IMSA, GP de Long Beach – Ganassi faz 1-2 em corrida ‘from zero to hero’ de Bourdais e van der Zande

I

SÃO PAULO – Mais uma vitória da Cadillac Racing/Chip Ganassi na IMSA com o modo ‘com emoção’ ativado: o 1-2 da equipe sediada em Indianápolis na disputa do GP de Long Beach, 3ª etapa da série Weathertech SportsCar Championship foi uma montanha-russa para o #01 vitorioso com Sébastien Bourdais e Renger van der Zande.

Pole position com uma volta avassaladora na qualificação e recorde da pista, Bourdais cometeu um erro de principiante ao tentar superar o Porsche da GMG do lento retardatário Kyle Washington. Perdeu tempo suficiente para cair de líder ao último lugar entre os seis DPi inscritos na corrida.

Daí um ritmo forte e o tráfego devolveram Bourdais e depois o companheiro holandês Renger van der Zande ao jogo. Como efeito, na 29ª volta a dupla já era líder e daí foi só partir para o abraço, com vantagem de quase quatro segundos para o #02 de Earl Bamber e Alex Lynn.

A corrida tinha tudo para ter o recorde de voltas percorridas no formato de 1h40, tiro curtíssimo, pelo traçado da Califórnia. Mas três bandeiras amarelas deitaram tudo por terra – uma delas por conta de um pedaço de uma zebra artificial montada na curva #5 , foi a mais bizarra da disputa. As outras foram por incidentes isolados envolvendo dois modelos GTD – as batidas do Aston Martin de Maxime Martin/Roman de Angelis após um contato com a BMW da Paul Miller e depois o choque da Mercedes-AMG de Stevan McAleer/Mike Skeen contra uma barreira de pneus, motivada por um toque de um adversário que seria punido posteriormente.

O 3º lugar geral no pódio, com 1-2-3 da Cadillac aliás, caiu no colo de Tristan Vautier e Richard Westbrook, porque numa disputa final pela posição, Oliver Jarvis e Pipo Derani rosnaram um pro outro no Hairpin, se tocaram e se atrasaram. O #31 ficou apenas em 5º lugar, na frente da Wayne Taylor Racing, que tentou uma estratégia que não resultou ao longo da disputa.

Na GTD Pro, a The Heart of Racing espantou a ‘zica’ das corridas iniciais da série e venceu com Ross Gunn e Alex Riberas dividindo a pilotagem em Long Beach. A Corvette foi penalizada porque uma peça do carro #3 provocou um incidente com a Pfaff Motorsports durante a parada de boxes, furando o radiador do Porsche de Mathieu Jaminet e Matt Campbell. A BMW de John Edwards e Connor de Philippi, que com as amarelas e uma estratégia diferente podia ter vencido a disputa, viu a porta esquerda da M4 cair durante a parada e depois o #25 também foi penalizado.

Assim, o Lexus de Jack Hawksworth e Ben Barnicoat chegou em 2º na divisão, com Garcia e Taylor em terceiro, completando o pódio.

A Paul Miller Racing festejou muito a segunda vitória a bordo do novo carro: a M4 GT3 de Madison Snow e Bryan Sellers teve uma sólida performance e a dupla chegou em 9º na geral, vencendo na GTD – que disputou pontos este fim de semana somente pelo IMSA Weathertech Sprint Cup.

A Gradient Racing fez uma ótima corrida com seu Acura NSX GT3 e Marc Miller/Mario Farnbacher foram ao pódio com a 2ª posição, seguidos por Aaron Telitz/Frankie Montecalvo. Após uma penalização nos treinos, Robby Foley/Bill Auberlen fecharam a prova em quarto na classe, seguidos por Jan Heylen/Ryan Hardwick, mesmo após um ‘banzai’ do Mercedes-AMG de Raffaele Marciello.

A próxima prova será em Laguna Seca, também na Califórnia, em 1º de maio. Participação prevista das classes DPi, LMP2, GTD Pro e GTD.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames