WRC: Rovanperä vence Rally da Suécia e lidera campeonato

RIO DE JANEIRO – Tido como o novo fenômeno nórdico dos Rallys, o finlandês Kalle Rovanperä venceu no último fim de semana a disputa do Rally da Suécia, 2ª etapa do WRC. O piloto da Toyota portou-se de forma impecável após os 17 estágios da competição, disputada desde a última sexta-feira.

No primeiro dia, o Hyundai de Thierry Neuville se impôs apesar de Elfyn Evans, também da Toyota, ter sido o mais rápido em três estágios. Rovanperä, o companheiro de Neuville Ott Tänak e Esapekka Lappi, num terceiro Yaris, também foram vencedores de etapas.

Sábado, por questões de segurança, os trechos SS9 e SS13 (Örträsk) acabaram suprimidos e cancelados. Em três dos seis estágios realizados, Rovanperä foi o mais veloz de todos e o nórdico já assumira a liderança geral desde o SS8. Evans e o irlandês Craig Breen também ganharam especiais naquele dia.

Com uma desvantagem de somente oito segundos e três décimos para o líder Rovanperä, o galês que divide a Toyota Gazoo Racing com o jovem finlandês mostrou fraquezas: penalizado em 10 segundos por uma irregularidade cometida no SS15, Evans sucumbiu à pressão e, não obstante um problema no sistema híbrido de seu Yaris, ainda perdeu o controle do carro na especial de Vindeln, batendo contra um banco de neve.

O resultado foram danos severos no parachoque e no capô, fora um radiador quebrado que eliminou suas chances de pontuar – cabe lembrar que Elfyn foi apenas 21º colocado em Monte-Carlo e só pontuou no Power Stage. Desta vez, nem isso…

Neuville e seu copiloto Martin Wydaeghe herdaram a partir daí o 2º lugar, evitaram a “trifeta” da Toyota e somaram bons pontos para a Hyundai, que alinhou também Oliver Solberg além de Tänak (que venceu o Power Stage e chegou somente em 20º): o piloto local completou a prova em sexto lugar.

Esapekka Lappi voltou à turma de cima com a 3ª posição geral e Takamoto Katsuta, quarto colocado, alcançou seu melhor resultado no WRC desde o pódio no Rally do Quênia.

Gus Greensmith levou o melhor Ford Puma do lote à quinta colocação, salvando bons pontos para a M-Sport entre os times.

No WRC2, Andreas Mikkelsen foi novamente triunfante a bordo do Skoda Fabia da Toksport WRT, não só se isolando na liderança do campeonato com 51 pontos somados como também completando a disputa em 7º na geral, seguido do VW Polo de outro norueguês – Ole Christian Veiby. Jari Huttunen (Ford Fiesta) e Egon Kaur (VW Polo) fecharam o top 10 geral da 2ª etapa.

O próximo Rally do WRC será na Croácia, em abril, entre os dias 21 e 24 daquele mês. Previsão de 20 estágios a serem percorridos e o piso será asfalto.

Resultado do Rally da Suécia:

1 – Rovanperä-Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – 2h10’44″9
2 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) – 22″0
3 – Lappi-Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) – 30″6
4 – Katsuta-Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – 2’19″4
5 – Greensmith-Andersson (Ford Puma Rally1) – 3’20″4
6 – Solberg-Edmondson (Hyundai i20N Rally1) – 5’39″4
7 – Mikkelsen-Eriksen (Skoda Fabia WRC2) – 7’11″1
8 – Veiby-Skjaermoen (Volkswagen Polo WRC2) – 7’34″3
9 – Huttunen-Lukka (Ford Fiesta WRC2) – 8’14″2
10 – Kaur-Simm (Volkswagen Polo WRC2) – 8’24″8

Classificação do WRC após duas etapas:

1. Kalle Rovanperä – 46 pontos
2. Thierry Neuville – 32
3. Sébastien Loeb – 27
4. Gus Greensmith – 20
5. Sébastien Ogier – 19
6. Takamoto Katsuta – 18
7. Craig Breen – 16
8. Esapekka Lappi – 15
9. Andreas Mikkelsen – 12
10. Oliver Solberg – 8
11. Ott Tänak – 5
12. Ole Christian Veiby e Elfyn Evans – 4
14. Erik Cais e Jari Huttunen – 2
16. Nikolay Gryazin e Egon Kaur – 1

Comentários