritor de 30.8 mm definido por BoP)
Transmissão: Porsche sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift
Peso mínimo: 1264 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 102 litros (definido por BoP)

Pilotos do carro #91:

GIANMARIA BRUNI
Italiano, 40 anos
30 de maio de 1981
Graduação: Platina

9ª temporada no WEC
62 largadas
15 vitórias
13 pole positions
36 pódios

Em 2021: 3º colocado no World Endurance Championship LMGTE com 111 pontos
Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2013 com 145 pontos; Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2014 com 168 pontos

RICHARD LIETZ
Austríaco, 38 anos
17 de dezembro de 1983
Graduação: Platina

10ª temporada no WEC
68 largadas
9 vitórias
7 pole positions
32 pódios

Em 2021: 3º colocado no World Endurance Championship LMGTE com 111 pontos
Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2015 com 145 pontos

Pilotos do carro #92:

KÉVIN ESTRE
Francês, 33 anos
28 de outubro de 1988
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
33 largadas
7 vitórias
10 pole positions
22 pódios

Em 2021: Vice-campeão no World Endurance Championship LMGTE com 166 pontos
Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2018-19 com 155 pontos

MICHAEL CHRISTENSEN
Dinamarquês, 31 anos
28 de agosto de 1990
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
44 largadas
7 vitórias
7 pole positions
22 pódios

Em 2021: 5º colocado no World Endurance Championship LMGTE com 88 pontos
Campeão do World Endurance Championship LMGTE em 2018-19 com 155 pontos

Comentários