IMSA, GP de Long Beach – Ganassi faz 1-2 em corrida ‘from zero to hero’ de Bourdais e van der Zande

SÃO PAULO – Mais uma vitória da Cadillac Racing/Chip Ganassi na IMSA com o modo ‘com emoção’ ativado: o 1-2 da equipe sediada em Indianápolis na disputa do GP de Long Beach, 3ª etapa da série Weathertech SportsCar Championship foi uma montanha-russa para o #01 vitorioso com Sébastien Bourdais e Renger van der Zande.

Pole position com uma volta avassaladora na qualificação e recorde da pista, Bourdais cometeu um erro de principiante ao tentar superar o Porsche da GMG do lento retardatário Kyle Washington. Perdeu tempo suficiente para cair de líder ao último lugar entre os seis DPi inscritos na corrida.

Daí um ritmo forte e o tráfego devolveram Bourdais e depois o companheiro holandês Renger van der Zande ao jogo. Como efeito, na 29ª volta a dupla já era líder e daí foi só partir para o abraço, com vantagem de quase quatro segundos para o #02 de Earl Bamber e Alex Lynn.

A corrida tinha tudo para ter o recorde de voltas percorridas no formato de 1h40, tiro curtíssimo, pelo traçado da Califórnia. Mas três bandeiras amarelas deitaram tudo por terra – uma delas por conta de um pedaço de uma zebra artificial montada na curva #5 , foi a mais bizarra da disputa. As outras foram por incidentes isolados envolvendo dois modelos GTD – as batidas do Aston Martin de Maxime Martin/Roman de Angelis após um contato com a BMW da Paul Miller e depois o choque da Mercedes-AMG de Stevan McAleer/Mike Skeen contra uma barreira de pneus, motivada por um toque de um adversário que seria punido posteriormente.

O 3º lugar geral no pódio, com 1-2-3 da Cadillac aliás, caiu no colo de Tristan Vautier e Richard Westbrook, porque numa disputa final pela posição, Oliver Jarvis e Pipo Derani rosnaram um pro outro no Hairpin, se tocaram e se atrasaram. O #31 ficou apenas em 5º lugar, na frente da Wayne Taylor Racing, que tentou uma estratégia que não resultou ao longo da disputa.

Na GTD Pro, a The Heart of Racing espantou a ‘zica’ das corridas iniciais da série e venceu com Ross Gunn e Alex Riberas dividindo a pilotagem em Long Beach. A Corvette foi penalizada porque uma peça do carro #3 provocou um incidente com a Pfaff Motorsports durante a parada de boxes, furando o radiador do Porsche de Mathieu Jaminet e Matt Campbell. A BMW de John Edwards e Connor de Philippi, que com as amarelas e uma estratégia diferente podia ter vencido a disputa, viu a porta esquerda da M4 cair durante a parada e depois o #25 também foi penalizado.

Assim, o Lexus de Jack Hawksworth e Ben Barnicoat chegou em 2º na divisão, com Garcia e Taylor em terceiro, completando o pódio.

A Paul Miller Racing festejou muito a segunda vitória a bordo do novo carro: a M4 GT3 de Madison Snow e Bryan Sellers teve uma sólida performance e a dupla chegou em 9º na geral, vencendo na GTD – que disputou pontos este fim de semana somente pelo IMSA Weathertech Sprint Cup.

A Gradient Racing fez uma ótima corrida com seu Acura NSX GT3 e Marc Miller/Mario Farnbacher foram ao pódio com a 2ª posição, seguidos por Aaron Telitz/Frankie Montecalvo. Após uma penalização nos treinos, Robby Foley/Bill Auberlen fecharam a prova em quarto na classe, seguidos por Jan Heylen/Ryan Hardwick, mesmo após um ‘banzai’ do Mercedes-AMG de Raffaele Marciello.

A próxima prova será em Laguna Seca, também na Califórnia, em 1º de maio. Participação prevista das classes DPi, LMP2, GTD Pro e GTD.

Comentários