K-PAX domina a rodada dupla do GT World Challenge America em Sonoma

RIO DE JANEIRO – Absolutos: Andrea Caldarelli e Jordan Pepper fizeram ‘barba, cabelo e bigode’ na rodada dupla inaugural da temporada 2022 do Fanatec GT World Challenge America, disputada no fim de semana em Sonoma, na Califórnia. A dupla do Lamborghini Huracán GT3 EVO #1 da K-PAX Racing ganhou ambas as provas disputadas com duração de 1h30 cada, sem qualquer oposição.

Apesar da ausência de grandes disputas, é preciso ressalvar que a lista de inscritos contou com um plantel bastante razoável – foram 20 carros na abertura da série, com cinco carros de tripulações Pro, 13 Pro-Am e as demais na Am.

E as duplas vitoriosas nas duas provas foram as mesmas, sem tirar, nem pôr.  Com a diferença que no pódio da Pro, Russell Ward e Phillip Ellis repetiram o resultado (2º posto em ambas, com o Mercedes-AMG da Winward Racing), mas o 3º lugar foi ocupado por duplas diferentes porque o #6 da US Racetronics com Loris Spinelli e Steven Aghakhani teve um pneu furado na segunda corrida do fim de semana e perdeu uma volta, terminando em 17º lugar. A terceira posição no domingo foi do outro carro da K-PAX guiado por Giacomo Altoè e Misha Goikhberg, que findaram a corrida do sábado em quarto.

Na Pro-Am, Jan Heylen e Charlie Luck, o novo piloto da Wright Motorsports com a ida de Fred Poordad para o WEC, fizeram o “sweep” com o único Porsche 911 GT3.R inscrito, terminando em sexto e quinto na geral, respectivamente, sábado e domingo. George Kurtz e Colin Braun também foram duas vezes ao pódio, em 2º e 3º na classe, com o Mercedes-AMG da Crowdstrike Racing by Riley Motorsports.

Após um mega acidente na pré-temporada, a BimmerWorld praticamente reconstruiu sua BMW e foi recompensada com o 3º posto na divisão Pro-Am na primeira prova, com Chandler Hull e Bill Auberlen. No domingo, foi a vez da Racers Edge Motorsports ter uma boa performance no Acura guiado por Ashton Harrison e Mario Farnbacher, concluindo em 2º na Pro-Am.

Na véspera, Ashton e “Super” Mario ficaram em 6º na divisão, entre os carros de Samantha Tan/Nick Wittmer e Erin Vogel/Michael Cooper. No domingo, a BMW da ST Racing ficou em quarto na classe e o Acura NSX-GT3 da RealTime foi sexto colocado.

Na subclasse Am, os campeões do ano passado, que quase não tiveram oposição, começam pelo menos este ano com uma dupla adversária, formada por Charlie Scardina e Onofrio Triarsi. Mas Jean-Claude Saada e Conrad Grünewald não tiveram obstáculos ao longo das duas disputas e venceram sem qualquer problema, saindo de Sonoma com a pontuação máxima na primeira rodada.

A próxima rodada do calendário será num novo circuito, inaugurado ano passado, que a série vai apresentar: trata-se do Ozarks International Raceway, na cidade de Gravois Mills, no estado do Missouri. O circuito completo tem 19 curvas e 3,97 milhas de extensão, equivalentes a 6,387 km. A corrida está prevista para o fim de semana de 21 e 22 de maio.

Comentários