Para quem não viu: Súper TC2000, temporada 2022 – rodada #1 em Rosário

P

RIO DE JANEIRO – O Súper TC2000 argentino deu a largada para mais um campeonato em Rosário, terra de Lionel Messi e do Papa Francisco: no Autódromo Juan Manuel Fangio, dezessete pilotos apenas largaram para uma prova de 40 minutos, mais uma volta, pelo traçado de 4 km de extensão, utilizado pela série desde 2012.

Pole em três visitas anteriores a este traçado, Leonel Pernía ainda não tinha recebido a quadriculada da vitória no circuito – até a corrida realizada no último dia 13, quando venceu com autoridade a bordo de seu Renault Fluence, pouco menos de dois segundos à frente de Julián Santero (Toyota). Bernardo “Berní” Llaver completou o pódio com três pilotos a bordo de três marcas diferentes, já que guia um Chevrolet Cruze.

Aliás, registre-se a ausência de Matías Rossi: o atual campeão da categoria não esteve a bordo de um dos Toyota Corolla alinhados na abertura da série. Os demais foram guiados, além de Julián Santero, por Jorge Barrio (5º colocado), Eugenio Provens (décimo) e Facundo Aldrighetti, que não chegou ao final.

Uma pena a debandada de marcas envolvidas naquela que junto à Turismo Carretera foi referência no automobilismo do outro lado do Rio da Prata. Com a plataforma de propulsores Oreca Turbo e a padronização de PowerPlant – primeiro os motores Berta e depois os Radical V8 (dois motores de motocicleta fundidos, com um ronco maravilhoso), a categoria parece perder seu brilho e o número de construtores é de seis: Renault, Chevrolet e Toyota ainda investem pesado, mas Fiat, Citroën e e Honda, nem isso. A crise também atingiu pesado a TC2000, que virou uma subcategoria onde somente 15 autos largaram em Rosário.

O calendário de 12 provas prevê o término do certame em novembro, podendo haver mudanças. Pouco a pouco, serão anunciadas as praças: a próxima é Bahía Blanca – o Autódromo Ezequiel Crisol recebe a 2ª etapa dia 10 de abril, mesmo dia da Stock Car voltando ao Rio de Janeiro, com um circuito montado numa das pistas auxiliares do Aeroporto do Galeão.

Acompanhe no vídeo abaixo o Súper TC2000 – e também a TC2000 – na transmissão do canal especializado Carburando.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames