“Au complet”: ELMS começa temporada com 42 inscritos em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – A Le Mans Endurance Management (LMEM) anunciou nesta terça-feira a lista completa de entradas para as 4h de Paul Ricard, abertura do European Le Mans Series no próximo dia 17, domingo de Páscoa.

Como se sabia, são 42 carros full season, mas com mudanças de acordo com a distribuição das categorias: saiu um carro LMGTE dos 13 anunciados e entrou um LMP3, subindo justamente o total de carros desta subdivisão dos 12 anteriores para treze.

Isso porque a G-Drive Racing se viu impelida a desistir de todos os seus programas de Endurance por conta da invasão russa à Ucrânia e porque o piloto e coordenador da equipe Roman Rusinov recusou-se a ser signatário de um Código de Conduta que a FIA impôs aos pilotos do país proscrito pela entidade máxima do automobilismo mundial. Nesse código, era proibida qualquer manifestação de cunho político favorável ao governo de Vladimir Putin em entrevistas, declarações ou qualquer coisa que o valha.

Assim, a Algarve Pro Racing assumiu seu programa de dois carros sozinha na LMP2 e a estrutura de LMP3 que atenderia à G-Drive foi extinta. Isso abriu chance para que a britânica 360 Racing, que estava fora do plantel, requeresse uma inscrição num prazo extra aberto pelos organizadores – inscrição aceita, porque também a Kessel Racing desistiu de alinhar sua segunda Ferrari 488 GTE EVO na divisão de Grã-Turismo, por falta de recursos financeiros.

Como é sabido, a LMP2 terá 17 carros, sendo sete inscrições Pro-Am e todos os chassis são do modelo Oreca 07. Pietro Fittipaldi será o único brasileiro inscrito na classe principal, via Inter Europol Competition: da relação divulgada não consta o nome de Augusto Farfus, que assinou com a BHK Motorsport – só que o brasileiro dará prioridade aos compromissos como piloto BMW, pois foi quem desenvolveu intensamente o modelo M4 GT3, e no mesmo fim de semana existe um: o Super GT em Okayama. E Augusto estará lá representando a marca da Baviera. A trinca será formada por Francesco Dracone, Markus Pommer e Sergio Campana.

A única formação com dois pilotos será no #19 da Algarve Pro Racing, com a alemã Sophia Flörsch, que ‘sobreviveu’ ao desmonte da G-Drive Racing, alinhando junto ao holandês Bent Viscaal, oriundo da Fórmula 2. No outro carro do time de Albufeira, Alex Peroni, outro que vem de categorias de base, completa o trio junto a James Allen e John Falb.

Na LMP3, dos 13 carros inscritos, doze são do modelo Ligier e o único Duqueine é justamente do time campeão da classe: a DKR Engineering terá também uma formação nova com Tom Van Rompuy, Sebastian Álvarez e Aleksandr Bukhantsov, inscrito sob uma sigla que não achei em lugar algum (ARE).

Somente a Nielsen Racing aposta em dois pilotos – James Littlejohn e Tony Wells, enquanto os demais times têm três nomes em suas formações. A relação tem quatro latinos: além do mexicano Álvarez, estão confirmados o argentino Marcos Siebert (Eurointernational), o chileno Nico Pino – que na relação aparece como britânico (?) e o português Guilherme Oliveira, estes últimos dois via Inter Europol Competition.

O plantel da LMGTE, reduzido em um carro por conta do forfait do #74 da Kessel, ainda mantém o predomínio Ferrari, com sete unidades do construtor de Maranello contra três Porsches e dois Aston Martin.

As tripulações foram fechadas em todas as 12 inscrições. A Absolute Racing confirmou Alessio Picariello e o estoniano Martin Rump como os parceiros do indonésio Andrew Haryanto; já a Rinaldi Racing traz ninguém menos que Memo Gidley para compor trio com Pierre Ehret e o argentino Nicolás Varrone, e outro sul-americano: o colombiano Óscar Tunjo completa o segundo carro do time do antigo motociclista Michele Rinaldi com Christian Hook e Fabrizio Crestani.

Dois dinamarqueses – Mikkel Jensen, cedido pela Peugeot e Frederik Schandorff – vão dividir com Takeshi Kimura o #57 da Kessel Racing/Car Guy, enquanto a JMW Motorsport aposta nos desconhecidos Sean Hudspeth, de Singapura e no neozelandês Matt Payne para formar no #66 com Giacomo Petrobelli.

A Proton Competition completou também o lineup de suas inscrições: Lorenzo Ferrari estreia no ELMS junto a Christian Ried e Gimmi Bruni, enquanto no outro carro o canadense Zach Robichon será o colega do ator Michael Fassbender e do austríaco Richard Lietz.

Comentários