Para quem não viu: Asian Le Mans Series, rodada de Abu Dhabi

RIO DE JANEIRO – Com atraso, o blog registra em vídeo as corridas finais da temporada 2022 do Asian Le Mans Series, outra vez disputada em ‘tiro curto’ com duas provas por fim de semana e somente quatro corridas, todas nos Emirados Árabes igual o certame anterior. Tomara que para 2023, o panorama enfrentado pela competição seja diferente.

Para surpresa de ninguém, com a ausência da United Autosports em Dubai nas primeiras duas provas, a Nielsen Racing faturou o título da LMP2 com o trio Rodrigo Sales/Matt Bell/Ben Hanley alcançando a pontuação máxima – aliás, a United foi considerada inelegível a pontos no AsLMS por não ter feito uma inscrição ‘full season’. Como curiosidade, o time alinhou Josh Pierson em suas primeiras competições dentro da idade mínima permitida para competições fora dos EUA (o garoto tem apenas 16 anos!) e ele venceu as duas provas na companhia do experiente Paul Di Resta.

Na LMP2 Am, com tripulações de gentleman drivers, a Graff triunfou sobre a High Class Racing e a ARC Bratislava, cabendo o título ao trio formado por David Droux/Sébastien Page/Eric Trouillet – que além de piloto é coproprietário da organização fundada por Jean-Philippe Grand, e hoje também comandada por Pascal Rauturier.

Entre os protótipos LMP3, a DKR Engineering levou o troféu da vitória na prova #1 em Abu Dhabi e a corrida #2 foi vencida pelo carro alinhado na associação da Graff com a G-Drive (cabe lembrar que isto foi antes do processo de invasão da Rússia no território ucraniano e o grupo Gazprom sofre sanções e retaliações que devem retirar oficialmente este patrocínio do WEC – o que já aconteceu e possivelmente do European Le Mans Series).

Mas o título da categoria ficou com a CD Sport: mesmo sem vencer qualquer prova, mas com quatro pódios, fruto de três 2ºs lugares e um terceiro, Christophe Cresp/Steven Palette/Antoine Doquin marcaram 69 pontos – quatro a mais que Edouard Cauhaupe/Michael Jensen/Nick Adcock, que alinharam o segundo carro do time de bandeira espanhola. O 1-2 no fim do campeonato garantiu à escuderia uma vaga automática para Le Mans na classe LMP2.

Com incríveis 23 carros no plantel, o título da divisão GT ficou com a Inception Racing w/Optimum Motorsport e um trio que já estará na LMGTE-AM no WEC e Le Mans via Team Project 1: Brendan Iribe/Ollie Millroy/Ben Barnicoat fizeram 70 pontos com uma vitória e três pódios, superando por duas unidades a Herberth Motorsport, que com um de seus Porsches ganhou as duas provas finais em Yas Marina.

A SPS Automotive Performance fez jus ao título simbólico da GT Am que, a exemplo da LMP2 Am, não oferta vaga alguma a La Sarthe este ano.

Confira nos vídeos abaixo a íntegra das sessões classificatórias e das provas em Yas Marina.

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